Acessórios para o Inverno: Colar de Tricotin com Pingente!

Depois que comecei a fazer o tricotin (ou rabo de gato), eu vi na técnica uma oportunidade de aproveitar materiais que restaram de outros projetos para fazer o tubinho e então aproveitá-lo em uma nova peça.

Fiz as primeiras peças e formei balões e números (post aqui). Mas ainda não tinha me dado por satisfeita. Resolvi aproveitar o que restou da última meada da lã Rios que eu usei para a minha maxi blusa de tricô (aqui) e fiz um tricotin até usá-la por completo.

Meu primeiro colar em tricotin

Ao terminar a lã, enrolei em algumas voltas e vi que formaria um colar ou então uma gola fininha, ótima para usar no inverno ou em temperaturas amenas.

Queria dar um acabamento nas pontas e estreei meu fazedor de pingente, que comprei nas férias (tem imagem dele aqui). Usei duas meadas de fios diferentes de bordado, o mais próximos dos roxos da lã do colar.

Fechei então o colar e arrematei com o pingente. Confesso que queria mesmo era colocar contas grandes como as que dão acabamento ao meu lenço de veludo, mas não as encontrei nos lugares que costumo ir. Ou seja, a busca pelas contas e pelos materiais ideais para o pingente continua!

De qualquer forma, gostei do resultado!

Adorei a mistura dos materiais!

Look do dia

Levei o colar na minha mala para MG e usei no segundo dia de visita ao Inhotim neste ano. Não estava calor no dia, então passei o dia inteiro bem com a peça.

O restante do look é bem básico e neutro, planejado para bater perna mesmo, então o colar deu uma corzinha a mais, sabe?

Colar em tricotin: feito com lã Rios, na cor Purpuras. Pingente feito com linhas de bordado.
Blusa: Zara
Regata: C&A
Calça de veludo cotelê: Lascivité
Tênis: Adidas

Mala handmade

Aqui estão as peças que levei comigo para este fim de semana ótimo! Veja mais nos links sobre o colete de tricô, a maxi blusa em tricô e o gorro em tricô!

Mais um pouco do Inhotim

Como sempre, foi mais um dia de muita beleza. Neste dia foi que eu vi as obras de Caetano de Almeida, que estão neste post. Para variar, foi bem difícil selecionar algumas imagens para colocar aqui, mas clique em uma delas para ver em tela cheia!

Gostei muito da ideia de produzir acessórios com a técnica do tricotin, então em breve vai ter mais!

**Siga o blog com o Bloglovin **

Meu início no Tricotin (ou Rabo de Gato)
Formação em Consultoria de Estilo!
Costuras da Semana!

Olá!
Primeiro, feliz setembro para todo mundo! O mês da chegada da primavera (e do aniversário de 6 meses do blog, uau!) sempre me deixa muito animada!
Terminei o primeiro projeto da aula de costura depois das férias, os meus shorts.

Aprendi a fazer barra italiana e a casear na máquina (já tinha tentado aqui em casa, mas nunca tinha feito em uma peça “pra valer”). Eu adorei o resultado e estou vestindo hoje!

Detalhe da frente.

Look do dia, no espelho, só dessa vez.

Aí parti para a minha pantalona em malha/jersey. Eu quase não uso calça e quando uso acaba sendo legging ou calça jeans. Ela está quase pronta, na aula da semana que vem devo conseguir terminar, oba!

Calça em progresso.

Eu iria engatar um macacão de verão na sequência, mas a vontade de fazer um vestido bacana para o casamento de grandes amigos (beijo Carla e Papi, de novo!) em novembro foi maior. Não deixa de estar no meu propósito de costurar coisas diferentes na aula pois eu nunca fiz um vestido de festa. O modelo é este aqui:

Versão revisitada no ano passado pela Burda de um modelo de vestido publicado em 1961. Tem um decote legal nas costas e os ombros enfeitados com laços. Vou fazer do jeito que está aí, só vou deixá-lo comprido. O molde e instruções estão aqui.

Nesta semana tirarei o molde e irei atrás do tecido, que eu não quero que seja veludo, pois usarei em novembro e já deve estar calor. Quero fazê-lo nas aulas para não correr riscos, por isso começarei dois meses antes, assim garanto que vai dar tudo certo!

Em casa, nem cheguei perto do top com peplum. Tem hora que eu desanimo, por isso ainda não consegui terminar. Mas eu só começo outro projeto em casa quando este “desencantar”, rs!

A colcha aumentou um tanto nesta semana, confesso que a repassada geral para fazer o post da 5a feira me deixou animada. O kit para viagem tem rendido mais alguns hexágonos prontos ente um compromisso e outro, está valendo a pena deixar na bolsa.

Saldo de rosetas estampadas até o momento: 52 (de 146).

As aulas de Patchwork voltaram na 6a feira, oba! Primeiro, a Tati fez uma revisão de como fazer os cálculos. Depois comecei a fazer o quarto projeto, um centro de mesa, onde vou aprender a unir blocos com entremeios e também fazer aplicações.

