Costuras da Semana!

Olá!
O post está atrasadinho, mas não falha, rs!

Mais uma semana corrida em que eu não tenho muita novidade para mostrar. Mas entre um compromisso e outro eu consegui costurar algo, oba!

Na aula de Patchwork, comecei a montar meu cesto de materiais de costura. A parte de fora e de dentro estão costuradas e falta agora juntar tudo e dar os acabamentos. Tirei estas fotos para dar uma ideia de como está:

cesto1-1283389

cesto2-2546543

Em casa, continuei a fazer meus consertos. Agora só falta uma blusinha (que eu notei que estava descosturada bem na hora de vestir #quemnunca?). O plano é depois disso retomar a minha capa de lã parada desde junho (para não virar a grande lenda costurística do inverno que já acabou) e depois fazer algumas peças novas que estão na fila.

Um dos consertos era refazer o cós daquela saia vinho de malha, que cheguei até a usar estando errado (post aqui). Agora que está realmente pronta, fiz a estreia oficial no domingo, numa maratona de dois aniversários que eu fui.

saia-vinho1-5993402

Agora sim!

Na foto não aparenta muita diferença mas, ao vestir, a roupa ficou mais certa no lugar, do jeito que tem que ser. Tanto é que quando usei de maneira improvisada uma vez, eu vi que só daria para pôr para uso mesmo depois de arrumada. Valeu a pena!

A arrumação do quartinho não andou nada essa semana, mas logo que me livrar da primeira prova de alemão do semestre (pronto, recomeçou o drama, rs!) eu quero pegar firme nessa parte também.
Por enquanto é isso!

Beijos e boas costuras!

Como é o meu vestir em 2023
Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Costuras da Semana!

Olá!

Semana devagar esta última. Já estou avisando logo no começo do post, rs!

Acho que todo mundo deve passar por algum tipo de “apagão” de vez em quando, né?!

Enquanto as mãos estavam preguiçosas, aproveitei para colocar algumas leituras em dia, inclusive do Pinterest, onde a gente tanto busca inspiração nos dias de hoje.

Rolou uma mistura de desânimo e preguiça, que terminou quando fui para aula de Patchwork na 6a feira. Lá, continuei o projeto de avental de cozinha com barrado feito em seminole. Gente, essa técnica é uma delícia de ser executada. Até já me deu ideia de uma costura vapt-vupt aqui para a minha casa!

Aqui está a combinação de tecidos e cores do projeto. As tiras escolhidas estão unidas, o próximo passo será “fatiar” e reorganizar tudo para formar quadrados.

seminole1-5873598

Seminole em progresso.

Aí, voltando para casa com pique total de costurar (ufa!) eu fiz algumas costuras à mão no meu vestido para o casamento (faltam 2 meses pro casamento, que ansiedade!), que tinham ficado de lição de casa.
Feito isso, retomei o conserto do sofá, dando continuidade ao sucesso de ter consertado a poltrona da sala com uma roseta de hexágonos. Diferente da poltrona, em que apliquei a roseta toda numa base de termocolante, no sofá eu costurei um forro de tecido (no mesmo processo que um dia eu usarei para finalizar minha colcha, #oremos), pespontei à mão para dar uma graça a mais e apliquei no lugar do antigo rasgo com termocolante apenas nas pontinhas e o resto foi costurado no móvel (deu uma dor nas costas e nos dedos!). Resolvi fazer assim para não ficar duro e acabar ficando esquisito ao movimentar a espuma quando sentar e levantar.

sofa1-6159230

Este foi o hexágono para conserto da vez antes do pesponto e da aplicação no sofá.

sofa2-5448823

Cantinho consertado e enfeitado

Eu gostei muito do resultado, que ficou até discreto, mais uma vez!

Com o hexágono para consertar o sofá em andamento, não mexi na colcha esta semana. Agora posso voltar para ela, hehehe! Saldo de rosetas estampadas até o momento: 55 (de 146).
No sábado eu acabei me rendendo à tentação de começar um projeto novo em crochê. Sim, crochê! Faz tempo que queria voltar a fazer crochê, mas ainda não tinha pensado num projeto que enchesse meus olhos. Estou fazendo uma capa de almofada em forma de flor, em linha amarela “gema de ovo” que estava guardada faz tempo em casa. Como a linha escolhida é fina, vai demorar um tiquinho a mais para ficar pronta, mas eu estou amando como ela está ficando!
Aqui eu deixo um “petisco” do trabalho iniciado (quero deixar com pelo menos 30cm de diâmetro):

2013-10-1410-03-24-2-1520077

Flor que “brotou” no sábado e já está com 10,5cm de diâmetro.

Eu digo que me rendi à tentação de começar este projeto porque fazer crochê para mim é super viciante. Se bobear, não faço mais nada na vida, hahahaha!

Então, determinei que vou fazer isso só durante os finais de semana, assim as costuras não ficarão de lado.
Inicio esta semana com as energias renovadas para costurar (e crochetar) mais e mais, que bom!

Beijos e boas costuras!

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Reflexões durante o covid, Get Back e um coração em paz.
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!