Como foi o #desafioartesanal e o #desafiodacostura no Instagram!

Olá!
Hoje é um dia especial para mim. Através desses aplicativos que buscam posts publicados em outros anos na mesma data, vi que há 5 anos atrás eu fazia a minha primeira aula de costura com a Patricia Cardoso. Há exatos 5 anos, despretensiosamente eu comecei um novo ciclo, mas naquela data ainda não sabia que a costura iria ser parte tão importante na minha vida! E hoje, 5 anos depois, venho aqui contar como foi o #desafioartesanal e o #desafiodacostura, realizado em conjunto com a própria Patricia agora em março!

2016-03-232b07-37-22-8554119

Preparação

Em fevereiro a Pat me convidou para fazer o desafio junto com ela e eu topei na hora! Mesmo com a Pat morando tão longe atualmente (longe mesmo, lá na Nova Zelândia!), nós mantemos bastante contato, o que me deixa muito feliz dado que foi com ela que comecei a minha trajetória na costura.

Enfim, em fevereiro fomos bolando os temas, a Pat preparou as imagens para cada dia e iniciamos o mês de março muito animadas!

Novas pessoas foram chegando a cada dia, mesmo com o desafio já rolando, o que para mim significou um grande interesse em participar, foi muito gratificante!

2016-03-102b13-28-19-1-7096673

Desafio e coletividade

Apesar de chamar desafio, o intuito não era a competitividade e sim postar algo conforme o tema proposto para cada dia. O resultado diário era muito legal de ver, pois a interação entre os participantes foi muito boa! Não só as curtidas nas fotos (que estavam muito caprichadas) aconteceram, como também muitos comentários nos posts, com trocas de ideias e de dicas!

Alguns dos dias mais “bombados” foram os que a gente trocou dicas e truques, assim como quando compartilhamos os nossos tropeços pelo caminho. Olha, se eu disser que já aproveitei algumas dicas que aprendi por lá no meu projeto que está quase pronto, você acredita? É verdade!

Isso é muito legal, num momento desses é que eu recobro as esperanças nas redes sociais, onde atualmente vemos tanta discórdia entre as pessoas e um bocado de pessimismo. As redes sociais nasceram nesse nosso mundo digital para agregar as pessoas e não o contrário, na minha opinião. Por mais que a gente não goste ou não concorde com alguém, temos que ter bom senso ao lidar com o diferente ou com o novo.

Nesses dias de desafio, conheci um tanto de gente nova que faz coisas bem diferentes das minhas, outras realidades, pessoas que moram bem longe de mim (até participantes portugueses apareceram!). Trocamos muitas informações legais, compartilhamos sonhos, projetos futuros e dicas, foi mesmo muito rico!

2016-03-012b16-15-53-1-5723603

Conclusão do desafio e planos para o futuro

Enquanto escrevo este post, vi que a hashtag #desafioartesanal foi mencionada mais de 3.200 vezes! Não é demais? Eu fiquei muito satisfeita, pois é uma novidade ter um desafio em português voltado ao mundo craft lá no Instagram e eu acho que foi super proveitoso!

O pessoal que participou ativamente curtiu tanto essa forma de reunir pessoas com as mesmas afinidades artesanais que criou uma nova hashtag: #craftandocomasamigas.

A gente quer sim fazer novos desafios, já que este primeiro foi tão bem recebido com participações tão animadas! Se você quiser deixar uma sugestão de tema, conta nos comentários, eu e a Pat vamos adorar saber!

Quero agradecer imensamente o interesse e a participação de todo mundo e até o próximo desafio! Enquanto isso, os posts vão rolando normalmente aqui no blog, no meu Instagram, na página do blog no Facebook e no meu Snapchat (meu usuário lá é o katialinden)!

Acompanhe também a Pat, ela está arrasando no YouTube, no blog e em tudo mais que ela coloca as mãos de fada dela!

2016-04-012b08-34-25-1787809

Beijos e boa semana!

11 Anos de Blog!
10 anos de blog – O que vem depois?
Participe do #desafioartesanal e do #desafiodacostura no Instagram!

Oi!
Eu e a Patricia Cardoso estamos lançando o Desafio Artesanal e o Desafio da Costura em Março/16. Esta é uma brincadeira no Instagram aberta à todos que queiram participar, inclusive com técnicas além da costura, ou seja, é sobre criatividade e trabalho manual.

Nós já participamos de desafios assim em inglês e foi muito legal, mas sentimos falta de ter algo do tipo em português, sabe? Assim, você pode conhecer mais pessoas com afinidades iguais às suas, além de ser uma ótima fonte de novidades e de inspiração!

Para cada dia do mês teremos um tema e todo mundo pode participar com suas fotos, usando as hashtags #desafioartesanal e #desafiodacostura para podermos localizar, não esqueça também de marcar a gente (@katialinden e @p_casan) nas suas postagens!

Ahm, caso você queira participar mas desconfie que não tem foto para todos os dias, não se preocupe, poste o que você puder e participe. O legal mesmo é se divertir e compartilhar idéias e inspirações.

