Dica “vapt-vupt” – Linhas e bobinas

Vestido em andamento, linhas a postos!

Olá!

Quando eu começo um projeto de costura eu quero acabar logo, imagino que seja assim com todo mundo!
Você vai começar um trabalho de costura um pouco maior e quer agilizar alguma parte?

O que eu faço, por exemplo, quando vou fazer um vestido, que consome bastante linha para fechar a peça e também para fazer o acabamento (em ziguezague ou algum ponto flexível equivalente) é o seguinte:

– Compro um cone grande de linha (principalmente se for nas cores mais básicas como preto, azul marinho, branco, natural ou vermelho)
– Encho duas bobinas de uma vez só.

Comecei a fazer isso depois de usar 5 carretéis de linha vermelha para fazer um vestido (entre costurar e dar acabamento). Ficava parando toda hora para comprar mais linha, para trocar o carretel ou para encher novamente uma bobina.

Se a cor poderá ser usada mais vezes, faço como coloquei acima. Só por não ficar parando por essas coisas pequenas, eu acho que o trabalho rende mais. E quando termino o trabalho, deixo duas bobinas cheias para o próximo uso.

Assim, você não corre risco de ficar sem linha para completar sua costura e aproveitará melhor o seu tempo na máquina de costura!

Beijos!

Tradutores para Costura
Crafts e o Verão: Lidando com o calor (e com o suor nas mãos)
Truques de um Quartinho de Costura – Máquina Nova

Olá!

Gostou do primeiro post sobre os truques que eu uso com a minha máquina Velhinha? Espero que sim!

O post de hoje é sobre o meu principal truque com a minha máquina Novinha (a Facilita Pró 4423 da Singer): como eu uso os cones grandes de linha com ela.

Logo acima da mesa que eu uso para costurar tem uma prateleira para livros.Coloquei um gancho (comprado em casa de material de construção) logo acima da máquina de costura:

Deixo o carretel em pé, atrás da máquina, e puxo o fio para passar de trás para frente pelo gancho lá em cima:

Trago o fio para os passadores da máquina e está pronto para usar:

O cone se mantem sempre em pé e não atrapalha na hora de costurar, é só deixá-lo um pouco mais para a direita.

O truque deste gancho veio dos meus tempos de aulas com a mestra Pat, no primeiro espaço fora da casa dela, adotou esse sistema no ateliê. Assim como ela fazia por lá, quando o meu gancho não está em uso, dá para deixar um enfeitinho no lugar (meu coração Divino morou neste gancho até umas duas semanas atrás, rs!)

Nos comentários que já recebi, vi que as pessoas também colocam o cone dentro de potes, copos ou canecas atrás da máquina, assim eles também não ficam rolando pela mesa!

Beijos!

Minha Máquina de Overloque – Singer Ultralock 14SH754 – Primeira vez na Assistência
Os Melhores Posts de 2017!
Truques de um Quartinho de Costura – Máquina Antiga

Olá!

Dia desses eu estava respondendo alguns comentários do post “A Escolha da Máquina de Costura” e estava com a minha máquina Elgin (conhecida por Velhinha) ligada e à postos para trabalhar. Notei que algumas coisas que eu faço e outras que foram colocadas nos comentários poderiam virar um post de pequenos truques para facilitar a costura. Dividi em três partes, mas se for aparecendo mais assunto, eu aumento a série, rs!

Velhinha à postos!

Minha Elgin é daquelas máquinas antigas de ferro embutida em um gabinete de madeira, com pé e pedal em ferro também. Quando a minha mãe me deu a máquina, primeiro levei para uma revisão geral. Aproveitando, pedi para colocarem um motor nela.

Motor: o maior truque da Velhinha, rs!

Por conta disso, a parte de baixo também ganhou uma pecinha branca nova, o pedal elétrico.
Ficam uns fios aparecendo, mas paciência…

Pedal antigo e pedal novo.

Ainda na parte elétrica, como a máquina não tem luz embutida e apenas a luz do cômodo não é suficiente, uso uma luminária de mesa que eu já tinha em casa (a azul da primeira foto) e resolve bem:

Com tudo apagado…

… Com a luminária acesa e as luzes do quartinho também.

Aproveitando estas fotos onde a chapa da agulha aparece, deu para ver um risco azul à direita da agulha? Esta é a minha marca de 1cm de margem de costura, rs! Quando eu não tinha prática em costurar retinho ou a margem de costura era outra, eu usava uma guia magnética, a costura fica sempre perfeita!

E um truque muito bom para usar carretéis grandes de linha nesta máquina foi colocar uma caneta Bic sem a carga em um dos suportes de linha, dá certinho!

Tchã-rã!

E como não tem aquele cortador lateral de linha das máquinas mais novas, a tesourinha está sempre por perto!

Gostou? Em breve vou colocar mais posts de truques!
Beijos!

Minha Máquina de Overloque – Singer Ultralock 14SH754 – Primeira vez na Assistência
Os Melhores Posts de 2017!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno