Craft Hour da Primavera de 83 e um bordado pro cantinho do café!

Eu e a Andrea nos conhecemos virtualmente faz tempo, nem sei precisar quanto. Sei que eu vivia tentando encontrá-la de alguma forma, nos eventos craft da vida ou em algo que ela promovesse através do seu ateliê Primavera de 83.

Só sei que o desencontro rolou por muitos anos, ao passo que a minha admiração pelo trabalho da Andrea só cresceu. Ia acompanhando tudo, torcendo para as agendas finalmente combinarem! E aí, finalmente, em abril eu participei do Craft Hour, um evento que une gente bacana em um happy hour (com comes e bebes, oba) e um bordado livre para fazer.

O Craft Hour de Abril

Mês passado o tema do craft hour era café. Quem não gosta, né?! (Até tem gente que não goste mas, pela minha observação, tem mais gente que gosta do que o contrário, rs). Recebemos um poster de lambe-lambe, um patch bordado à mão e o risco para o bordado, todos no mesmo tema, além dos fios e um bastidor.

Comecei o bordado lá no encontro e me concentrei em mandar bem no ponto atrás para contornar tudo direitinho. Aproveitei para rever o nó francês e para aprender o needle painting ou pintura de agulha. Este é um ponto de preenchimento diferente do ponto cheio e também diferente do ponto matiz (este eu nunca fiz), adorei aprender!

Gostei demais de como ficou o resultado e adorei conhecer pessoas novas, além de finalmente conhecer a Andrea pessoalmente! Pode deixar que o próximo encontro não vai demorar uma outra eternidade!


Decorando o cantinho do café

Com o bordado pronto, fiz um acabamento no verso e coloquei um cordãozinho para pendurar. Uma das constatações que eu tive enquanto eu fazia esse bordado era que eu estava aprendendo e que podia até me cobrar um pouco por um bom resultado na parte da frente, mas que deixar um avesso bagunçadinho não teria problema. Eu, que sou um tanto perfeccionista (já fui bem mais), senti uma liberdade tão boa com esta pequena “transgressão”, rs!

Coloquei o novo bordado na parede junto do buffet de casa, na parte onde mora a cafeteira, cápsulas e xícaras. Como não é algo pesado, colei com washi tape na parede, assim não precisa furar com prego. Ficou tão fofo! Adorei!

Bordando com frequência

Se você me acompanha pelas redes sociais, já viu que eu tenho bordado quase toda semana e a cabeça anda borbulhando de ideias! Feliz de estar aprendendo e praticando!

E um super obrigada à Andrea, tão querida das internets e também pessoalmente!

E você? Algum craft ou manualidade nova arrebatou seu coração recentemente?

Reaprendendo a bordar com o Clube do Bordado
Um bordado especial para o meu novo ateliê
Acessórios para o Inverno: Gola em lã super grossa!

Uma das minhas compras nas férias de abril (post aqui) foi uma lã bem grossa, rosinha, que pedia para virar uma gola! No movimento de usar o que eu tenho em casa, antes de comprar outras lãs e fios, lá fui eu tricotar mais uma gola de tricô.

Tricotando a gola de lã super grossa

Essa foi a lã mais grossa que eu usei até agora (existem mais grossas ainda, mas ainda não cheguei nelas, rs), tanto que precisei de agulhas 20mm para fazê-la. A vantagem é que a combinação de lã grossa e agulhas igualmente grossas tornam o trabalho super rápido!

Aprendi um ponto que é uma variação do ponto turco (algumas golas que fiz com ele estão neste post) e que ficou ótimo nesta lã! É sempre bom pensar em algo leve quando feito com uma lã mais grossa pois assim não corremos o risco de ficar com uma gola muito dura ou quente demais para o nosso clima!

Usei um pouco mais de uma meada desta lã (cada meada tem 125g) e o que sobrou vai virar uma outra peça bem especial (aproveitamento total dos materiais, a gente vê por aqui!)

Levei a gola na mala para tricotar no Uruguai e trouxe de volta para casa prontinha para costurar na aula seguinte, oba!

