Gustav Klimt e a Moda

Conhecido mundialmente por sua obra prima “O beijo”, não há quem não se encante pelas musas ricamente adornadas em dourado de Gustav Klimt.

“O beijo”

Klimt foi o maior pintor austríaco de todos os tempos, conhecido sobretudo por sua arte decorativa, mas que também, assim como nós, era apaixonado por vestuário. Suas pinturas, muitas vezes retratam peças idealizadas para satisfazer o gosto excêntrico de sua amante, Emile Louise Flöge.

Emile tinha um gosto bastante arrojado para sua época e, diferente da sociedade vienense em que vivia, gostava de cores vibrantes, modelos ousados e tecidos luxuosos.

No livro “Klimt & a Moda” encontrei todas essas curiosidades sobre esse pintor que eu tanto amo e fiquei ainda mais apaixonada por seu trabalho.

Livro “Klimt & a Moda”

Apesar de conceber os modelos, quem costurava as peças era a própria Emile que, em parceria com sua irmã, mantinha um ateliê de costura chamado “As irmãs Flöge”. Não é apaixonante?

Pena que as irmãs não alcançaram o sucesso pois, obviamente, como outros artista de vanguarda, Emile produzia peças consideradas muito ousadas para a época, tempo em que a profissão de estilista ou designer de moda ainda nem existiam.

Apesar da falta de reconhecimento pela sociedade, Emile transmitiu suas criações para as gerações seguintes pois foi imortalizada na obra de seu famoso amante, ricamente vestida com suas próprias produções.

Veja alguns dos modelos que Emile criou e as obras de Klimt em que ela aparece usando essas peças de vestuário:

Bom para nos inspirar não é mesmo?

Look do dia: Regata de crochê e quimono de seda!
Look do dia: Mais um colar em tricotin!
Look do dia: Regata de crochê e quimono de seda!

Bem que esse post poderia chamar: look da formatura, rs! Sim, eu estava assim no último dia da formação em Consultoria de Estilo (contei mais aqui). O mais legal é que eu combinei peças que eu adoro e que eu nunca tinha usado juntas.

Look do Dia

Tanto a regata quanto o quimono já apareceram aqui no blog (aqui e aqui), mas nenhum dos looks anteriores valorizaram tanto estas peças. Estava me sentindo ótima neste dia, pela ocasião de concluir uma formação que eu queria muito fazer, pelo fato que estava amando estar com esta roupa, tanto pelo conforto quanto pelas cores e pela mistura das texturas de cada uma das peças: a seda fluida do quimono, o crochê da regata e o plissado da saia.

Uma coisa que eu nunca tinha notado também é que o lilás discreto da estampa floral do quimono batia certinho com o lilás da regata de crochê… Aí essa mistura toda de texturas fica mais conectada, sabe?

Lilás do quimono conectado com o lilás da regata (que amor)!

Regata em Crochê: projeto da professora Solange, nas aulas da Novelaria. Fio Malabrigo Baby Silkpaca (70% Baby Alpaca e 30% Seda) na cor Periwinkle. Mais fotos aqui.
Quimono de Crepe de Chine: Tecidos liso e estampado da loja Texprima. Molde da revista Burda portuguesa de 02/2012. Mais fotos do quimono aqui.
Saia plissada: American Apparel
Espadrilles: Cervera

Formada e feliz!

Mais algumas imagens deste dia tão especial!

Quimono versátil

Eu sempre tive uma preferência por roupas mais estruturadas e com modelagens mais próximas do corpo e, por conta disso, este quimono era usado bem menos do que deveria. Um olhar mais carinhoso pra ele tem rendido combinações especiais e diferentes entre si!

Em 2014, meio desajeitada com o quimono larguinho, rs!

No carnaval 2017, mais à vontade!

Que bom que agora estou usando mais este quimono e que o “look da formatura” ficou especial como eu queria!

Formação em Consultoria de Estilo!
Cachepôs de Crochê!
Look do dia: Mais um colar em tricotin!

Como eu contei ao mostrar o primeiro colar que eu fiz em tricotin, usar materiais que restaram de projetos anteriores de tricô e crochê tem sido uma prioridade pra mim.

Assim como eu fui acumulando cortes de tecidos inteiros e sobras de projetos nestes anos de costura desenfreada, não quero que o mesmo aconteça com meus materiais de tricô e crochê.

E assim, com o que restou de lã do meu gorro de lã, nasceu mais um colar de tricotin!

Colar-cordão de tricotin

Em julho, lá estava eu fazendo mais um tubinho de tricotin para usar até o fim da lã linda que já tinha virado um gorro bem quentinho…

Até que chegou o dia em que o tubinho estava pronto e eu, querendo usar algo diferente em um dos dias do curso de formação em consultoria de estilo, torci até que formasse um cordão bem bonito e num bom comprimento para um colar.

Mais um tricotin que virou colar e está sendo estreado hoje! #costurakatiacostura #tricotakatiatricota #bloguices

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Como eu fiz isto à noite e já queria ir usando na manhã seguinte, uni as pontas com uma costura com a própria lã, mas como eu adorei de verdade este modelo, vou comprar terminais de colar para fazer outras peças!

Que tal?

Look do Dia

Desde que terminei o colar, usei pelo menos uma vez por semana! Ou seja, ele foi uma ótima ideia para dar uma cor a mais perto do rosto e colocar mais textura aos meus looks!

A combinação é preferida é esta aqui, com o roxo do vestido, com o verde do casaco levinho e o alaranjado do colar (as cores estão coordenadas em tríade, contei mais aqui).

Olha a selfie da autoestima com o colar novo!

Coordenação de cores em tríade (roxo, verde e laranja) mais querida!

Colar: tricotin feito com lã Lanafil (Pagliaccio – 53% lã e 47% acrílico – cor 42211).
Vestido de Malha: Ponto Roma comprado no Bom Retiro (SP). Molde do Davie Dress, da Sewaholic Patterns (Canadá), versão C: sem mangas e comprimento nos joelhos. Mais fotos do vestido aqui.
Parka: Laundry
Botas: Luiza Perea

Fiquei tão satisfeita com este segundo colar que quero fazer outros!
Um ótimo acessório!

Acessórios para o Inverno: Gorro de tricô!
Roxo é o novo preto
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Participe do mailing e receba newsletters cheias de novidades.

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!