Olá!
Nas férias de julho, um projeto muito legal veio junto comigo para casa: costurar minhas próprias alpargatas. Comprei os itens necessários lá em Berlin e logo que voltei de viagem comecei a costurar aqui em casa.

Os produtos eram vendidos separadamente, mas estavam todos juntinhos na loja onde comprei (na Galeria Kaufhof): solado de corda com base em borracha, tecido externo (tinham algumas cores para escolher, fiquei com o vermelho), tecido termocolante para o forro, linha para o caseado manual.

Escolhi o meu número com base no que conhecia da numeração européia, que normalmente é dois números maior que a nossa. Como eu calço 37 aqui, estava quase pegando um par de solas 39. Acabei pegando um conjunto número 40 para garantir (e quando cheguei de volta ao nosso apartamento vi que tinha uma marcação na lateral da caixa para poder “experimentar”, rs).

Por fora da caixa há uma indicação de quais materiais eram necessários para o projeto, assim consegui comprar tudo e não passar aperto aqui depois.

Chegando aqui em casa, lá fui eu costurar. Veio um molde para cortar as peças, tudo bem simples. Mas o que resolveu mesmo foi este vídeo aqui, super explicativo e que nem precisa saber alemão para entender:

É tão simples que não tem legenda nem fala, só as imagens já explicam o suficiente!

No site da Prym (está em inglês, melhor do que em alemão, rs) têm outras opções de alpargatas para montar, mas eu fiz a mais básica mesmo. Como eu não tinha nenhuma, achei melhor começar por ela.

Eu amei fazer pois não imaginava um dia poder costurar meu próprio calçado! As alpargatas são super confortáveis e, se eu tiver oportunidade, comprarei mais material para fazer outras! Se alguém tiver uma dica para comprarmos solados deste tipo aqui no Brasil – de preferência no varejo – e puder contar nos comentários, será muito legal compartilhar para podermos fazer por aqui também!

Eu tenho usado muito as minhas alpargatas, no lugar de sapatilhas ou de tênis. O aspecto meio rústico dela dá um toque informal muito legal para o look, além de ser super confortável!

Esta foi a maior surpresa das minhas compras de férias! Amei!

Beijos!

OBS (21/08/2019): Este post sempre recebeu muitos comentários pedindo mais informações sobre esse solado. Como eu conto ao longo do texto, todos os materiais foram comprados em uma viagem que fiz para a Alemanha há alguns anos atrás. Não encontrei nada do tipo aqui no Brasil, ainda mais para comprar no varejo. Se eu encontrar algo semelhante aqui pros nossos lados, atualizarei o post!