A gola pronta

Eu amei como a gola ficou! Fofa, quentinha e leve! Adoraria ter mais desta lã para fazer outras!

Look do Dia

Como tivemos alguns dias frios há pouco tempo, tive oportunidade de já usar a gola. Diferente das outras que eu tenho, essa é a mais neutra de todas, pois é um rosa clarinho que quase se confunde com a cor do meu cabelo (e até dos óculos, rs). Estou achando bem fácil de combiná-la por conta disso!

Enquanto a outra gola que fiz no começo do ano (post aqui) tem a trama mais fechada e dá duas voltas no pescoço, esta tem a trama mais aberta e dá uma volta só, o que compensa a espessura da lã mais grossa. Ficou quentinha e bem confortável de usar!

Para montar o look deste dia, parti do rosa da gola e fui ver cores análogas (as vizinhas no círculo cromático) para compor um look colorido e calminho.

Cores análogas. Fonte: app Color Wheel

Escolhi então o azul do jeans da jaqueta e da calça e o roxo da blusa. Para dar um brilho e um toque especial a mais perto da gola e do rosto, broches lindos na jaqueta!

De pertinho!

Look especial e handmade!

Gola com lã de merino grossa: Lã Gentle Giant da Purl Soho (New York), cor Calico Pink. Projeto das aulas com a professora Solange, na Novelaria (SP).
Blusa de tricô: lã Rios (100% Merino) da Malabrigo na cor Purpuras. Projeto das aulas com a professora Solange, na Novelaria (SP). Mais fotos da blusa aqui.
Broches: Montageart (SP)
Calça jeans: C&A
Jaqueta Jeans: Levi’s
Tênis: Farm x Adidas

Eu adorei o look todo, composto para ficar quentinho e confortável, com aquele toque de cor que eu sempre incluo nas minhas produções!

Acessórios para o Inverno: Gola de Tricô!
Novas golas em tricô!
Acessórios para o Inverno: Gorro de tricô!

Eu sou uma pessoa que, apesar de amar costurar, tenho amado muito fazer tricô. Não sou uma pessoa que tricota rápido então me policio para fazer um pouco por dia (tem sido uma hora por dia, praticamente todos os dias). Como eu demoro bastante para, por exemplo, tricotar uma blusa aí eu intercalo com projetos mais rápidos. Eu aprendi a fazer este gorro de tricô um pouco antes das férias e ficou pronto a tempo de colocar na mala.

Quero repetir o gorro para fixar bem como é feito, pois pode ser um bom presente, por exemplo!

O gorro de lã

Eu ganhei dois novelos de lã no amigo secreto da turma que viajou para Montevideo (post aqui) e a professora Solange disse que elas seriam ótimas para um gorro. A receita pareceu ser das mais simples e o resultado ficou ótimo!

Usei quase dois novelos da lã Lanafil (Pagliaccio – 53% lã e 47% acrílico – cor 42211) e agulha circular 5,5mm com cabo de 60cm.

Pausa para o capuccino e para comemorar meu primeiro gorro de tricô! #tricotakatiatricota #bloguices

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Estreando o Gorro

Eu não tenho muito costume de usar gorros ou mesmo outros acessórios para a cabeça, como chapéus. Na época que eu usava franja curta eu lembro de ter tentado, mas a franja sempre acabava amassada no final…

Hoje em dia, em que meu cabelo está bem mais perto do natural (não uso mais secador, nem faço escova ou babyliss e a química das luzes e da cor fantasia está mais para as pontas) e com franja comprida, estou voltando a usar esse tipo de peça. Até porque tem horas que é mais importante proteger a cabeça do frio (ou do sol) do que se preocupar com o cabelo amassado, rs!

Eu adorei usar o gorro, pois o ventinho gelado no High Line estava presente em boa parte do passeio!

Terminando esta série dos acessórios para o inverno, acho que ficarei bem aquecida nesta temporada mais fria que está chegando!

Craft Hour da Primavera de 83 e um bordado pro cantinho do café!
Uma nova sala, com almofadas e pufes renovados por mim!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Recebidos Maximus Tecidos Finos!
5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!