Look do Dia: Saia Midi com Fendas e Bolsos!

Na fase da revolução que aconteceu em meu armário no ano passado, quando fiz a minha consultoria de estilo, um vestido virou a minha primeira saia midi e uma pantalona de malha virou minha primeira pantacourt.

Preciso dizer que, alguns meses depois, estou cada vez mais apaixonada pelas minhas roupas, pois elas mostram demais quem eu sou! A consultoria veio na hora certa, deixando para a vida o resultado que eu queria: vestir só o que eu amo e só o que realmente mostre quem eu sou.

A Saia Midi de Crepe

As duas peças acima que eu modifiquei (mais um vestido que virou colete e que eu ainda preciso mostrar por aqui) se tornaram realidade logo após a etapa de revitalização, quando a gente repassou peça a peça do meu armário e decidiu o que sairia e o que ficaria.

Já esta saia midi surgiu após a etapa de experiência em lojas. Eu tinha amado uma pantacourt e uma saia assim em uma loja, mas escolhi comprar só a calça pois a saia era no mesmo tecido e cor. Na vida real, não faria muita diferença em meu armário ter as duas peças tão parecidas.

Chegando em casa, busquei um modelo que atendesse os detalhes que tinha gostado da saia da loja e fui atrás de um tecido diferente, principalmente em relação à cor. Amei quando achei este tom de verde em um crepe não muito pesado e com caimento gostoso. Era bem o que eu queria!

A saia é franzida, com cós reto e dois bolsos aplicados na frente. No centro da frente e das costas, fendas que começam acima dos joelhos e que dão um movimento bonito.

Saia midi, franzida, com bolsos aplicados e fendas.

Amo os bolsos!

Zíper invisível atrás e nessa foto dá para ver a fenda melhor.

Eu teria feito eu mesma a modelagem desta saia, mas as minhas bases de modelagem estão desatualizadas (eu era bem mais magra quando as fiz) e acabei optando por um molde pronto que eu pudesse modificar.

Eu escolhi o molde Zinnia, da Colette Patterns e fiz a versão 1 com um tanto de modificações: tirei um tanto da roda da saia, tirei os botões frontais e fiz as fendas de frente e costas, aumentei o tamanho dos bolsos e deixei a saia mais longa. Ok, depois de tanta alteração talvez o tempo em fazer uma nova base de saia e modificar não fosse tão diferente, eu assumo, rs!

Mas, de qualquer forma, adorei voltar a costurar uma peça do zero, pois no ano passado eu costurei bem menos que nos anos anteriores. Aqui embaixo está um pouquinho da costura da saia, adoro fazer vídeos assim!

Look do Dia

Esse foi o dia em que estreei a saia, depois da etapa que encerra a consultoria, a etapa de montagem de looks. Gosto demais que a peça tem combinado muito com tantas outras que eu tenho e sempre me sinto linda e arrumada com ela!

Uso demais esta saia, virou um dos meus xodós por aqui. Com ela eu tive certeza que estava apostando nos comprimentos midi para me atender nas questões de conforto, mas também de sofisticação.

Uma das coisas que ficou da consultoria é que eu amo cores e continuarei usando, senão não seria eu, né?! Esse é um dos meus looks favoritos de lá pra cá, até já repeti em outras ocasiões!

Saia Midi: Crepe da Mittus Tecidos. Molde Zinnia da Colette Patterns (fiz a versão 1, com várias modificações).
Blusa: Alcaçuz
Brincos: Montageart
Sandálias: A Mafalda

 

E a saia segue fazendo sucesso e compondo bons looks, olha só!

Não falei que teve repeteco? Nesse dia, troquei os brincos mais trabalhados por um par mais simples e coloquei um broche na blusa. Amei também (fora que nessa foto a blusa não estava amassadinha, rs)!

Nada como fazer um projeto bem pensado! Que ótima volta às costuras!

Look do Dia: Vestido que virou Saia Midi!
Look do Dia: Calça de Malha que virou Pantacourt!
Por festas de fim de ano sem correria: planejando os looks!

O ano pode até estar no fim, mas as novidades por aqui não! A minha primeira newsletter foi enviada há alguns dias (para se inscrever clique aqui ou preencha a caixinha aqui do lado direito) e agora tem vídeo real oficial no meu canal!

Para mim, este é um grande desafio, pois não tenho muita habilidade neste campo de captar e editar vídeos. Mas achei que este tema seria mais legal de mostrar assim!

Mas, como nem tudo é perfeito, meu editor de vídeo está com uns probleminhas. Por isso, não consegui colocar uma musiquinha agradável de fundo nem inserir algumas imagens que eu queria usar para ilustrar melhor o que eu estava falando, por isso fiz este post para complementar!

