Olá!

Tempos atrás (mais precisamente neste post) eu contei que tinha uma guia de costura que eu usei quando eu só tinha a Velhinha e ela não tinha marcações de margem de costura. Pois bem, como quase tudo na vida, nada como o tempo para nos ensinar mais algumas coisas. Neste caso, foi a Lurdes (saudades!) que me mostrou mais utilidades dessa pecinha magnética.

A finalidade de marcar margens de costura permanece, mas tenho usado muito mais para fazer acabamentos que fiquem perfeitos, como costura de cavas, decotes e barras. É só posicionar a guia na margem de costura desejada, colocar o que se quer costurar rente à guia e acelerar o pedal.

Guia em ação!

Acabamento perfeito do decote e da cava…

… E também da barra!

Dicas:
1. Para os casos de acabamento, que eu sempre uso a guia, as peças são costuradas do lado direito.

2. Se o acabamento for feito em tecido de malha, é só usar uma agulha dupla no lugar da agulha simples. Junto com a guia, também vai ficar tudo bem acabado!

Um dos momentos em que essa pecinha me deixou encantada foi quando eu fiz as cavas do meu vestido de madrinha do casamento da Carla e do Daniel no ano passado. Era imprescindível que o vestido ficasse bem acabado (post com fotos aqui)! Agora já é rotina usá-la nas minhas costuras!

Eu lembro de ter comprado a minha guia no Armarinho Metrópole, lá no Centro (info aqui), mas já faz tempo e eu não sei mais quanto paguei. Só digo que valeu muito o investimento!

Beijos e boas costuras!