5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!

Quem lê o blog desde o começo sabe desta saga: em 2013 decidi unir retalhos especiais para fazer uma colcha usando a técnica do Jardim da Vovó, com hexágonos costurados à mão.

Sim, agora em maio o projeto vai comemorar cinco anos, entre idas e vindas, nossa! Estou empenhada para terminar logo esta manta de uma vez por todas, rs!

A retomada

Quando eu estava viajando no último Carnaval, me dei conta de que ainda não tinha costurado nada em 2018. Fiquei pensando no que eu poderia fazer ao voltar para casa e, no lugar de começar uma costura nova, resolvi pegar a manta para terminar.

Projeto parado é material e tempo parados, e, no caso desta manta, um bocado de história também!

Primeiro vídeo da manta

Então, depois de dois meses de retorno aos trabalhos (geralmente usando a minha famosa técnica de pegar por uma hora por dia), fiz ontem uma live no YouTube (já se inscreveu no meu canal?) contando como foi retomar esse projeto, em que etapa estava e etc. É muito engraçado porque, há cinco anos atrás, eu nem imaginava que teríamos Stories no Instagram para mostrar a rotina desse trabalho e muito menos eu achava que faria vídeo no YouTube sobre ele!

(Link para o vídeo)

  • Qual a história desse projeto?
  • Como é a técnica?
  • Em que pé está o meu projeto no momento?
  • Outras aplicações da técnica do Jardim da Vovó
  • Livros de referência
  • O que falta fazer?

Já que a colcha/manta começou a fazer parte da minha vida apenas dois meses depois da criação deste blog, rolaram posts sobre ela ao longo de todos estes anos, só em 2017 que não! Em complemento ao vídeo, resolvi deixar aqui um apanhado destes posts sobre a colcha (que depois foi modificada para uma manta).

Explico: no blog antigo tinha uma página só para reunir estes posts e, aqui no blog atual, o conteúdo acabou se misturando aos demais posts de costura.

Bora recapitular?

O que rolou em 2013

Maio: Iniciando a colcha e Escolhendo o modelo da colcha
Junho: Novos retalhos e Novos retalhos e novo molde para cortar o papel
Julho: Progresso da colcha e Novos retalhos
Agosto: Pesquisa in loco na Liberty e Progressos de agosto
Outubro: Progressos de setembro

O que rolou em 2014

Janeiro: Progressos de dezembro e a primeira mudança de projeto (rs)
Fevereiro: Progressos de janeiro – compra de materiais e novos retalhos
Julho: Progressos de maio e junho – Hexágonos brancos

O que rolou em 2015

Fevereiro: Progressos de dezembro e janeiro – hexágonos brancos e início da montagem da colcha

O que rolou em 2016

Julho: Retomada e outra mudança de projeto (rs)

Outros projetos com Hexágonos

No vídeo eu mostrei outros projetos em que apliquei a técnica dos hexágonos de tecido. Se você quiser ver algum em detalhe, veja os posts abaixo!

Almofada com hexágonos aplicados com ponto caseado
Cesto com hexágonos aplicados com pontos invisíveis à mão
Mochila com hexágonos aplicados com quilt à máquina (matelassê)

 

Agora eu termino, vocês vão ver!
É um projeto muito especial para mim e está mais do que na hora de colocar a peça pronta em uso!

E, se você quiser acompanhar o dia-a-dia desta manta, é só conferir lá nos Stories do meu Instagram!

Colcha de Retalhos – um filme e uma vontade
Minha colcha de retalhos – Patchwork Hexagonal
Reaproveitamento de Tecidos!

Olá!
Já faz um tempo que eu faço o que posso para não jogar retalhos de tecido no lixo. Sabemos que o lixo produzido pela indústria têxtil e pelo descarte de peças têxteis que não serão mais usadas é enorme. Contei um pouco neste post sobre o documentário The True Cost. Não é porque estamos produzindo em pequena escala, em nossas casas, que podemos desprezar este fato.

Um lixinho “inocente” de cada costureira, se reunido com outros tantos lixinhos, virará um lixão também. Por isso, é fundamental usar o tecido da melhor forma possível, reduzir o que vai para o lixo.