Aproveito para te convidar a assistir o vídeo abaixo e também a se inscrever lá no canal! Quem sabe agora eu não pego o embalo e saio fazendo vários vídeos?!

(Link para o vídeo)

Neste vídeo tem:

  • Separar os looks para as festividades diminui a tal “correria de fim de ano”
  • Minhas ideias sobre costurar algo novo para estas datas ou usar este tempo para fazer algo para presentear
  • Ideias para registrar os looks testados e aprovados
  • Por que escolhi montar looks monocromáticos (ou quase) e de comprimentos midi?
  • Liste os eventos (lembrando de notar se são diurnos/noturnos, formais/informais e etc)
  • Look 1 – Amigo secreto craft (tem saia midi nova – post em breve – e blusa de tricô – post aqui)
  • Look 2 – Festa em Família (tem blusa de algodão com seda, post aqui)
  • Look 3 – Meu aniversário (tem blusa de seda com insetos, muito amada, post aqui)
  • Look 4 – Ceia de Natal (tem blusa com pregas em cetim, post aqui)
  • Look 5 – Reveillon (nesse look não tem nada que eu fiz, rs)
  • O que eu vou costurar em breve?

Registrando a montagem de looks

Eu sugeri no vídeo registrar os looks que a gente vai provando (e gostando). Aqui vão duas imagens de como eu faço!

Meu próximo projeto de costura (para depois das festas)

Acabou cortando no vídeo, mas meu próximo projeto de costura é uma blusa linda com mangas amplas, que farei em um tecido muito especial! Da foto do livro, a única coisa que eu não vou colocar é a golinha peter pan.

Aqui estão imagens do tecido, do livro e do projeto!

Armário Handmade das Festas

Quando eu usar cada um destes looks, eu vou postar lá no meu Instagram! Já me acompanha lá também!

Ah, me conta o que achou do vídeo? Estou com mais ideias para gravar!

Look do Dia: Blusa com Pregas e Saia Calça (ambas da Burda Style!)
Look do dia: Blusa de Seda com Babados!
Tradutores para Costura

Felizmente cada vez mais temos bons materiais em português para nos auxiliar em nossas costuras: mais livros, cursos, cursos online, vídeos no YouTube e blogs, claro!

Quando comecei a costurar, em 2011, a quantidade e a variedade destes materiais não eram grandes. Mesmo não sendo há tanto tempo atrás, o “boom” da costura aconteceu mesmo de lá pra cá.

Antes eu comprava muitos moldes, livros e projetos de fora, para compensar a falta deles aqui. Um bom resultado disso é que meu inglês melhorou consideravelmente, além de ter aprendido um tiquinho (tiquinho mesmo) de francês e um pouco de alemão.

App de Tradução do Google

Até hoje, quando estou nesta situação de usar moldes ou instruções de fora, acabo precisando de um tradutor. O jeito mais fácil é usar o tradutor do Google no celular – tem para iOS e para Android, pois dá para fotografar o texto (como um scanner), em vez de digitar tudo.

Aqui eu usei o aplicativo para traduzir as instruções do lenço em algodão e veludo da La Droguerie, que vieram em francês (post aqui):

Nem sempre o texto chega 100% traduzido corretamente, às vezes algo se perde, mas no geral dá conta de entender. E assim, aos poucos, vou aprendendo novos termos e palavras em outras línguas.

App Sewing Translator

Recentemente fiquei sabendo do Sewing Translator, um aplicativo tradutor de termos de costura criado pela empresa de moldes Liesl & Co.

Você pode usar o tradutor para algumas línguas, para termos específicos de costura. Quando eu estava fazendo a regata da minha mãe (esta aqui), testei com o termo staystitch:

O tradutor colocou apenas como ponto direito, o que não me diz muita coisa, rs! Na verdade eu não sei se há um termo específico em português para staystitch, que é uma costura passada bem na beirada de partes curvas ou enviezadas de uma peça, antes de começar a unir as partes da peça, para que elas não distorçam/estiquem antes que o acabamento seja feito. É uma técnica muito útil que a Colette Patterns sempre aplica aos seus projetos e aprendi sobre ela em inglês por conta disso.

Por outro lado, termos mais comuns já estão bem certinhos no aplicativo, então vale a pena instalar:

 

Estas são as minhas ferramentas de tradução mais usadas. E você? Tem alguma dica para dar? Vamos adorar saber!

Uma regata para a minha mãe
Look do Dia: Saia Midi com Fendas e Bolsos!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno