Olá!

Enquanto eu pesquisava sobre os pontos da máquina de costura (post aqui), encontrei esses dois vídeos, sobre as opções de agulhas existentes e também como limpar e lubrificar a máquina.

A agulha que veio com a Novinha é a 90/14, a mais comum e que atende bem a maioria dos trabalhos, principalmente costurar tecido plano de algodão. Veio uma já colocada na máquina e um pacotinho com mais três unidades iguais para reposição.

Como a agulha é meio que de uso “universal” eu vi que já tinha um pacotinho destas mesmas agulhas aqui em casa, que eu usava na Velhinha. (Então posso concluir que agora eu tenho um pequeno estoque de agulhas 90/14, rs!)

Depois de ver o vídeo, acabei me interessando sobre o acabamento feito com a agulha dupla. Acabei comprando na minha última visita à 25 de março, mas ainda não consegui testar. Quando eu usar, eu conto e também completo o conteúdo daqui.

Encontrei num manual da Elgin uma tabela que relaciona qual agulha usar para cada tipo de tecido enquanto preparava o post da escolha da máquina de costura e aqui vai:

Aqui, um vídeo sobre como limpar e lubrificar a máquina. Eu estava pensando em como fazer isso, pois a Velhinha tem alguns furinhos no corpo dela e era só colocar uma gotinha de óleo em cada uma (sempre após limpar e cuidando para não confundir com algumas aberturas um pouco maiores que ela tem para visualizar o funcionamento interno). A Novinha não tem esses furos “à moda antiga” e eu estava na dúvida de como fazer para lubrificá-la! Resolvido!

Quanto mais nós conhecemos a máquina que temos em mãos, mais podemos tirar proveito dela!

E também temos que cuidar dela direitinho!
Espero que tenha gostado!

Beijos!