Olá!
Já faz um tempo que eu faço o que posso para não jogar retalhos de tecido no lixo. Sabemos que o lixo produzido pela indústria têxtil e pelo descarte de peças têxteis que não serão mais usadas é enorme. Contei um pouco neste post sobre o documentário The True Cost. Não é porque estamos produzindo em pequena escala, em nossas casas, que podemos desprezar este fato.

Um lixinho “inocente” de cada costureira, se reunido com outros tantos lixinhos, virará um lixão também. Por isso, é fundamental usar o tecido da melhor forma possível, reduzir o que vai para o lixo.

Doar retalhos

Uma coisa que eu tenho feito há um tempo é reunir os retalhos que não vou usar mais em uma sacola e, quando ela enche, eu dôo para uma amiga que é professora em uma escola municipal infantil aqui do meu bairro (beijo, Erika!).

Lá o tecido vira material para as aulas de artes das crianças ou é aproveitado para melhorias na própria escola. Dia desses, as professoras estavam forrando as molduras dos murais da escola com tecidos que elas receberam. Ficou lindo e colorido!

calca-anna8-8963132

reaproveitamento-tecido-6229645

Olha as sobras do tricoline da minha calça Anna (post aqui) no mural da sala dos professores!

Retalhos especiais e uma lata de leite em pó

Eu tenho uma caixa onde guardo meus retalhos mais especiais (de tecidos Liberty, por exemplo). Boa parte deles viraram hexágonos para a minha colcha/manta (aquela que tenho fé que vou terminar um dia, rs), mas ainda tenho um pouco guardado.

manta-hexagonos1-4816991

A saga da minha colcha de hexágonos, que está sendo feita quase toda com as sobras dos tecidos que usei, pode ser conferida aqui.

Aproveitei, já que tenho feito muito tricô, para fazer um recipiente bonitinho para colocar meu novelo de lã em uso. Explico: Luke é um amor de cachorro, mas não pode ver um novelo de lã ou de linha que corre para pegar e destruir (acho que ele pensa que é um brinquedo, já que é fofinho e redondinho)…

Peguei uma lata de leite em pó que ficou vazia depois de bem utilizada nos iogurtes caseiros que preparo, lavei por dentro e deixei o rótulo de papel externo. Depois de seca, colei um retalho de tecido bem especial, virando as pontinhas para dentro para ficar bem acabado. Usei cola de tecido mesmo (a famosa cola pano):

lata-forrada1-5456591

Colei uma fita crepe para certificar que as pontinhas ficariam bem coladas. Depois de algumas horas, retirei a fita e ficou tudo no lugar:

lata-forrada2-9774233

Para a tampa, marquei um círculo no centro e cortei com um estilete. Assim, posso fechar o pote com o novelo dentro e só um fio fica para fora:

lata-forrada3-3556975

lata-forrada4-6572967

Com um novelo novo fica meio apertado, mas não chega a atrapalhar, viu? Eu não iria comprar outra coisa no mercado só para pegar uma lata maior. O negócio era aproveitar o material que já estava disponível.

lata-forrada5-4417042

Agora a minha lã está protegida e eu não tive nenhum gasto adicional!
E você, já pensou em formas de não mandar os restinhos de tecido para o lixo?

Beijos e boas costuras!