Olá!

Lembra da blusa de chiffon que eu comecei a fazer um tempo atrás e também aquela de algodão que ficou pronta na última semana?

Ambas partiram do mesmo molde, que por sua vez saiu do livro “The Colette Sewing Handbook – Inspired Styles and Classic Techniques for the New Seamstress”, de Sarai Mitnick, por Colette Patterns (em inglês).

Entre um projeto e outro, lições de costura, acabamentos, tecidos e etc, com muitas fotos.

O livro tem 5 projetos com moldes inclusos, um para cada tópico que é colocado. A encadernação é em “wire-o”, com capa dura, que facilita o manuseio e para aberto na página sem esforço. Os moldes estão em papel de seda impresso, em tamanho natural, com margens de costura já incluídas (no caso da blusa que eu fiz, a margem era de 1,6cm).

Blusa Taffy, que fiz em algodão e estou fazendo também em chiffon.

O livro é composto por:
– Uma introdução sobre a nova costureira, a experiência de costurar e alguns fundamentos.
– Capitulo 1: Ferramentas e materiais, pontos básicos e algumas lições de costura.
– Capítulo 2: Inspiração, editando seu estilo, estratégia, croquis personalizados.
– Capítulo 3: Linguagem dos moldes, preparar o tecido, disposição do molde, transferência de marcações, corte do tecido. Projeto de uma saia.
– Capítulo 4: O que é um bom caimento, pences e outros detalhes, ajustes, como tirar medidas, traçar o molde, fazer um modelo de prova e ajuste, alteração de moldes, tipos de alteração. Projeto de um vestido.
– Capítulo 5: Escolha de tecido, básico sobre tecidos, sentido do tecido, tecidos comuns, entretelas, linhas, agulhas, impressões e moldes, tecidos difíceis. Projeto de um vestido.
– Capítulo 6: Costuras de acabamento e forros. Projeto da blusa Taffy.
– Capítulo 7: leituras recomendadas. Projeto de um vestido.
– Glossário, indice remissivo, tabelas de tamanhos e de conversões de medidas.

Eu gostei muito do livro, é prático, bonito e muito didático. Tive dificuldades logo no início da minha blusa de chiffon, até por isso ficou um tempo parada, mas não estou habituada a usar tecidos como este.

Fora isso, todo o processo de fazer a blusa estava bem claro, fácil de entender e de executar.

Para quem sabe inglês, pode ser uma boa opção de livro para consulta para outros projetos pelas explicações paralelas aos projetos que estão contidas no livro. E os projetos Colette são sempre lindos, como era de se esperar (já deu pra ver que sou fã)!

Um beijo!

Serviço

Livro: “The Colette Sewing Handbook – Inspired Styles and Classic Techniques for the New Seamstress” (em inglês)
Autora: Sarai Mitnick
Editora: Krause Publications
Ano: 2011
Site