Aventuras em crochê: fazendo o xale vírus!

Essa semana encontrei vários xales no instagram com um nome muito curioso: vírus!

Fonte: https://www.instagram.com/explore/tags/virusschal/

Isso mesmo, achei o nome muito estranho. Mas, desde o primeiro que vi, fiquei apaixonada e com muita vontade de fazer um para mim.

Escolhendo o fio

Sou iniciante no crochê e apanho demais para fazer, mas esse xale foi um daqueles projetos irresistíveis, então fui até a 25 de março para comprar um fio para esse projeto.

Uma das coisas que mais me chamou atenção neste projeto foram as cores… que coisa mais linda usar a linha matizada ou, melhor ainda, misturar fios de diferentes cores fazendo um projeto único!

Fui para a loja com essa intenção, encontrar alguns tons e combiná-los, mas tenho que ser a chata e desabafar com vocês: temos muito poucas opções de cores e qualidades de fios aqui no Brasil. Não que eu conheça muito dos fios no exterior, mas pelos projetos que mostrei acima dá para der uma clara idéia da diversidade de cores, né?

Além disso, dá para reparar no brilho e na finalização dos trabalhos, isso aponta a qualidade, ao menos na minha opinião.

Como não encontrei os quatro tons que gostaria, resolvi comprar um fio matizado em verde – Dois novelos da linha Anne 500, da Círculo, na cor verde mesclada nº 9392 – e começar o projeto.

Fazendo o xale vírus, de crochê

Buscando na internet, descobri que existem muitos, milhares de projetos do xale vírus, inclusive um tutorial em 5 vídeos para canhotos (tem para destros também!).

Comecei a assistir e adorei, é super bem explicado. Como vai devagar, consegui ir acompanhando (e pausando, claro!) e fazendo o meu.

Mas eu me perco muito no crochê, errei uma centena de vezes e desmanchei outra centena. Foi aí que comecei a ficar chateada com o fio… ele vai ficando feio, perdendo o brilho de tanto desmanchar e crochetar de novo.

Depois de pegar o jeito da receita (esta aqui), decidi parar de ver o vídeo e tentar seguir o gráfico, aí me dei muito melhor.

Gráfico do xale vírus

Talvez seja porque treinei muito com o vídeo, mas preferi e me dei melhor com o gráfico.

Salvei no celular e levo o projeto na bolsa para todo lado, não vejo a hora de terminar e usar!

Claro que já estou pensando em fazer outro, com vários fios mais especiais, mas isso fica para uma próxima vez!

Vestido Infantil Florence
Cachepôs de Crochê!
Vestido Infantil Florence

Oi pessoal, como estão?

Esses dias estava revendo os moldes que comprei e encontrei um vestido que há muito queria fazer.

Resolvi tirar a manhã de domingo para fazer esse projeto. Comprei o molde do vestido Florence pelo Etsy, minha loja favorita para esse assunto. Recebi o arquivo em pdf via e-mail e confesso que quando abri me assustei… o arquivo era enorme, mas resolvi que dessa vez ia encarar.

Como sempre, escolhi um tecido bonitinho, mas não um dos favoritos porque sempre considero a primeira peça como um piloto.

Nesse modelo, cabia bem uma aplicação, então também separei uma sianinha crochetada que ganhei de uma amiga e achei que tinha tudo a ver com o projeto. Ainda estou começando no crochê e não entendi muito bem como é feita, mas vou fuçar na internet como se faz e quando aprender, volto aqui para mostrar!

O Tutorial

Imprimi e montei o molde e cortei as peças no tecido. Até aí sem novidades, mas estava com receio mesmo de seguir o tutorial, mas felizmente me surpreendi muito.

Ele é muito detalhado, com explicação e fotos de cada etapa e foi muito fácil segui-lo até o final.

Fazendo o Vestido e a Aprovação da Julia

O Florence tem a opção de ser bata ou vestido e ainda, o detalhe da frente pode ser com fitas para fazer um laço ou casinha para botão.

Escolhi fazer um vestido com laço na frente e adorei o resultado.

Julia já não é mais uma bebezinha e tem muuuuita opinião. Quando terminei, pensei que ela não iria querer usar, mas novamente me enganei e ela amou!

Chamou de vestido de camponesa, colocou e não tirou mais!

Claro que vou repetir o projeto, mas ando pensando em qual tecido utilizar e não cheguei a uma conclusão ainda.

Recomendo muito esse molde por ser muito versátil, permitir opções diferentes, pelo preço e facilidade de seguir o tutorial.

Assim que tiver novidades eu volto!

Beijocas!

Aventuras em crochê: fazendo o xale vírus!
Ferramentas de Costura – Canetas Hidrográficas para Tecidos Escuros!
Gustav Klimt e a Moda

Conhecido mundialmente por sua obra prima “O beijo”, não há quem não se encante pelas musas ricamente adornadas em dourado de Gustav Klimt.

“O beijo”

Klimt foi o maior pintor austríaco de todos os tempos, conhecido sobretudo por sua arte decorativa, mas que também, assim como nós, era apaixonado por vestuário. Suas pinturas, muitas vezes retratam peças idealizadas para satisfazer o gosto excêntrico de sua amante, Emile Louise Flöge.

Emile tinha um gosto bastante arrojado para sua época e, diferente da sociedade vienense em que vivia, gostava de cores vibrantes, modelos ousados e tecidos luxuosos.

No livro “Klimt & a Moda” encontrei todas essas curiosidades sobre esse pintor que eu tanto amo e fiquei ainda mais apaixonada por seu trabalho.

Livro “Klimt & a Moda”

Apesar de conceber os modelos, quem costurava as peças era a própria Emile que, em parceria com sua irmã, mantinha um ateliê de costura chamado “As irmãs Flöge”. Não é apaixonante?

Pena que as irmãs não alcançaram o sucesso pois, obviamente, como outros artista de vanguarda, Emile produzia peças consideradas muito ousadas para a época, tempo em que a profissão de estilista ou designer de moda ainda nem existiam.

Apesar da falta de reconhecimento pela sociedade, Emile transmitiu suas criações para as gerações seguintes pois foi imortalizada na obra de seu famoso amante, ricamente vestida com suas próprias produções.

Veja alguns dos modelos que Emile criou e as obras de Klimt em que ela aparece usando essas peças de vestuário:

Bom para nos inspirar não é mesmo?

Aventuras em crochê: fazendo o xale vírus!
Ferramentas de Costura – Canetas Hidrográficas para Tecidos Escuros!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!