Copie a foto abaixo e poste no seu Instagram.

blogger-image-991081833-6039521

Convide seus amigos do mundo craft para participar! Eu e a Pat esperamos você lá no Instagram!
Bom divertimento!

Beijos!
Katia

Como é o meu vestir em 2023
10 anos de blog – O que vem depois?
Desafio triplo de costura – dois tecidos, um modelo de vestido, com elástico na cintura

Olá!

Inspirada pelos posts da Ana de desafios costurísticos que ela superou (você pode ver o primeiro aqui e em breve vai ter mais), resolvi escrever sobre a minha experiência de fazer um mesmo modelo de vestido em dois tecidos diferentes, com o “plus” de terem a cintura marcada por elástico, uma das minhas maiores dificuldades costurísticas.

O modelo em questão é o Myrtle, da Colette Patterns (amor eterno), desenhado para ser feito tanto em malha quanto em tecido plano.

myrtle10-6518533

myrtle11-8544749

O primeiro vestido foi feito em malha e o segundo em tecido plano.

Resolvi fazer das duas formas para notar a diferença e, no meu peso atual, um vestido (ou dois, rs) com elástico pode continuar a ser útil numa futura e desejada fase mais magra.

Uma coisa interessante é que o material dos meus dois vestidos é o mesmo: a viscose (tecido feito à base de celulose, “é a mais ‘natural’ de todas as fibras químicas” – fonte).

O vestido cereja é feito de jersey de viscose, uma malha pesada mas que não é grossa e também bastante fluida. Dá para notar isso pelo decote que ficou mais profundo e menos volumoso, assim como a saia.

O vestido estampado foi feito com o tecido plano de viscose que parece muito com um algodão fino (para mim, lembra tecido de algodão Liberty) e ficou bem diferente do primeiro.

jersei4-3818386

myrtle4-4496270

Meus dois vestidos, em jersey de viscose e em tecido plano de viscose.

jersei3-2304013

myrtle3-6901692

Detalhes da parte de cima para poder ver a diferença dos tecidos, cada um com sua beleza!

Como era a proposta, o vestido realmente é fácil de montar, em qualquer um dos dois tipos de tecidos. Para cada um existem “regrinhas” específicas, como fazer o acabamento das costas da peça de malha com agulha dupla enquanto com o tecido plano usa-se um viés interno. Dá para ver isso no acabamento dos decotes acima.

Eu já parti para a costura sabendo que em qualquer uma das duas peças eu teria que encarar um dos meus maiores pontos fracos na costura: a colocação de elástico. Essa é uma das partes em que eu sou mais desajeitada. Eu acabo conseguindo no final, mas nunca acontece de primeira.

Seguindo apenas o tutorial online (dessa vez nem segui o livreto que veio junto com o molde, para testar) consegui colocar o elástico no vestido de jersey na primeira tentativa, mas precisei dar uma desmanchada para ajeitar alguns trechos de tecido que embolaram.

Já no vestido de tecido plano precisei desmanchar duas vezes, uma porque nem sei o que fiz de errado, só sei que não criou essa “canaleta” que dá para ver por fora. Na segunda foi porque embolou muito MESMO.

Eu estava doida para terminar esse vestido, pois o primeiro já estava pronto, eu já tinha usado e a-ma-do. Estava contando que com o segundo seria o mesmo sucesso.

Além de rever o tutorial no site, assisti novamente o vídeo com mais fotos dessa etapa (abaixo, é só acessar o link – e que deixo como dica para quem também tiver a mesma dificuldade que eu) e fiquei pensando como lidaria com o meu vestido, pois se desmanchasse a costura pela terceira vez eu receio que o tecido começaria a ceder.

No fim das contas, dividi o elástico em duas partes iguais, marcando com uma caneta. Distribuí então cada metade do elástico nas metades da cintura, que situei pelas costuras laterais. Procurei não alfinetar muito, pois achei que era isso que estava causando o problema de repuxar na hora de esticar tudo para costurar.

myrtle13-8995071

Respira, estica tudo e costura!

Costurei à máquina conforme indicado e ainda assim precisei desmanchar algumas partes que tinham ficado franzidas ou repuxadas. Isso aconteceu nas duas peças. Nessa hora de refazer a costura, coloquei um alfinete para garantir que o elástico não sairia do lugar e costurei pelo direito, assim visualizaria melhor e evitaria repuxar o tecido de novo.

Como eu disse aí em cima, não foi de primeira, mas deu certo. E foi muito trabalhoso, mas ainda assim muito recompensador, já que eu adorei os dois vestidos! E porque, se a gente tem algum desafio para vencer na costura, a gente só vai chegar a algum resultado praticando, certo?!

Espero que os links tenham servido como dica nesse assunto de colocar elástico (mesmo que estejam em inglês, creio que o passo a passo seja fácil de entender só pelas imagens) e que a dica de escolher o tecido conforme o resultado pretendido também seja útil!

Saldo: mais dois vestidos no armário, já com cara de primavera, mais um pouco de treino com elástico!
Beijos!

Meus 10 anos de costuras: as costuras de 2012 e início de 2013!
Look do Dia: Um vestido de paetês para saudar 2020 e brilhar na quarentena
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!