Por festas de fim de ano sem correria: planejando os looks!

O ano pode até estar no fim, mas as novidades por aqui não! A minha primeira newsletter foi enviada há alguns dias (para se inscrever clique aqui ou preencha a caixinha aqui do lado direito) e agora tem vídeo real oficial no meu canal!

Para mim, este é um grande desafio, pois não tenho muita habilidade neste campo de captar e editar vídeos. Mas achei que este tema seria mais legal de mostrar assim!

Mas, como nem tudo é perfeito, meu editor de vídeo está com uns probleminhas. Por isso, não consegui colocar uma musiquinha agradável de fundo nem inserir algumas imagens que eu queria usar para ilustrar melhor o que eu estava falando, por isso fiz este post para complementar!

Aproveito para te convidar a assistir o vídeo abaixo e também a se inscrever lá no canal! Quem sabe agora eu não pego o embalo e saio fazendo vários vídeos?!

(Link para o vídeo)

Neste vídeo tem:

  • Separar os looks para as festividades diminui a tal “correria de fim de ano”
  • Minhas ideias sobre costurar algo novo para estas datas ou usar este tempo para fazer algo para presentear
  • Ideias para registrar os looks testados e aprovados
  • Por que escolhi montar looks monocromáticos (ou quase) e de comprimentos midi?
  • Liste os eventos (lembrando de notar se são diurnos/noturnos, formais/informais e etc)
  • Look 1 – Amigo secreto craft (tem saia midi nova – post em breve – e blusa de tricô – post aqui)
  • Look 2 – Festa em Família (tem blusa de algodão com seda, post aqui)
  • Look 3 – Meu aniversário (tem blusa de seda com insetos, muito amada, post aqui)
  • Look 4 – Ceia de Natal (tem blusa com pregas em cetim, post aqui)
  • Look 5 – Reveillon (nesse look não tem nada que eu fiz, rs)
  • O que eu vou costurar em breve?

Registrando a montagem de looks

Eu sugeri no vídeo registrar os looks que a gente vai provando (e gostando). Aqui vão duas imagens de como eu faço!

Meu próximo projeto de costura (para depois das festas)

Acabou cortando no vídeo, mas meu próximo projeto de costura é uma blusa linda com mangas amplas, que farei em um tecido muito especial! Da foto do livro, a única coisa que eu não vou colocar é a golinha peter pan.

Aqui estão imagens do tecido, do livro e do projeto!

Armário Handmade das Festas

Quando eu usar cada um destes looks, eu vou postar lá no meu Instagram! Já me acompanha lá também!

Ah, me conta o que achou do vídeo? Estou com mais ideias para gravar!

Look do Dia: Blusa com Pregas e Saia Calça (ambas da Burda Style!)
Look do dia: Blusa de Seda com Babados!
Look do Dia: Blusa Cropped em Tricô (projeto Francine Lacerda)!

Quando comecei a minha consultoria de estilo com a Cris (post aqui), eu já tinha começado esta blusa por conta própria. Mas as minhas escolhas já estavam certas: alongar um pouco o comprimento da blusa e usar as cores da minha cartela!

Esta é a minha primeira blusa de tricô que não é para o frio. Fui tricotando o top nos últimos tempos, em casa mesmo, seguindo as instruções. Levei para a aula apenas para fazer os acabamentos, pois estou acostumada a fazê-los de outra forma, que aprendi com a minha professora Solange.

A Blusa Cropped da Fran

Comprei o projeto da Francine em agosto e os fios eu já tinha em casa há um tempo, estavam esperando o projeto ideal para eles! Fiz o tamanho G e apenas aumentei o comprimento da peça, para que ela terminasse nos meus ossinhos do quadril (que a gente chama na modelagem de pequeno quadril), sabe? Assim a blusa não ficaria curta para mim e eu aproveitaria mais o uso dela!

O fio de algodão egípcio mesclado é da Lanafil (o Favignana Degradê) e ele fez toda a diferença no projeto! Ficou leve, acetinado e fresquinho!

Usei quase 7 novelos de 50g da cor 79394 (degradê de verde) e tricotei tudo com agulhas 4,5mm. O comprimento das duas partes é de 47cm cada um.

Look do Dia

Usei a blusa dia desses para almoçar com o marido, e adorei juntar as texturas do tricô, da saia plissada e da carteira de crochê. A combinação de verde e azul (análogas no círculo cromático) deixa o look colorido mas ainda discreto por não ser contrastante, o que eu gosto muito!

Blusa Cropped de Tricô: Linha de Algodão Egípcio Merceirizado Lanafil – Favignana Degradê. Projeto Cropped Boxy Tee da Francine Lacerda.
Carteira em Crochê: Fio de malha Novelaria. Projeto das aulas com a professora Solange, na Novelaria (SP). Mais fotos da carteira aqui.
Broches: Montageart (SP)
Saia Plissada: American Apparel
Tênis: All Star

Agora eu tenho uma blusa de tricô para os dias mais quentes! Adorei!

Por festas de fim de ano sem correria: planejando os looks!
Look do Dia: Xale de Crochê!
Acessórios para o Inverno: Gola em lã super grossa!

Uma das minhas compras nas férias de abril (post aqui) foi uma lã bem grossa, rosinha, que pedia para virar uma gola! No movimento de usar o que eu tenho em casa, antes de comprar outras lãs e fios, lá fui eu tricotar mais uma gola de tricô.

Tricotando a gola de lã super grossa

Essa foi a lã mais grossa que eu usei até agora (existem mais grossas ainda, mas ainda não cheguei nelas, rs), tanto que precisei de agulhas 20mm para fazê-la. A vantagem é que a combinação de lã grossa e agulhas igualmente grossas tornam o trabalho super rápido!

Aprendi um ponto que é uma variação do ponto turco (algumas golas que fiz com ele estão neste post) e que ficou ótimo nesta lã! É sempre bom pensar em algo leve quando feito com uma lã mais grossa pois assim não corremos o risco de ficar com uma gola muito dura ou quente demais para o nosso clima!

Usei um pouco mais de uma meada desta lã (cada meada tem 125g) e o que sobrou vai virar uma outra peça bem especial (aproveitamento total dos materiais, a gente vê por aqui!)

Levei a gola na mala para tricotar no Uruguai e trouxe de volta para casa prontinha para costurar na aula seguinte, oba!

A gola pronta

Eu amei como a gola ficou! Fofa, quentinha e leve! Adoraria ter mais desta lã para fazer outras!

Look do Dia

Como tivemos alguns dias frios há pouco tempo, tive oportunidade de já usar a gola. Diferente das outras que eu tenho, essa é a mais neutra de todas, pois é um rosa clarinho que quase se confunde com a cor do meu cabelo (e até dos óculos, rs). Estou achando bem fácil de combiná-la por conta disso!

Enquanto a outra gola que fiz no começo do ano (post aqui) tem a trama mais fechada e dá duas voltas no pescoço, esta tem a trama mais aberta e dá uma volta só, o que compensa a espessura da lã mais grossa. Ficou quentinha e bem confortável de usar!

Para montar o look deste dia, parti do rosa da gola e fui ver cores análogas (as vizinhas no círculo cromático) para compor um look colorido e calminho.

Cores análogas. Fonte: app Color Wheel

Escolhi então o azul do jeans da jaqueta e da calça e o roxo da blusa. Para dar um brilho e um toque especial a mais perto da gola e do rosto, broches lindos na jaqueta!

De pertinho!

Look especial e handmade!

Gola com lã de merino grossa: Lã Gentle Giant da Purl Soho (New York), cor Calico Pink. Projeto das aulas com a professora Solange, na Novelaria (SP).
Blusa de tricô: lã Rios (100% Merino) da Malabrigo na cor Purpuras. Projeto das aulas com a professora Solange, na Novelaria (SP). Mais fotos da blusa aqui.
Broches: Montageart (SP)
Calça jeans: C&A
Jaqueta Jeans: Levi’s
Tênis: Farm x Adidas

Eu adorei o look todo, composto para ficar quentinho e confortável, com aquele toque de cor que eu sempre incluo nas minhas produções!

Acessórios para o Inverno: Gola de Tricô!
Novas golas em tricô!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!