Cachepôs de Crochê!

Faz um tempo que eu aprendi como fazer amigurumis de crochê (post com presentes para meus pequenos aqui e para a Julia aqui). Adorei ver como o crochê pode ser feito de maneira diferente da que eu tinha aprendido há praticamente 20 anos!

Ao aprender a técnica dos amigurumis, pratiquei: iniciar com o anel mágico no lugar de algumas correntinhas, fazer carreiras contínuas usando um marcador e não fechá-las com ponto baixíssimo e trabalhar tudo em ponto baixo, além de dar volume através de aumentos e/ou diminuições.

Isso pode ser facilmente transportado para outras peças, como tapetes e cestos, veja que legal!

Iniciando com o tapete circular

Eu estou fazendo um tapete de crochê bem grande para a sala de casa, usando um fio de malha fino. Já estou no terceiro quilo de fio e ainda não cheguei ao tamanho desejado, mas espero alcançar esse resultado em breve e mostrar por aqui!

Mas, durante o processo de fazer o tapete, fomos convidados para um aniversário duplo, da minha vizinha dona Dina e sua filha Sandra, super queridas! Quis fazer um presente para cada uma e, assim, “roubei” um pouquinho do fio de malha comprado para o tapete para fazer este projeto duplo e especial.

Cachepôs de crochê

Fui a uma loja próxima de casa que sempre tem suculentas lindas à venda e escolhi duas Rosas de Pedra. Chegando em casa, comecei a fazer o primeiro cachepô e finalizei com ponto caranguejo na borda.

Apesar de ter ficado bonito nas fotos acima, rs, ao fazer o segundo, este ficou bem melhor que o primeiro e bem diferente! Fiz o terceiro procurando deixar igual ao segundo e, ao conseguir, desmanchei este primeiro, que passou a fazer parte do meu tapetão em progresso!

Os cachepôs definitivos ficaram do tamanho mais certinho em relação aos vasos e também mais estruturados! Nada como praticar um pouco, né?!

Os presentes enfeitados com crochê

E assim cheguei à casa da minha vizinha, com lembranças para as duas aniversariantes feitas com muito amor!

Adorei fazer estes cachepôs!
Rápido, fácil e com resultado super bonito e atual!

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Um amigurumi de crochê para a Julia!

Olá!

Em dezembro eu dei amigurumis de presente de Natal para as crianças da família, mostrei em detalhes neste post. Na mesma época, fiz mais um monstrinho, também muito especial para presentear a Julia, menina linda que está sempre aqui no blog, nos posts da mamãe Ana (para conferir os posts da Ana, é só clicar aqui).

Presenteando as crianças

Demorei um pouco para entregar pois a gente andou se desencontrando um pouco por conta das festas de fim de ano e das férias, mas o crochê feito com muito amor ficou guardadinho esperando a hora de ser presenteado.
É muito gratificante fazer presentes para crianças e poder mostrar para elas que não são só os brinquedos industrializados (muitas vezes padronizados e nem sempre criativos) que são legais. A Julia está crescendo em um ambiente em que o artesanal é muito valorizado, então fazer um presente assim para ela tem um gostinho todo especial.

Quando eu bolei o amigurumi que fiz para o Marco Antonio, à medida que foi dando certo, fui anotando uma receita para o caso de eu querer repetir depois. A princípio eu iria fazer uma coelhinha para a Julia também, assim como fiz para as minhas meninas Ellen e Helena, mas conhecendo a Julia achei que ela iria gostar mais do monstrinho.

Usei tudo o que eu tinha da lã mesclada de vermelho e terminei com a lã branca.

Para os olhinhos, usei botões pretos e redondos de pezinho. Para dar um charme, bordei uns cílios. Adorei como ficou!

Julia e Mona

Assim que entreguei o presente para a Julia, eu amei a reação dela! Ela imediatamente deu um nome para sua nova amiguinha: Mona. E já saiu abraçada e brincando, fiquei muito feliz que ela gostou!

Julia e sua Mona.

As lãs usadas são todas da Cisne (Todo Dia e Todo Dia Colors), nas cores branca e listrada vermelha e agulha 3.
Que tal pensar em presentes artesanais para as crianças? Eu estou adorando fazer e também ver como as crianças gostaram!

Beijos!

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Presentes de Natal: Amigurumis de Crochê!

Olá!

No último Natal consegui cumprir uma missão muito especial. É uma missão que tento cumprir todos os anos, mas na maioria deles eu não consigo: fazer eu mesma os presentes das crianças de casa.

Então, para não acontecer de novo, assim que terminei a minha blusa de tricô em outubro (posts sobre a blusa pronta aqui e aqui), aproveitei as aulas da Novelaria com a mestra Solange para aprender a fazer amigurumis de crochê.

Os amigurumis em crochê em geral usam pontos baixos e são feitos de maneira circular. O que dá forma e volume aos bichinhos são os aumentos e diminuições feitos em algumas partes.

Como eu já sabia fazer crochê, o maior aprendizado foi adaptar os conhecimentos que eu já tinha para fazer os bonecos, com dicas preciosas da Solange para ficarem bem acabados, sem buracos ou “degraus” entre carreiras.

Começando uma cabeça.

Começando uma perninha.

Para as minhas duas meninas (Ellen e Helena), fiz duas coelhinhas brancas. Fui fazendo as duas em paralelo, o que me ajudou a treinar e também a tirar eventuais dúvidas.

Para deixar as coelhinhas mais fofas, pomponzinhos no bumbum, saias rodadas e sapatinhos.

O toque final ficou por conta dos rostinhos bordados.

Já para o Marco Antonio eu fiz um monstrinho. Eu bolei este amigurumi sozinha em casa, com base no que eu lembrava de um outro monstrinho que comprei um tempo atrás para presentear.

Para ficar diferente do acabamento das coelhinhas, decorei com olhinhos de botão (de tamanhos diferentes) e boquinha bordada em vermelho.

Fiquei feliz com o resultado e por ter feito os presentes a tempo! As crianças também gostaram, foi muito gostoso vê-las brincando com os amigurumis!

As lãs usadas são todas da Cisne (Todo Dia e Todo Dia Colors), nas cores branca, listrada vermelha e listrada preta e agulha 3.

Eu adorei todos os amigurumis, foi uma delícia fazer!
Beijos!

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno