5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!

Quem lê o blog desde o começo sabe desta saga: em 2013 decidi unir retalhos especiais para fazer uma colcha usando a técnica do Jardim da Vovó, com hexágonos costurados à mão.

Sim, agora em maio o projeto vai comemorar cinco anos, entre idas e vindas, nossa! Estou empenhada para terminar logo esta manta de uma vez por todas, rs!

A retomada

Quando eu estava viajando no último Carnaval, me dei conta de que ainda não tinha costurado nada em 2018. Fiquei pensando no que eu poderia fazer ao voltar para casa e, no lugar de começar uma costura nova, resolvi pegar a manta para terminar.

Projeto parado é material e tempo parados, e, no caso desta manta, um bocado de história também!

Primeiro vídeo da manta

Então, depois de dois meses de retorno aos trabalhos (geralmente usando a minha famosa técnica de pegar por uma hora por dia), fiz ontem uma live no YouTube (já se inscreveu no meu canal?) contando como foi retomar esse projeto, em que etapa estava e etc. É muito engraçado porque, há cinco anos atrás, eu nem imaginava que teríamos Stories no Instagram para mostrar a rotina desse trabalho e muito menos eu achava que faria vídeo no YouTube sobre ele!

(Link para o vídeo)

  • Qual a história desse projeto?
  • Como é a técnica?
  • Em que pé está o meu projeto no momento?
  • Outras aplicações da técnica do Jardim da Vovó
  • Livros de referência
  • O que falta fazer?

Já que a colcha/manta começou a fazer parte da minha vida apenas dois meses depois da criação deste blog, rolaram posts sobre ela ao longo de todos estes anos, só em 2017 que não! Em complemento ao vídeo, resolvi deixar aqui um apanhado destes posts sobre a colcha (que depois foi modificada para uma manta).

Explico: no blog antigo tinha uma página só para reunir estes posts e, aqui no blog atual, o conteúdo acabou se misturando aos demais posts de costura.

Bora recapitular?

O que rolou em 2013

Maio: Iniciando a colcha e Escolhendo o modelo da colcha
Junho: Novos retalhos e Novos retalhos e novo molde para cortar o papel
Julho: Progresso da colcha e Novos retalhos
Agosto: Pesquisa in loco na Liberty e Progressos de agosto
Outubro: Progressos de setembro

O que rolou em 2014

Janeiro: Progressos de dezembro e a primeira mudança de projeto (rs)
Fevereiro: Progressos de janeiro – compra de materiais e novos retalhos
Julho: Progressos de maio e junho – Hexágonos brancos

O que rolou em 2015

Fevereiro: Progressos de dezembro e janeiro – hexágonos brancos e início da montagem da colcha

O que rolou em 2016

Julho: Retomada e outra mudança de projeto (rs)

Outros projetos com Hexágonos

No vídeo eu mostrei outros projetos em que apliquei a técnica dos hexágonos de tecido. Se você quiser ver algum em detalhe, veja os posts abaixo!

Almofada com hexágonos aplicados com ponto caseado
Cesto com hexágonos aplicados com pontos invisíveis à mão
Mochila com hexágonos aplicados com quilt à máquina (matelassê)

 

Agora eu termino, vocês vão ver!
É um projeto muito especial para mim e está mais do que na hora de colocar a peça pronta em uso!

E, se você quiser acompanhar o dia-a-dia desta manta, é só conferir lá nos Stories do meu Instagram!

Colcha de Retalhos – um filme e uma vontade
Minha colcha de retalhos – Patchwork Hexagonal
Mini Boneca feita em casa!

Olá!
Semana passada me aventurei em mais um projeto para o bazar da escola da Julia (já falei sobre ele aqui). Dessa vez o desafio foi fazer um molde e confeccionar uma mini boneca para que os pais pudessem fazer em uma oficina na escola.

Comecei buscando na internet bonecas semelhantes, mas acabei decidindo fazer um teste para ver como ficava.

Como costurar uma mini boneca

A bonequinha de modelo que eu tinha era essa:

Fiz um molde em papelão do corpinho da boneca, que basicamente é uma forma de T cortado duas vezes. Depois disso uni os dois, lado direito de um tecido com o direito do outro e passei uma costura por toda a volta do T, deixando aberta as duas pontas, onde iria montar as mãos. No lugar do pescoço da boneca, abri um buraco com a tesoura e desvirei a peça.

Fiz dois círculos pequenos de tecido cor da pele, fiz um alinhavo na borda, preenchi com lã e puxei o alinhavo, fechando assim a mãozinha. Repeti o mesmo processo para a outra mão e para a cabeça, só que dessa vez com um círculo maior. Depois disso, costurei as mãos e a cabeça no corpinho com um alinhavo bem firme, com duas linhas para não arrebentar enquanto a Julia estiver brincando.

Para o chapéu, cortei um triangulo de tecido colorido e costurei as duas faces dele (novamente, direito com o direito do tecido), deixando a face de baixo aberta, por onde desvirei e costurei com um alinhavo na cabeça da boneca.

Enfeitando a mini boneca

Com a bonequinha costurada, Julia foi logo desenhando a carinha com caneta e pedindo que eu colocasse miçangas e outros adereços para enfeitar!

Costuradas por mim, decoradas pela Julia

Todas juntas!

Simples e divertido de fazer!

Foi super fácil de fazer e bem divertido! Esta é uma ótima dica para quem estiver em casa, com seu filhote de férias, procurando atividades bacanas para ocupar o tempo!

Beijoca,
Ana

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Frutas e Legumes de Feltro!

Olá pessoal!
Estou colaborando com o bazar da escola da minha filha e, com isso, preciso me dedicar às artes manuais com afinco, para que as peças estejam prontinhas no dia do evento.

Por esse motivo teremos no futuro uma série de posts sobre cada oficina que fizermos, onde vou tentar trazer moldes e as peças que fizemos, para que vocês também possam tentar!

Semana passada foi dia dos pais se reunirem ao redor do feltro e das linhas, na produção de lindas frutas de feltro. Elas foram produzidas como brinquedos, mas eu já tive inúmeras ideias de uso para elas, por exemplo: usar como alfineteiros charmosos e ou como pesos de porta bem divertidos.

A ideia dessa oficina era produzir uma cesta com diversos tipos de vegetais de feltro que depois será vendida no bazar, para a criança brincar.

Inspirações

Outra mãe lá da escola levou os moldes para fazermos, mas existem inúmeros tutoriais e moldes disponíveis na internet para quem quiser fazer suas próprias frutinhas.

Minha produção

Fiz uma banana, uma cenoura, alguns morangos (molde aqui) e trouxe para casa melancias e pêras para fazer, porque ficamos sem tempo e sem linha para terminá-las na oficina.
Essas são as minhas versões das frutas que trouxe para casa e pude fotografar.

Exercitando a criatividade

Achei uma graça fazer frutinhas e, fuçando na internet, descobri muitas outras comidas de feltro. Dá pra fazer um mercado completo para seus pequenos. A minha filha já está se divertindo!

Beijoca,
Ana

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Um novo armário handmade para uma nova fase
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno