Look do dia: Mais um colar em tricotin!

Como eu contei ao mostrar o primeiro colar que eu fiz em tricotin, usar materiais que restaram de projetos anteriores de tricô e crochê tem sido uma prioridade pra mim.

Assim como eu fui acumulando cortes de tecidos inteiros e sobras de projetos nestes anos de costura desenfreada, não quero que o mesmo aconteça com meus materiais de tricô e crochê.

E assim, com o que restou de lã do meu gorro de lã, nasceu mais um colar de tricotin!

Colar-cordão de tricotin

Em julho, lá estava eu fazendo mais um tubinho de tricotin para usar até o fim da lã linda que já tinha virado um gorro bem quentinho…

Até que chegou o dia em que o tubinho estava pronto e eu, querendo usar algo diferente em um dos dias do curso de formação em consultoria de estilo, torci até que formasse um cordão bem bonito e num bom comprimento para um colar.

Mais um tricotin que virou colar e está sendo estreado hoje! #costurakatiacostura #tricotakatiatricota #bloguices

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Como eu fiz isto à noite e já queria ir usando na manhã seguinte, uni as pontas com uma costura com a própria lã, mas como eu adorei de verdade este modelo, vou comprar terminais de colar para fazer outras peças!

Que tal?

Look do Dia

Desde que terminei o colar, usei pelo menos uma vez por semana! Ou seja, ele foi uma ótima ideia para dar uma cor a mais perto do rosto e colocar mais textura aos meus looks!

A combinação é preferida é esta aqui, com o roxo do vestido, com o verde do casaco levinho e o alaranjado do colar (as cores estão coordenadas em tríade, contei mais aqui).

Olha a selfie da autoestima com o colar novo!

Coordenação de cores em tríade (roxo, verde e laranja) mais querida!

Colar: tricotin feito com lã Lanafil (Pagliaccio – 53% lã e 47% acrílico – cor 42211).
Vestido de Malha: Ponto Roma comprado no Bom Retiro (SP). Molde do Davie Dress, da Sewaholic Patterns (Canadá), versão C: sem mangas e comprimento nos joelhos. Mais fotos do vestido aqui.
Parka: Laundry
Botas: Luiza Perea

Fiquei tão satisfeita com este segundo colar que quero fazer outros!
Um ótimo acessório!

Acessórios para o Inverno: Gorro de tricô!
Roxo é o novo preto
Acessórios para o Inverno: Colar de Tricotin com Pingente!

Depois que comecei a fazer o tricotin (ou rabo de gato), eu vi na técnica uma oportunidade de aproveitar materiais que restaram de outros projetos para fazer o tubinho e então aproveitá-lo em uma nova peça.

Fiz as primeiras peças e formei balões e números (post aqui). Mas ainda não tinha me dado por satisfeita. Resolvi aproveitar o que restou da última meada da lã Rios que eu usei para a minha maxi blusa de tricô (aqui) e fiz um tricotin até usá-la por completo.

Meu primeiro colar em tricotin

Ao terminar a lã, enrolei em algumas voltas e vi que formaria um colar ou então uma gola fininha, ótima para usar no inverno ou em temperaturas amenas.

Queria dar um acabamento nas pontas e estreei meu fazedor de pingente, que comprei nas férias (tem imagem dele aqui). Usei duas meadas de fios diferentes de bordado, o mais próximos dos roxos da lã do colar.

Fechei então o colar e arrematei com o pingente. Confesso que queria mesmo era colocar contas grandes como as que dão acabamento ao meu lenço de veludo, mas não as encontrei nos lugares que costumo ir. Ou seja, a busca pelas contas e pelos materiais ideais para o pingente continua!

De qualquer forma, gostei do resultado!

Adorei a mistura dos materiais!

Look do dia

Levei o colar na minha mala para MG e usei no segundo dia de visita ao Inhotim neste ano. Não estava calor no dia, então passei o dia inteiro bem com a peça.

O restante do look é bem básico e neutro, planejado para bater perna mesmo, então o colar deu uma corzinha a mais, sabe?

Colar em tricotin: feito com lã Rios, na cor Purpuras. Pingente feito com linhas de bordado.
Blusa: Zara
Regata: C&A
Calça de veludo cotelê: Lascivité
Tênis: Adidas

Mala handmade

Aqui estão as peças que levei comigo para este fim de semana ótimo! Veja mais nos links sobre o colete de tricô, a maxi blusa em tricô e o gorro em tricô!