Doar retalhos

Uma coisa que eu tenho feito há um tempo é reunir os retalhos que não vou usar mais em uma sacola e, quando ela enche, eu dôo para uma amiga que é professora em uma escola municipal infantil aqui do meu bairro (beijo, Erika!).

Lá o tecido vira material para as aulas de artes das crianças ou é aproveitado para melhorias na própria escola. Dia desses, as professoras estavam forrando as molduras dos murais da escola com tecidos que elas receberam. Ficou lindo e colorido!

Olha as sobras do tricoline da minha calça Anna (post aqui) no mural da sala dos professores!

Retalhos especiais e uma lata de leite em pó

Eu tenho uma caixa onde guardo meus retalhos mais especiais (de tecidos Liberty, por exemplo). Boa parte deles viraram hexágonos para a minha colcha/manta (aquela que tenho fé que vou terminar um dia, rs), mas ainda tenho um pouco guardado.

A saga da minha colcha de hexágonos, que está sendo feita quase toda com as sobras dos tecidos que usei, pode ser conferida aqui.

Aproveitei, já que tenho feito muito tricô, para fazer um recipiente bonitinho para colocar meu novelo de lã em uso. Explico: Luke é um amor de cachorro, mas não pode ver um novelo de lã ou de linha que corre para pegar e destruir (acho que ele pensa que é um brinquedo, já que é fofinho e redondinho)…

Peguei uma lata de leite em pó que ficou vazia depois de bem utilizada nos iogurtes caseiros que preparo, lavei por dentro e deixei o rótulo de papel externo. Depois de seca, colei um retalho de tecido bem especial, virando as pontinhas para dentro para ficar bem acabado. Usei cola de tecido mesmo (a famosa cola pano):

Colei uma fita crepe para certificar que as pontinhas ficariam bem coladas. Depois de algumas horas, retirei a fita e ficou tudo no lugar:

Para a tampa, marquei um círculo no centro e cortei com um estilete. Assim, posso fechar o pote com o novelo dentro e só um fio fica para fora:

Com um novelo novo fica meio apertado, mas não chega a atrapalhar, viu? Eu não iria comprar outra coisa no mercado só para pegar uma lata maior. O negócio era aproveitar o material que já estava disponível.

Agora a minha lã está protegida e eu não tive nenhum gasto adicional!
E você, já pensou em formas de não mandar os restinhos de tecido para o lixo?

Beijos e boas costuras!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Costuras de Julho!

Olá!
Este mês de julho foi quase todo dedicado ao tricô. Estou produzindo uma peça que será dada de presente em breve e ela tem consumido um bom tanto do meu tempo. Por conta disso, tenho pouca coisa pronta para mostrar por aqui, mas que ficou bem especial! Vamos conferir?

Costuras

Na parte das costuras, reformei uma blusa de couro sintético que fiz no ano passado, trocando as mangas curtas do mesmo material por mangas longas em suplex. Achei que ficou bem melhor assim!

Uma nova versão para uma blusa do ano passado!

Como eu acredito em milagres (rs), depois de terminar uma colcha de Patchwork para a minha cama (semana que vem ela aparecerá em detalhes no blog), retomei meus hexágonos queridos. Resolvi transformar a peça em uma manta para o sofá de casa que acabou de ser reformado.

Finalmente tomando forma!

Organizei todas as rosetas coloridas para fazer a montagem da peça e quero terminá-la ainda em 2016. Das doze fileiras que precisam ser formadas, duas estão prontas! Quem quiser conhecer mais sobre a minha saga de três anos com esta colcha de hexágonos, clique aqui.

Tricô

Finalmente a minha blusa de tricô que iniciei em janeiro está pronta e em uso! Adorei como ela ficou e tenho usado bastante, ainda mais com esta cor bem neutra!

Ficou linda!

Tenho outros dois projetos de tricô em andamento, mas ainda não dá para mostrar por aqui. Um é presente (não podemos estragar a surpresa, né?!) e outro ainda não aparenta ser o que de fato será, sabe? Em breve mostrarei tudo pronto!

Por enquanto é isso!

Gostou?

Beijos e um bom mês de agosto!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno