Look do Dia: Blusa Cropped em Tricô (projeto Francine Lacerda)!

Quando comecei a minha consultoria de estilo com a Cris (post aqui), eu já tinha começado esta blusa por conta própria. Mas as minhas escolhas já estavam certas: alongar um pouco o comprimento da blusa e usar as cores da minha cartela!

Esta é a minha primeira blusa de tricô que não é para o frio. Fui tricotando o top nos últimos tempos, em casa mesmo, seguindo as instruções. Levei para a aula apenas para fazer os acabamentos, pois estou acostumada a fazê-los de outra forma, que aprendi com a minha professora Solange.

A Blusa Cropped da Fran

Comprei o projeto da Francine em agosto e os fios eu já tinha em casa há um tempo, estavam esperando o projeto ideal para eles! Fiz o tamanho G e apenas aumentei o comprimento da peça, para que ela terminasse nos meus ossinhos do quadril (que a gente chama na modelagem de pequeno quadril), sabe? Assim a blusa não ficaria curta para mim e eu aproveitaria mais o uso dela!

O fio de algodão egípcio mesclado é da Lanafil (o Favignana Degradê) e ele fez toda a diferença no projeto! Ficou leve, acetinado e fresquinho!

Usei quase 7 novelos de 50g da cor 79394 (degradê de verde) e tricotei tudo com agulhas 4,5mm. O comprimento das duas partes é de 47cm cada um.

Look do Dia

Usei a blusa dia desses para almoçar com o marido, e adorei juntar as texturas do tricô, da saia plissada e da carteira de crochê. A combinação de verde e azul (análogas no círculo cromático) deixa o look colorido mas ainda discreto por não ser contrastante, o que eu gosto muito!

look-cropped-boxy2-1024x768-8977427

Blusa Cropped de Tricô: Linha de Algodão Egípcio Merceirizado Lanafil – Favignana Degradê. Projeto Cropped Boxy Tee da Francine Lacerda.
Carteira em Crochê: Fio de malha Novelaria. Projeto das aulas com a professora Solange, na Novelaria (SP). Mais fotos da carteira aqui.
Broches: Montageart (SP)
Saia Plissada: American Apparel
Tênis: All Star

Agora eu tenho uma blusa de tricô para os dias mais quentes! Adorei!

Como é o meu vestir em 2023
10 anos de blog – O que vem depois?
Look do Dia: Blusa Dora (da Francine Lacerda)!

Olá!
Depois de um dia de costuras muito especial no ateliê da Francine Lacerda (contei aqui), levei a minha blusa Dora quase pronta para casa.

Concluindo a Blusa

Precisei fazer novas mangas, pois as originais do tamanho G do molde não couberam nos meus braços avantajados, rs! Esse tipo de modificação não é novidade para mim, então foi fácil. Mas, para garantir, mudei o molde e fiz um piloto em morin para testar. Como deu certo, parti para o tecido definitivo.

Depois disso, era só fazer as casas nas costas, pregar os botões e a blusa ficou pronta! E muito fofa, por sinal!

blusa-dora1-7719648

Blusa pronta! Achei que o tecido casou super bem com o modelo!

blusa-dora2-9202665

Adoro este decote!

blusa-dora3-7063044

Mangas levemente bufantes, com franzidos no topo e uma prega na parte de baixo.

blusa-dora5-4205166

Fechamento nas costas com botões. Escolhi os meus bem grandes, para ficarem aparecidos!

Look do Dia

Resolvi estrear a blusa em um dia de passeio em família, quando fomos visitar a Expoflora, em Holambra. Sabendo que faria bastante calor o dia todo, fui de shorts jeans e uma sandália bem confortável.

Aliás, falando em conforto, fazia tempo que eu namorava esta Melissa verdinha e não a comprava pois não tinha certeza que usaria… Eu não tinha uma sandália assim aberta há anos, pois antes eu só usava sapatilhas quando não estava de tênis. Que bom que eu mudei de ideia, pois além de linda (na forma e na cor) é super confortável!

blusa-dora6-9786790

blusa-dora8-9570158

Pronta para o passeio, de blusa nova!

blusa-dora7-3343473

Blusa Dora: tecido de algodão Liberty (comprado no site Westwing). Peça costurada com molde da Francine Lacerda, em aula em seu próprio ateliê.
Shorts jeans: Hering
Sandálias: Melissa

Expoflora 2016

Eu costumava visitar a Expoflora com os meus pais quando era mais nova e há mais de 10 anos eu não ia até lá. A minha recordação era de um dia bem gostoso em família, numa exposição enorme de plantas e flores. Também tinha uma boa área de venda de plantas e flores a bons preços e não tinha muita opção para comer.

