Uma Tilda para Edleuza

Faz muito tempo que eu não costurava uma boneca. Pela minha busca aqui nos arquivos do blog, a última foi uma Tilda Anjo da Costura em 2014.

É curioso como eu tenho buscado aprender de tudo um pouco que envolva costura e manualidades ao longo dos anos, até para eu saber se eu curto ou não fazer, se tenho ou não habilidade. No fim das contas, algumas técnicas continuam comigo até hoje, como a costura de roupas e de peças maiores para casa, o crochê e o tricô. Mas as bonecas tinham ficado pra trás.

Uma Tilda para a Edleuza

A Edleuza trabalha aqui em casa há três anos e no ano passado eu fiz uma gola de tricô bem quentinha para ela, pois o último inverno não foi moleza e o presente viria bem a calhar! Mas, na verdade, desde que nos conhecemos, ela namorava as minhas Tildas, rs!

Então, para presenteá-la no aniversário e Natal (assim como eu, Edleuza faz aniversário em dezembro e, de vez em quando, o presente é “2 em 1”, rs), resolvi fazer uma Tilda.

Resgatei meu livro da Tilda, minhas bonecas prontas (tem post sobre elas aqui, aquiaqui), o material necessário (felizmente eu tinha tudo em casa) e fiz a boneca. Confesso que “enferrujei” por não ter feito mais nenhuma boneca em anos e quebrei a cabeça em algumas etapas, mas no final deu tudo certo!

(Clique em uma das fotos para ver em tela cheia!)

Entregando o presente

Edleuza agora já sabe, mas eu terminei a boneca e embalei em um dia em que ela estava aqui em casa. Fiquei quietinha no ateliê para que ela não percebesse e depois escondi o pacote. Antes que ela fosse embora, eu entreguei o presente e a reação de surpresa e alegria dela me tocou! #vivendoperigosamente, rs!

Nessas horas que eu tenho a certeza que vale muito a pena fazer um presente do zero para alguém que vai gostar e valorizar!

Um beijo, Edleuza!

Livro do Mês – Tilda – Ideias para a Primavera
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Mini Boneca feita em casa!

Olá!
Semana passada me aventurei em mais um projeto para o bazar da escola da Julia (já falei sobre ele aqui). Dessa vez o desafio foi fazer um molde e confeccionar uma mini boneca para que os pais pudessem fazer em uma oficina na escola.

Comecei buscando na internet bonecas semelhantes, mas acabei decidindo fazer um teste para ver como ficava.

Como costurar uma mini boneca

A bonequinha de modelo que eu tinha era essa:

Fiz um molde em papelão do corpinho da boneca, que basicamente é uma forma de T cortado duas vezes. Depois disso uni os dois, lado direito de um tecido com o direito do outro e passei uma costura por toda a volta do T, deixando aberta as duas pontas, onde iria montar as mãos. No lugar do pescoço da boneca, abri um buraco com a tesoura e desvirei a peça.

Fiz dois círculos pequenos de tecido cor da pele, fiz um alinhavo na borda, preenchi com lã e puxei o alinhavo, fechando assim a mãozinha. Repeti o mesmo processo para a outra mão e para a cabeça, só que dessa vez com um círculo maior. Depois disso, costurei as mãos e a cabeça no corpinho com um alinhavo bem firme, com duas linhas para não arrebentar enquanto a Julia estiver brincando.

Para o chapéu, cortei um triangulo de tecido colorido e costurei as duas faces dele (novamente, direito com o direito do tecido), deixando a face de baixo aberta, por onde desvirei e costurei com um alinhavo na cabeça da boneca.

Enfeitando a mini boneca

Com a bonequinha costurada, Julia foi logo desenhando a carinha com caneta e pedindo que eu colocasse miçangas e outros adereços para enfeitar!

Costuradas por mim, decoradas pela Julia

Todas juntas!

Simples e divertido de fazer!

Foi super fácil de fazer e bem divertido! Esta é uma ótima dica para quem estiver em casa, com seu filhote de férias, procurando atividades bacanas para ocupar o tempo!

Beijoca,
Ana

Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno
Minha primeira boneca Waldorf

Oi gente, tudo bem?

Estão lembradas do post que fiz sobre o curso de bonecas Waldorf que fiz na Eduk?
Pois então, assim que fiz o curso fiquei doida pra fazer a boneca e comprei todo o material no Elo7.

Quando chegou pelo correio, dei uma namorada nos itens, mas tive medo de começar a boneca… ela exige uma elaboração toda especial e eu ainda não me sentia pronta para começar o trabalho. Mas finalmente tomei coragem e com muito amor comecei a tarefa.

Assisti novamente o curso enquanto fazia a boneca, acompanhando cada passo. O mais bacana na minha opinião é que essa boneca é repleta de significado, traz todo amor do artífice (no meu caso, da mãe) para a criança.

Confesso que tive várias dificuldades, principalmente na formação da cabeça, que não é simples e também em muitas costuras, todas feitas à mão (me furei horrores! Hehehehe), mas vale muuuuuito a pena!

Fiquei muito contente com o projeto terminado, parecia que minha infância tinha voltado e a boneca era para mim! Um sentimento delicioso de projeto terminado e ao mesmo tempo de todo amor e das energias boas que coloquei nele!

Eis o resultado:

Depois que terminei fiquei me segurando para não encher de detalhes, porque a boneca Waldorf deve ser assim, simples para que a criança tenha uma imensa gama de possibilidades.

Mas chegou o Natal e, como parte do presente para minha filhota, não aguentei e fui para a máquina fazer uma roupinha nova para esta boneca tão especial.

No final não fiz só uma, mas uma coleção completa com calcinha, bata, pijama, saia curta, saia longa, calça jeans e macacão… a vontade é não parar mais!

A Julia curtiu bastante e já fez várias encomendas: quer berço, travesseiro e coberta. Já estou me preparando para fazer o enxoval completo.

Mas antes disso preciso fazer sapatos, pois bolei e fiz alguns modelos que não me agradaram… estou bastante animada para descobrir uma botinha de feltro ou mesmo tentar me arriscar no crochê para fazer uns sapatinhos bem especiais!

Depois venho contar para vocês!

Beijocas,
Ana

Uma Tilda para Edleuza
Aventuras em crochê: fazendo o xale vírus!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno