Um novo ano, um novo blog!

O post de hoje tem uma novidade muito especial: estamos de casa nova! Um novo blog, com domínio próprio e um visual mais interessante fazia parte dos meus projetos faz tempo. Iniciei este projeto no ano passado e hoje estou aqui para apresentá-lo a você!

Bem-vindo!

Novas Categorias

Agora o blog tem um domínio mais curtinho e o todo o conteúdo está organizado em novas categorias, que você pode clicar aí em cima ou no rodapé: Costuras, Manualidades, Viagem, Cursos e Lojas e Armário Handmade.

  • Em Costuras você vai encontrar os posts sobre máquinas, ferramentas, peças costuradas, dicas, moldes e etc.
  • Em Manualidades, os outros crafts muito amados como tricô, crochê e bordado terão seu espaço.
  • Em Cursos e Lojas, posts sobre cursos, workshops e oficinas que eu e a Ana participamos, assim como lojas visitadas que nós recomendamos. Aliás, logo menos os guias de algumas regiões serão atualizados!
  • Em Viagem, os posts tão queridos, sempre com um toque craft de vários lugares diferentes!
  • Não podia faltar a parte de Armário Handmade, onde você vai encontrar os posts com meus Looks do Dia, sempre com algo feito por mim!

Novas Funcionalidades

Como sempre temos fotos nos posts, agora você pode vê-las tanto no próprio post quanto pode clicar em uma delas e ver todas as imagens em tamanho grande, no formato de galeria! Assim, os detalhes das peças ficam mais destacados ou aquela paisagem maravilhosa de uma viagem ficará grandona!

Algumas coisas que faltavam no blog antigo eu aproveitei para implementar: agora temos um formulário de contato, um email dedicado ao blog e também um endereço de caixa postal. Além dos comentários dos posts (que agora também podem ser conectados ao Facebook, você escolhe), temos mais formas de nos comunicar!

As redes sociais, minhas e do blog, também estão mais acessíveis! Se não estiver seguindo, ficou mais fácil de me encontrar também fora do blog!

A ferramenta de busca ficou bem legal! E ao final de cada post também temos as tags para você encontrar mais posts com o mesmo tema!

Um novo ano, um novo blog

Durante este processo, que levou alguns meses para ser concluído e envolveu pessoas queridas e super competentes (beijo Má Stump e Jow Corityac!), eu já tinha certeza que o blog tinha que continuar e tinha que ser melhor.

Em outros momentos, eu havia me questionado sobre a continuidade do blog. Nós vivemos não só na era da informação, como também na era do excesso de informação. Filtrar o excesso do que é realmente útil ou interessante é o grande desafio dos dias atuais.

No fim das contas, o blog está aqui, mais lindo do que nunca, por um motivo: compartilhar informações com calma e com mais profundidade do que a gente vê nas redes sociais.

Outro aspecto é que o conteúdo do blog é mais atemporal e o conteúdo das redes sociais, seja pelo volume seja por ser temporário, acaba se perdendo. E aqui está o meu diário de bordo de costuras, manualidades e afins desde 2013, para quem quiser ver, a qualquer hora.

É como se as redes sociais fossem uma grande festa, com um bocado de gente interessante, mas que a gente estando na mesma festa não vai conseguir falar com todo mundo, ou o papo vai ser mais rápido.

O blog, por outro lado, é aquele jantar entre amigos, longo, animado, em que você pode conversar com calma sobre assuntos que sejam mutualmente interessantes. Fico muito feliz quando recebo comentários e mensagens e sempre respondo tudo porque não quero que um convidado desse meu “jantar entre amigos” fique falando sozinho, sabe?

Além desse encontro ser mais longo, eu acredito que, por me dedicar ao blog por quase 4 anos, prefiro que ele tenha um endereço fixo. Redes sociais vêm e vão. A última “virada” foi a debandada do Snapchat para o Instagram Stories e certamente outros movimentos do tipo acontecerão no futuro.

Por isso, o meu foco é estar aqui, assim quem acompanha sabe que é só tocar a campainha, agora em uma nova casa, e entrar.

Aqui eu me descobri como uma costureira apaixonada a ponto de querer escrever sempre sobre o assunto e me redescobri como publicitária, algo que eu praticamente negava ser desde que saí dos escritórios e salas de aula. Hoje eu me defino como uma publicitária que se descobriu dentro do mundo das costuras e afins. Sou a publicitária que ama costurar/tricotar e sou a costureira/tricoteira que escreve sobre estas atividades com todo o amor.

Consegui enxergar que o blog, no fim das contas, é sobre estilo de vida. Uma vida com mais significado através do que é feito por nós mesmos, sem o consumo excessivo de nada (nem mesmo de tecidos ou outros materiais lindos!). Amo compartilhar aqui o que eu faço com as minhas próprias mãos, assim como amo compartilhar as minhas experiências com pessoas que também amam esse mundo craft através de seus cursos ou lojas. As viagens também contam muito sobre mim e por isso mostro aqui com prazer! A Ana está por aqui pelo mesmo motivo e amo contar com o olhar todo especial dela!