Quando voltei nesta edição, vi que muita coisa tinha mudado: ingresso caro (R$ 42,00/pessoa e R$35,00 o estacionamento), muita gente no local, as áreas de exposições diminuíram muito e as opções para comer aumentaram.

Nós todos gostamos do passeio mais pelo dia juntos e pelo almoço longo e em um lugar diferente. Mas não voltamos com nenhuma plantinha comprada, pois acabamos ficando cansados por conta do calor e da dificuldade de circular pelas exposições e outros ambientes (parecia que estávamos em uma procissão, rs), o que fez com que encurtássemos o passeio. Pois é, acho que é a primeira vez que eu conto sobre uma viagem meio “mico”, né?! Acontece, rs!

Mesmo assim, registrei algumas boas ideias e composições que vimos! Nem tudo estava perdido!

1expoflora16-2371075

Árvores com tamancos de madeira.

2expoflora16-1461213

Um ambiente externo, com cara de piquenique. Queria deixar a varanda da minha casa assim!

3expoflora16-9636627

Linda composição!

4expoflora16-5158663

Uma homenagem ao Rio, muito amor pelos guardachuvas no teto!

Enfim, esperava mais, mas valeu a pena mesmo assim. Fora que a blusa fresquinha deu conta do calorão!
Beijos!

Como é o meu vestir em 2023
10 anos de blog – O que vem depois?
Um encontro de costura muito especial!

Olá!

Aqui estou eu para contar sobre um dia muito especial de costura! Eu já falei isso algumas vezes ao longo da existência do blog, mas reforço que desde que comecei a costurar, pessoas muito especiais passaram a fazer parte de minha vida.

A sensação que eu tenho é que a costura e as manualidades reunem pessoas tão incríveis, que eu não imaginaria conhecer anos atrás.

Quando a Vivi Basile estava para vir para o Brasil (Vivi é de Brasília, mas atualmente mora nos EUA), uma movimentação começou a acontecer no instagram da Francine Lacerda até que conseguimos fechar um dia de costuras entre amigas. Estávamos juntas eu, Vivi, Andrea Riserio, Andrea Onishi (uma das metades do Superziper) e Cris Akemi. Fiquei super animada por encontrá-las, até porque nunca tinha costurado com algumas delas.

Combinamos de levar quitutes para almoçarmos no ateliê mesmo, assim não precisaríamos sair para almoçar e aproveitaríamos ainda mais o tempo juntas!

muffins-limao-papoula2-3903238

Olha quanta delícia junta, confesso que comi de tudo um pouco, rs!

Como algumas meninas levariam pratos salgados, levei um docinho que poderia ser um petisco para a tarde ou sobremesa mesmo. E assim como combinei com as meninas, antes tarde do que nunca, compartilho aqui a receita do que levei: Muffins de Limão Siciliano com Sementes de Papoula, uma das minhas favoritas!

muffins-limao-papoula-9411263

Muffins no forno!

Muffin de Limão Siciliano com Sementes de Papoula

Ingredientes – Massa:
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 2 colheres (sopa) de sementes de papoula
– 1/2 colher (chá) de sal
– 1 e 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
– 1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 100g de manteiga sem sal
– 3/4 de xícara (chá) de açúcar
– 2 ovos inteiros
– Raspas da casca de 1 limão siciliano
– 1 xícara (chá) de iogurte natural integral (dá um copinho inteiro e mais um pouco de outro, dos comprados no supermercado)
– 2 colheres (chá) de suco de limão siciliano

Ingredientes – Glacê:
– 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (90g)
– 1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

OBS: Se quiser uma caldinha ao invés desse glacê mais durinho, coloque 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Modo de Fazer – Muffins:
1. Pré aqueça o forno a 180oC. Coloque forminhas de papel em uma forma de muffins/cupcakes.

2. Em uma tigela pequena, misture a farinha, a semente de papoula, o sal, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Reserve.

3. Em uma tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Acrescente um ovo de cada vez, batendo bem.

4. Fora da batedeira, acrescente as raspas da casca de limão siciliano, o iogurte e o suco do limão siciliano e mexa até ficar homogêneo. Coloque a mistura dos ingredientes secos e misture, mas a massa não deve ficar lisa.

5. Coloque a massa nas forminhas usando duas colheres ou uma concha de sorvete e asse por 18 a 20 minutos ou até colocar um palito e este sair seco e limpo. No meu forno leva um pouco mais, acompanho “no olho” mesmo, rs!

6. Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos em uma grade e coloque o glacê de limão antes que os muffins esfriem.

Modo de Fazer – Glacê:
1. Enquanto os muffins estiverem assando, misture o açúcar de confeiteiro (você pode fazê-lo em casa colocando o açúcar refinado no processador até virar um pózinho bem fino) e o suco de limão. A mistura ficará cremosa (ou mais líquida, se usar mais suco).

2. Quando retirar os muffins da forma, espere por 5 minutos e então coloque o glacê/calda sobre os muffins com o auxílio de uma colher.

Rendimento: 12 unidades.

Quem me conhece há mais tempo sabe que eu já fiz cupcakes e muffins para vender (entre 2008 e 2010) e, desde que parei, só faço em ocasiões realmente especiais. Fico feliz em dividir aqui no blog uma das minhas receitas preferidas!

Projetos escolhidos para o Encontro

Eu já conhecia o ateliê da Fran, adoro costurar por lá, além das companhias que sempre são ótimas! Eu fiz a saia Vivi no ano passado (post aqui) e a calça Anna mais recentemente (post aqui).

Quando chegamos ao ateliê, tinha um cartaz especialmente feito pelo maridão – que é designer – da Fran, uma surpresa muito gostosa que lembrou que, além de estarmos unidas pela costura, todas nós tínhamos blogs (inclusive a Fran)! Esses encontros que desvirtualizam as amizades são sempre surpreendentes, está vendo?

francine-blogueiras3-8287690

Aquele momento da supresa gostosa logo na chegada!

Bom, eu e as duas Andreas (rs) escolhemos fazer a blusa Dora. Vivi e Cris foram de calça Anna. Uma das coisas que mais gosto nos moldes da Fran é que eles sempre têm detalhes que tornam as peças bem especiais.
No caso da blusa, as mangas levemente bufantes e o fechamento com botões nas costas são uma fofura! Escolhi um dos meus tecidos que já tinha em casa e achei que casou bem com o modelo!

Apesar de dedicar um tanto do meu tempo para o blog (o que me deixa imensamente feliz), em ocasiões como esta eu nunca consigo registrar imagens tanto quanto eu gostaria. Primeiro, porque sei que, por exemplo, a etapa de cortar a peça consome bastante tempo para mim e não quero me atrasar nas etapas seguintes. Segundo, porque os encontros como este para mim são tão gratificantes que eu quero aproveitar ao máximo essa vivência (pois costurar em boa companhia é sempre bom demais!).

Ainda assim, consegui registrar um tiquinho e peguei também umas fotos “emprestadas” das redes sociais das amigas, rs!

francine-blogueiras2-4944805

Iniciando os trabalhos (a Andrea O. estava chegando!).

katia-blusa-dora-3859069

Eu super concentrada no corte da blusa Dora, rs!

andrea-blusa-dora1-6941082

Andrea R. iniciando a sua blusa Dora.

viviane-calca-anna1-7269595

Vivi Basile iniciando sua calça Anna.

francine-blogueiras1-4990775

Turma mais que especial de costura: Andrea R., eu, Vivi, Cris e Andrea O.

francine-blogueiras4-1015025

A turma da blusa Dora e suas peças em progresso!

francine-blogueiras5-1539050

Andrea R. e eu com as nossas lindas blusas!

Recordações

Além das lindas peças costuradas e dos quitutes variados, alguns mimos especiais também foram trazidos pelas meninas (os meus eram só a comida mesmo, rs! Pode, Arnaldo?)

presentes-encontro-costuras-3539866

Ganhei este alfineteiro em forma de cadeira da Andrea Risério (aumentando a minha coleção que adoro), uma necessaire fofa da Cris (que já está em uso com as miudezas que levo para as aulas de tricô) e a Vivi me deu um molde de vestido muito lindo. Tinha encomendado para ela me trazer um molde de calça jeans boyfriend também! Obrigada, meninas!

A Andrea Risério e a Cris fizeram posts sobre esse nosso encontro tão gostoso nos respectivos blogs delas (aqui e aqui), recomendo muito a visita!

Para este post não ficar ainda maior, rs, logo menos postarei fotos da blusa pronta e também comigo usando, ficou linda!
Por mim, esses encontros têm que acontecer sempre!

Obrigada meninas pelo dia tão gostoso e obrigada Fran por receber a gente tão bem!

Beijos!

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Lendo Bell Hooks: “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!