Oi, gente!
Não sei se vocês sentem a mesma dificuldade que eu para encontrar materiais específicos para artesanato, de boa qualidade, aqui no Brasil. Recentemente fiz um post sobre as lãs naturais que comprei durante minhas férias, no Uruguai e na Argentina (aqui), material que sempre tive dificuldade de encontrar por aqui.

Fuçando pela internet, encontro sempre os mesmos fornecedores e os mesmos fios, geralmente muito caros e, por mais que eu busque, não encontro nada muito bacana ou novo.

Esses dias, estava revisitando meu material de fazer bonecas Waldorf (post aqui) e me lembrei do Ateliê da Dona Henriquetta Achutti.

Essa senhora já falecida, mas cujos filhos continuam seu legado, dedicou sua vida à produção de materiais provenientes de lã natural de carneiro como os famosos recheios das bonecas Waldorf, mas também se dedicou a fiação e ao tingimento de lã.

Decidi que tinha que passar pela loja para conhecê-la (tenho uma grande amiga que morava muito perto da casa da Dona Henriqueta e já havia me levado lá, mas estava fechado, então eu sequer conhecia o lugar). Liguei para essa mesma amiga e, na mesma tarde lá fui eu conhecer o trabalho tão lindo dessa senhorinha famosa.

Na loja da dona Henriqueta você encontra lã cardada para recheio das bonecas, lã em mechas, utilizadas principalmente nos trabalhos de feltragem, mas que também é usada para tricô e outros trabalhos manuais. Além disso, tem lã fiada em três ou quatro espessuras diferentes na coloração natural ou tingida.

Nesse dia em que estive havia pouca variedade de cores mas, a Michele – que nos atendeu, disse que em breve haverá mais novidades.

Escolhi 4 tons entre marrom e cinza para o novo projeto do xale e comprei uma meada imensa de lã em cor natural para aprontar algo para o meu marido (momento emocionante: é a primeira vez na vida de artesã que ele me faz uma encomenda, então o resultado terá que ser pra lá de caprichado!)

Saí de lá saltitante, morrendo de vontade de colocar a mão na massa e adivinha? Assim que o primeiro trabalho estiver pronto, venho mostrar para vocês!

Beijoca,
Ana

(Atualizado em 05/02/2020: A dona Henriquetta faleceu em 2014 e o negócio continuou sendo tocado pela família dela, mas encerraram as atividades em 2018.
Na página do Facebook aparecem algumas indicações de outros fornecedores de lã que podem ser úteis.)