E só tem look do dia no blog porque para mim uma seção como esta só faz sentido por ter algo que eu mesma fiz. Algo com significado, que foi escolhido a dedo e muito desejado em cada etapa de confecção. O que eu visto nas fotos é o que eu visto no meu dia a dia e sempre uso muito!

Aqui você pode ver, agora de um jeito melhor, a minha evolução na costura e nas manualidades, assim como meu pensamento sobre vários assuntos também mudou (alô consumismo, de novo!). Sei que tenho muito a aprender e quero evoluir em vários aspectos, então terei sempre essa casa para contar tudo!

Enfim, seja bem vindo à casinha nova do Costura Katia Costura!

Espero sempre a sua visita, que ela seja muito prazeirosa! E se quiser deixar nos comentários sua opinião sobre o que achou desta novidade, vou adorar saber!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
2 anos do Blog – Meus posts e projetos favoritos!

Olá!
Quando o blog completou um ano, eu fiz uma retrospectiva em três partes de todos os projetos que eu tinha feito até então (aqui, aqui e aqui). Foi uma delícia repassar tudo isso no ano passado, mas deu um trabalhão também, hahaha!

Como eu fui praticamente atropelada por estes primeiros meses de 2015, eu não consegui repetir este feito, então eu resolvi escolher meus projetos favoritos em cada assunto. Até porque a Ana também passou a deixar sua marca aqui no blog também e fazer minha retrospectiva e a dela talvez deixasse a retrospectiva longa demais.
Então, puxando da memória rapidinho, aqui estão os projetos deste último ano que ganharam meu coração (olha, foi difícil escolher só um, rs!)

1. Projetos sem costura – Divinos em Crochê para o Batizado do Marco Antonio

Porque tem crochê, porque era uma ocasião especial e porque é relacionado à minha família!

2. Roupas feitas em casa – Jaqueta Bomber Quiltada

Eu fiz um monte de vestidos e outras peças de roupa muito legais, mas o meu xodó mais recente é a minha jaqueta bomber quiltada!

3. Projetos feitos em casa, para a casa – Manta para o sofá em Patchwork

Aproveitando para costurar um pouco em alemão, é um projeto que eu não canso de olhar!

4. Projetos das aulas de Patchwork – Kit para ateliê de costura

Meu cantinho ficou tão lindo com a capa para a máquina de costura, a base para a máquina, três peças organizadoras lindas para pendurar, lixinho de mesa, alfineteiro com lixinho e cesto para materiais!

5. Presentes – Colcha em Patchwork e bordados em Sashiko do Noah

Presentear o Noah com uma colcha cheia de significado foi especial!

6. Roupas feitas nas Aulas de Corte e Costura – Capa de lã

Foi o último projeto que eu fiz com a Lurdes e provavelmente o mais complexo deles. Daquelas peças para usar o resto da vida!

7. Costuras “vapt-vupt”– Alpargata

Foi tão legal costurar um par de alpargatas que recentemente eu fiz mais um (e tenho material para um terceiro par guardadinho)

Tenho mais duas coisas especiais para destacar sobre este 2o ano do blog:

Os posts de viagem com costura, pois juntam duas das coisas que eu mais amo na vida e no ano passado eu consegui viajar bastante! (Aguarde que tem mais post de viagem com costura por aí!)

Os posts de look do dia, porque costurar é bom, mas usar (e muito!) o que a gente mesma faz é ainda melhor! (Para ver todos os posts com esta tag, clique aqui)

Nossa, que delícia relembrar com vocês momentos especiais deste ano tão produtivo!
Obrigada e que venha mais um ano de boas costuras para todos nós!
Beijos!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Atualizações do Blog!

Olá!

Passei aqui hoje para avisar que atualizei o post do Rio de Janeiro com um link de roteiro para visitar a cidade que peguei na Vejinha Rio e que foi muito útil quando estive lá!

E, para quem não viu lá na página do blog no Facebook (já curtiu?), semana passada saiu mais um post meu no blog da Lascivité. O link é este aqui!

E já que o assunto passou pelo Facebook, todo mundo que tem uma página na rede social sabe que nem todo mundo que escolheu curtir a sua página acaba vendo os posts que são publicados. Isso porque o Facebook quer forçar o pagamento para a divulgação dos posts por lá.

Como este blog não tem propósito comercial, consequentemente a página do Facebook também não tem, eu não pago para que os posts que as pessoas escolheram por vontade própria ver apareçam em suas timelines. Com alguns cliques parece ser possível aumentar a visibilidade (e vale para outras páginas que você curtiu também) dos posts do “Costura Katia, Costura!” no seu Facebook:

1. Acesse a página do Blog;
2. Passe o mouse em cima do “Curtiu” e clique em “Obter notificações”
3. Clique no botão ao lado “Seguir” e vai passar a aparecer “Seguindo” no lugar.

Eu adorei este post aqui, do Just Lia, a respeito deste assunto.

Um desabafo rápido: Isso tudo de restringir o que cada um optou voluntariamente em ver me faz pensar seriamente em mudar de rede social. Que tal irmos para o Google+?

Beijos e até amanhã!

5 Anos de Blog – Apoiando as Blogueiras da Resistência!
Amigo Secreto das Amigas Craft
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno