Já faz um tempo que eu percebi isso, mesmo assim não consegui controlar por completo: comprar tecidos em velocidade maior do que eu consigo costurá-los. Alguns foram comprados em viagens recentes nas quais eu não queria perder a oportunidade, mas outros são nacionais e mais acessíveis.

O mais engraçado é que ao separar dois tecidos novinhos para um projeto que estava parado (e eu tenho vários, que medo!), eu comecei a perceber que não só eu tenho muito tecido parado pro meu gosto como eu sigo alguns padrões:

* A mania do azul, cor clássica, linda e eterna, me perseguiu por 2012 inteiro e ainda deixa resquícios:

2013-04-1520-54-09hdr-9432494

Algodão estampado Liberty, algodão japonês estampado comprado na Paulínia e popeline com estampa de Paisley da Liberty

* Pra deixar de comprar tecido azul, passei a comprar tecidos vermelhos e vermelhos com pink (na foto parece tudo vermelho, nhé…):

2013-04-1520-55-49-2550494

Algodão para Patchwork com estampa floral vermelha da FabriQuilt, algodão com estampa floral da Liberty, algodão vermelho liso nacional, algodão com estampa de sakuras da Liberty.

* Não contente, juntei uns verdes pelo caminho:

2013-04-1520-52-24hdr-8262040

Chiffon verde/azul petróleo da GJ, algodão verde estampado importado, crepe verde da GJ e algodão estampado de plantas Liberty

O que me aliviou é que ao olhar pra todos eles mesmo depois de um tempo que foram comprados, nenhum causou arrependimento. Outra coisa boa foi ver que eles podem ser coordenados entre si, o que pode ajudar a aproveitá-los melhor.

O verde com motivos pequenininhos ia pra um dos vestidos que tenho o molde esperando. Por causa da largura menor (1,15m) não vai rolar. Procurei outra opção e o pink e vermelho com sakuras passou raspando, mas usando o vermelho liso no mesmo projeto, vai dar certo!

Alguns foram comprados pra serem usados quase que imediatamente, então não me preocuparam.
O crepe verde liso já está virando vestido na aula de costura e o verde (ou azul?) petróleo já foi cortado e vai virar uma blusa.

Como tenho planos de começar a fazer aulas de Patchwork em breve, comecei a juntar aqueles conjuntinhos de pequenos cortes de tecidos coordenados:

2013-04-1512-30-12-9102733

Conjuntos comprados no 7o Brazil Patchwork Show

2013-04-1916-48-34-4098512

Acima, conjunto de retalhos English Roses da John Lewis e conjunto de lona de algodão Cath Kidston, comprados em Londres. Abaixo, conjunto de tricoline do Fernando Maluhy

Estou com dó de cortar os tecidos dos conjuntinhos que comprei em Londres (por quê, meu Deus?!). Mas é só eu encontrar o projeto certo pra cada um eles que a tesoura vai trabalhar bastante!

Detalhe: note que a pessoa só compra praticamente motivos florais. Hahahaha!

Os tecidos novos cabem todos em uma caixa organizadora grandinha, os conjuntos para Patchwork estão lá também. Os retalhos estão em duas caixas menores. Pra uma pessoa só costurar, eu acho bastante, mas tenho pensado bastante em forma de conseguir dar conta deles antes de comprar outros.

Continuar a procurar uso para os tecidos e projetos parados em 3… 2… 1!!!

Beijos e ótimo final de semana!