Ainda estou no processo de corte de todas as pecinhas dos blocos, mas a combinação de tecidos é esta aqui:

No sábado eu participei de mais uma Ciranda Criativa com as meninas do Coletivo Cirandeiras, no Otto Bistrot. O projeto da vez era fazer uma almofadinha em forma de nuvem, onde pudemos usar a criatividade para retratar nossos sonhos e deixá-los perto dos nossos olhos. Um “empurrãozinho” lindo e feito à mão para correr atrás deles e torná-los realidade. Minha nuvem é sobre o meu sonho de ser ciclista em tempo integral e de uma vida toda com muitas costuras.

Lá a gente trabalhou com uma base em algodão cru e fizemos colagens com tecidos, bordamos e aplicamos botões, cianinhas e fitas. Depois, um pouco de costura à maquina para formar a nuvem:

Muitos materiais lindos, foi difícil escolher, rs. Foto: Coletivo Cirandeiras

Minha nuvem pronta na parede e eu usando o colar da outra Ciranda que eu fui. Já estou pedindo cartão fidelidade, rs.

Em casa, apliquei uma borda de fita grilô, aquela com ponponzinhos, em toda volta da nuvem e pendurei bem na entrada do meu quartinho de costura, assim eu vejo o tempo todo:

Foi uma tarde deliciosa, mais uma vez! Já estou de olho na próxima!

Espero que esta semana também seja repleta de costuras para todos nós!
Beijos!

Acessórios para o Inverno: Colar de Tricotin com Pingente!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!
Costuras da Semana!

Olá!

Aproveitando que os dias andam mais frios aqui em SP, aproveitei para fazer mais hexágonos com os tecidos que sobraram das últimas produções e para continuar formando novas rosetas. A forma de cupcakes que mostrei na semana passada já está com espaços vagos, oba! Saldo de rosetas estampadas até o momento: 37 (de 146).

Na 3a feira, eu e uma amiga querida participamos de uma Ciranda Criativa, do Coletivo Cirandeiras.
As Cirandas têm acontecido no Otto Bistrot (um daqueles sobrados lindos que dá vontade de morar. Até toca-discos tem lá!) e esta foi a terceira realizada.

No início do blog eu disse que neste ano o que der pra eu fazer usando tecido, eu estou topando!

Desta vez, fizemos um colar que tem círculos encapados de tecido e decorados com linhas de bordar. Eu adorei o projeto e já estou inscrita para a próxima Ciranda. Quem quiser ver como foi, tem fotos aqui.

Eu e a Ju (no meio) em ação. Delícia fazer coisas assim com amigas. Foto: Coletivo Cirandeiras

Meu colar praticamente pronto

Naqueles dias em que estava doente, fiquei pensando num jeito de resolver as minhas costuras que estão paradas e os pequenos consertos e ajustes a serem feitos em algumas peças. Porque sempre é uma delícia começar um projeto novo, mas temos que dar um espacinho para essas outras costuras também, né?

A conclusão foi adotar este método/sequência:
– Fazer um projeto novo
– Fazer um conserto/ajuste
– Retomar projeto parado
– Fazer um conserto/ajuste
– Fazer um projeto novo
– Fazer um conserto/ajuste

E por aí vai… Assim eu consigo dar um jeito nas costuras que foram ficando pra trás, só tenho que controlar um tiquinho a ansiedade, hehehehe!

Sendo assim, consertei a barra de um vestido que estava descosturada. Não levou nem 5 minutos e ele já está pronto para usar de novo. Acabei aproveitando o embalo e consertando um furinho que meu cachorro fez em um vestido, também foi rapidinho. Duas peças de volta ao guardarroupas sem muito esforço!

Depois, retomei o projeto daquele top peplum para fazer conjunto com a saia lápis vermelha, que já está pronta. Ele ficou parado pois tinha uns probleminhas de encaixe da parte do corpo com o babado do peplum (felizmente está maior do que deveria, então estou conseguindo consertar) e eu devo ter ficado com preguiça, rs!

Estudei a situação da peça toda, fiz os ajustes da parte de cima com a de baixo (uma trabalheira só, rs) e fiz o acabamento do decote. Coloquei o zíper invisível, sem traumas desta vez, ufa! Falta terminar o acabamento das cavas, fechar as laterais e fazer a barra. Acho que na semana que vem vou conseguir mostrar o conjunto pronto.

Zíper invisível e eu fazendo as pazes

Voltando ao tema “topo tudo que vai tecido”, nas férias comprei um projeto de boneca Tilda. Nesta semana abri o pacote e dei uma estudada nas instruções. Já tirei os moldes, mas parei por aí. Quando a boneca passar a ter cara de boneca de fato, mostro também.

Kit da Tilda aberto, mãos à obra

E vamos nessa, pra mostrar costuras terminadas na semana que vem!
Beijos e boas costuras!

Acessórios para o Inverno: Colar de Tricotin com Pingente!
Como foi o Encontrinho do Blog!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!