Mais um pouco do Inhotim

Como sempre, foi mais um dia de muita beleza. Neste dia foi que eu vi as obras de Caetano de Almeida, que estão neste post. Para variar, foi bem difícil selecionar algumas imagens para colocar aqui, mas clique em uma delas para ver em tela cheia!

Gostei muito da ideia de produzir acessórios com a técnica do tricotin, então em breve vai ter mais!

**Siga o blog com o Bloglovin **

Meu início no Tricotin (ou Rabo de Gato)
Aventuras em crochê: fazendo o xale vírus!
Costuras da Semana!

Olá!
Primeiro, feliz setembro para todo mundo! O mês da chegada da primavera (e do aniversário de 6 meses do blog, uau!) sempre me deixa muito animada!
Terminei o primeiro projeto da aula de costura depois das férias, os meus shorts.

Aprendi a fazer barra italiana e a casear na máquina (já tinha tentado aqui em casa, mas nunca tinha feito em uma peça “pra valer”). Eu adorei o resultado e estou vestindo hoje!

Detalhe da frente.

Look do dia, no espelho, só dessa vez.

Aí parti para a minha pantalona em malha/jersey. Eu quase não uso calça e quando uso acaba sendo legging ou calça jeans. Ela está quase pronta, na aula da semana que vem devo conseguir terminar, oba!

Calça em progresso.

Eu iria engatar um macacão de verão na sequência, mas a vontade de fazer um vestido bacana para o casamento de grandes amigos (beijo Carla e Papi, de novo!) em novembro foi maior. Não deixa de estar no meu propósito de costurar coisas diferentes na aula pois eu nunca fiz um vestido de festa. O modelo é este aqui:

Versão revisitada no ano passado pela Burda de um modelo de vestido publicado em 1961. Tem um decote legal nas costas e os ombros enfeitados com laços. Vou fazer do jeito que está aí, só vou deixá-lo comprido. O molde e instruções estão aqui.

Nesta semana tirarei o molde e irei atrás do tecido, que eu não quero que seja veludo, pois usarei em novembro e já deve estar calor. Quero fazê-lo nas aulas para não correr riscos, por isso começarei dois meses antes, assim garanto que vai dar tudo certo!

Em casa, nem cheguei perto do top com peplum. Tem hora que eu desanimo, por isso ainda não consegui terminar. Mas eu só começo outro projeto em casa quando este “desencantar”, rs!

A colcha aumentou um tanto nesta semana, confesso que a repassada geral para fazer o post da 5a feira me deixou animada. O kit para viagem tem rendido mais alguns hexágonos prontos ente um compromisso e outro, está valendo a pena deixar na bolsa.

Saldo de rosetas estampadas até o momento: 52 (de 146).

As aulas de Patchwork voltaram na 6a feira, oba! Primeiro, a Tati fez uma revisão de como fazer os cálculos. Depois comecei a fazer o quarto projeto, um centro de mesa, onde vou aprender a unir blocos com entremeios e também fazer aplicações.

Ainda estou no processo de corte de todas as pecinhas dos blocos, mas a combinação de tecidos é esta aqui:

No sábado eu participei de mais uma Ciranda Criativa com as meninas do Coletivo Cirandeiras, no Otto Bistrot. O projeto da vez era fazer uma almofadinha em forma de nuvem, onde pudemos usar a criatividade para retratar nossos sonhos e deixá-los perto dos nossos olhos. Um “empurrãozinho” lindo e feito à mão para correr atrás deles e torná-los realidade. Minha nuvem é sobre o meu sonho de ser ciclista em tempo integral e de uma vida toda com muitas costuras.

Lá a gente trabalhou com uma base em algodão cru e fizemos colagens com tecidos, bordamos e aplicamos botões, cianinhas e fitas. Depois, um pouco de costura à maquina para formar a nuvem:

Muitos materiais lindos, foi difícil escolher, rs. Foto: Coletivo Cirandeiras

Minha nuvem pronta na parede e eu usando o colar da outra Ciranda que eu fui. Já estou pedindo cartão fidelidade, rs.

Em casa, apliquei uma borda de fita grilô, aquela com ponponzinhos, em toda volta da nuvem e pendurei bem na entrada do meu quartinho de costura, assim eu vejo o tempo todo:

Foi uma tarde deliciosa, mais uma vez! Já estou de olho na próxima!

Espero que esta semana também seja repleta de costuras para todos nós!
Beijos!

Armário Handmade do Rock in Rio!
Vestido Infantil Florence
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.

Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!