Look do Dia: Casaco de Lã com Capinha!

Olá!

No resumo das costuras do mês de novembro (aqui) deve ter dado para reparar que eu estava costurando/tricotando peças quentinhas em plena primavera, não é?! Mas era por um bom motivo, eu queria usá-las nas minhas férias!

Eu e o marido viajamos por duas semanas, sendo que na primeira ele estava trabalhando e na segunda não. Isso influenciou diretamente nos destinos a visitar, assim como do ritmo de cada parte da viagem!

Entre a viagem de Montevideo (os posts são este, este, este e este!) e a viagem de férias, foram três semanas em casa, o suficiente para que eu desse um gás nas produções para levar na mala.

Casaco de Lã com Capinha

A primeira peça estreada foi um casaco de lã com capinha que estava com os materiais comprados desde que planejei o meu armário handmade de inverno. Não tinha conseguido costurar a tempo de usar no frio de São Paulo deste ano, mas não desisti dele (até porque com os materiais em casa não dá para desistir, né?!).

O molde é o Watson Jacket, da Papercut Patterns, comprei junto com o molde da minha querida jaqueta Bomber florida (ou seja, faz tempo que estava aqui, já que a jaqueta tem quase dois anos que costurei, post sobre ela aqui).

Eu não tinha muito tempo para fazer uma peça piloto, então confiei nas minhas medições de partes críticas do molde – como as mangas – e nas medidas da peça finalizada que estão nas instruções e fui direto para os tecidos definitivos.

A parte externa é de lã, não muito grossa. O forro é de algodão para quilt. Seguindo uma dica super boa da Rachel Pinheiro, usei um tecido acetinado no forro das mangas, para ajudar a deslizar na hora de vestir. Eu tinha um retalho de alpaseda em casa que deu conta. Para estruturar o casaco, usei entretela MX, super boa de aplicar (porque tem umas entretelas por aí que só rezando muito para ficarem bem aplicadas!)

A lã pronta para ver a tesoura e o modelo!

Aqui, durante a montagem da capa, dá para ver bem o algodão do forro!

A montagem do casaco tem várias etapas, principalmente por causa da capa externa e também dos recortes da frente e do leve peplum nas costas. Adorei este último detalhe pois ajuda a peça a ficar mais acinturada na medida certa para o meu corpo! As instruções (em inglês) são muito bem ilustradas, o que me ajudou a fechar a peça sem grandes dificuldades.

O apego já era tanto que até tirar foto do forro já montado eu tirei, rs!

Curiosidade: por incrível que pareça, tive dificuldades de achar botões para o casaco, na cor vinho. No primeiro armarinho que fui, trouxe botões que tinha até gostado, mas ainda quis procurar mais um pouco. Estive em mais três armarinhos que praticamente não tinham botões nesta cor, acredita? Aí fiquei com os botões que eu já tinha comprado e no final gostei deles, rs!

Uma dificuldade: achar variedade de botões vinho!

Enfim, o casaco superou as minhas expectativas! Ficou pronto mais rápido do que eu pensei e eu amei o resultado!

Gola Peter Pan e a capinha que sai dos recortes frontais.

Atrás, a capinha e o recorte com peplum, que deixa o casaco mais comprido e acinturado.

Amei o efeito da estampa do forro!

Passeio Craft

Logo que cheguei a Paris (que delícia), já fiquei pensando num bom dia para usar o casaco, pois queria que o Ricardo pudesse fotografar para mostrar aqui, hehehe!

Aproveitei um dia mais calmo dele, em que fomos à Anna Ka Bazaar, passeamos um tanto entre Saint-Germain-des-Pres e depois fomos andando meio a toa em direção a Montparnasse. Adoro dias assim, sem muito roteiro!

Anna Ka Bazaar: loja que adoro no 11o Arrondissement!

Compras na Anna Ka: Enfeites de papel (quero usar no Reveillon aqui em casa), washi tapes natalinas, um alfinetão de metal para decoração e um corte lindo de viscose para uma blusa!

Look do Dia

O casaco deu conta do frio durante o dia, mas ao entardecer, passei um tiquinho de frio, rs! Para o frio de São Paulo, vai dar conta sem problemas, já em locais em que no outono faz mais frio que o nosso inverno, no mínimo eu teria que colocar uma daquelas camisetas térmicas por baixo do tricô que eu vestia (e que não foi o caso. #aprendizados). Ou, talvez, forrar com algo mais quente.

Capinha que tira o casaco do comum e ajuda a esquentar as costas e os ombros.

Olha o forro da capinha aparecendo, achei charmoso!

Casaco de Lã com Capinha: Lã e entretela MX compradas na GJ Tecidos (Centro – SP), algodão importado para quilt e alpaseda do meu acervo. Molde Watson Jacket da Papercut Patterns (Nova Zelândia). Botões do Zuza Armarinhos (Pinheiros – SP)
Calça Jeans: C&A
Tênis: Farm para Adidas

Durante o dia em que estreei o casaco, percebi duas coisas: as mangas precisam ser ajustadas, pois estão um pouco longas, o que dá para resolver. E eu senti falta de bolsos. Como fiz o casaco na pressa, não alterei o projeto para colocar bolsos e, agora, acho que vou colocar pelo menos um bolso aplicado (como os bolsos traseiros de calça jeans, sabe?) na parte interna, à mão mesmo. Assim pelo menos vai dar para guardar o celular ou algo mais que eu precise. Mas nada disso tirou meu encanto pelo casaco. Ele e uma simples calça jeans já formam um bom look!

O mais engraçado é que, vendo as fotos, ficou tudo muito rosa, por conta do cabelo que está mais rosa atualmente e do batom. Olhando o tecido de perto, ele me parece mais vermelho, mas a linha que usei para costurá-lo e os botões são vinho. De qualquer forma, gostei demais!

Até o gato do anúncio no metrô era rosa, rs!

Beijos!

_____
Informações:

Anna Ka Bazaar
Endereço: 16 Rue Keller, 75011 Paris, França
Site

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Costuras de Novembro!

Olá!

Dezembro chegou e, com ele, chegou também a famosa e tradicional correria de fim de ano. Novembro passou voando para mim por conta das férias que tirei (oba!), mas consegui concluir alguns projetos antes de viajar e que nos próximos posts estarão em detalhes aqui no blog. Vamos conferir o resumo de novembro?

Tudo isso rolou lá no meu Instagram em Novembro! Segue lá: @katialinden

Costuras Concluídas

Dois projetos de mangas compridas foram terminados para que eu pudesse usar na viagem de férias: uma camiseta Plantain azul noite e um casaco de lã muito especial!

Camiseta Plantain, da Deer and Doe, pela terceira vez!

Casaco de lã com capinha externa Watson, da Papercut Patterns.

Tricôs Concluídos

Aproveitando que também poderia usar nas férias, corri para terminar o meu poncho de tricô a tempo de colocá-lo na mala de viagem!

Poncho de tricô em lã de alpaca.

Assim que voltei, fiz uma gola de tricô que ficou super bonita para presentear em um amigo secreto craft que participei.

Detalhe da gola de tricô em lã de merino.

Em andamento

Terminada a gola, retomei a blusa de tricô que tinha começado em setembro (post aqui). Quem sabe agora não consigo terminá-la? Depois dela, terminarei a regata em crochê que contei neste mesmo link

Projetos para Dezembro

Para este mês, a prioridade é fazer alguns presentes que quero dar para pessoas queridas. Também espero conseguir fazer o meu auto-presente de aniversário e uma peça nova para o Reveillon. Além disso, quero fazer algumas almofadas novas e uma toalha de mesa a tempo das festividades. Bastante coisa, né?! Espero que dê tempo, rs!

Beijos, boa correria de fim de ano e boas costuras!
Katia

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Costuras de Outubro!

Olá!

Bom, já chegamos em novembro! O fim de 2016 já está batendo em nossas portas mas temos um tempinho para concretizar planos ainda neste ano!

Outubro foi um bom mês para mim, algumas coisas especiais aconteceram e fizeram com que a minha produção tenha sido um pouco mais lenta e também que eu tenha ficado um tanto offline. Conto um pouco aqui neste post, pois já estava com saudades do blog! Vamos ao resumo do mês que passou?

Novidades em Casa

A primeira delas é que temos mais um “serumaninho” na família! Na verdade, é uma “serumaninha”, a General Leia Organa, minha bebê buldogue!

Finalmente os irmãos Luke e Leia estão juntos, rs!

Cuidar desta baby dog tem tomado um tanto do meu tempo. Felizmente, o Luke é um rapaz crescido que não me dá trabalho. Os dois irmãozinhos já estão bem próximos e tem sido divertido vê-los brincando com tanta diferença de tamanho, rs! Foi amor à primeira vista ver a carinha meiga e emburradinha da Leia, essa menina simpática e arteira, tem sido maravilhoso tê-la conosco!

Uma Viagem Craft Especial

Mais um motivo de ter ficado longe das agulhas, lãs, tecidos ou máquina de costura: fiz uma viagem muito especial para o Uruguai. Uma viagem bem craft, repleta de lãs maravilhosas, que passarei a mostrar aqui no blog nos próximos dias!

Viagem especial a Montevideo!

Projetos Concluídos

Mesmo com menos tempo para produzir, teve coisa pronta por aqui, oba! A primeira delas foi a latinha que forrei com tecido para acomodar a lã que estiver em uso no tricô ou crochê. Contei em detalhes neste post.

Também fiz um vestido em malha, que ficou muito caprichado! Foi rápido de fazer e está sendo uma delícia de usar! Semana que vem estará em detalhes no blog!

Vestido Davie, da Sewaholic Patterns.

Projetos em Andamento

Apesar de eu já ter mostrado meus últimos projetos de inverno (aqui), outras duas peças mais quentinhas estão em produção. Se não usar neste ano, estarão prontas para o frio que pintar no ano que vem. Assim, minha fila neste sentido termina e eu darei depois foco total nas peças mais fresquinhas!

Nas aulas de tricô, passei na frente das duas blusas que eu estava fazendo (contei sobre elas no resumo de setembro) um poncho em lã de alpaca. Queria ter feito esta peça durante o inverno, mas demorei a encontrar a lã que queria usar. Quando a encontrei, coloquei o projeto para acontecer!

Um lado está pronto e o outro está quase lá!

Um dos meus projetos de inverno era fazer um casaco de lã com uma capinha embutida. Já estava com todo o material em casa desde junho (mostrei aqui), então resolvi não engavetá-lo até o ano que vem.

Detalhe do forro em algodão (à esquerda) e da lã da parte externa (à direita).

A parte externa já está pronta, falta colocar o forro e fazer os acabamentos!

Por último, para encorajar as amigas Vanessa e Erika a costurar roupas, estamos fazendo juntas uma camiseta Plantain. Esta será a minha terceira (a primeira é esta e a segunda é esta), sempre gostosa de fazer!

Mais uma camiseta a caminho!

Planos para Novembro

Novembro também promete ser um mês muito gostoso, com direito a alguns dias de férias. Quero terminar os projetos acima e depois retomar os que estão parados. Algumas novidades aqui no blog estão por vir e eu estou muito animada!

Continue acompanhando tudo por aqui, teremos muitos posts legais!

Beijos e boas costuras!
Katia

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno