Ferramentas de Costura – Guia de Costura

Olá!

Tempos atrás (mais precisamente neste post) eu contei que tinha uma guia de costura que eu usei quando eu só tinha a Velhinha e ela não tinha marcações de margem de costura. Pois bem, como quase tudo na vida, nada como o tempo para nos ensinar mais algumas coisas. Neste caso, foi a Lurdes (saudades!) que me mostrou mais utilidades dessa pecinha magnética.

A finalidade de marcar margens de costura permanece, mas tenho usado muito mais para fazer acabamentos que fiquem perfeitos, como costura de cavas, decotes e barras. É só posicionar a guia na margem de costura desejada, colocar o que se quer costurar rente à guia e acelerar o pedal.

Guia em ação!

Acabamento perfeito do decote e da cava…

… E também da barra!

Dicas:
1. Para os casos de acabamento, que eu sempre uso a guia, as peças são costuradas do lado direito.

2. Se o acabamento for feito em tecido de malha, é só usar uma agulha dupla no lugar da agulha simples. Junto com a guia, também vai ficar tudo bem acabado!

Um dos momentos em que essa pecinha me deixou encantada foi quando eu fiz as cavas do meu vestido de madrinha do casamento da Carla e do Daniel no ano passado. Era imprescindível que o vestido ficasse bem acabado (post com fotos aqui)! Agora já é rotina usá-la nas minhas costuras!

Eu lembro de ter comprado a minha guia no Armarinho Metrópole, lá no Centro (info aqui), mas já faz tempo e eu não sei mais quanto paguei. Só digo que valeu muito o investimento!

Beijos e boas costuras!

Ferramentas de Costura – Canetas Hidrográficas para Tecidos Escuros!
Ferramentas de Costura: Marcadores de Margem!
Truques de um Quartinho de Costura – Máquina Antiga

Olá!

Dia desses eu estava respondendo alguns comentários do post “A Escolha da Máquina de Costura” e estava com a minha máquina Elgin (conhecida por Velhinha) ligada e à postos para trabalhar. Notei que algumas coisas que eu faço e outras que foram colocadas nos comentários poderiam virar um post de pequenos truques para facilitar a costura. Dividi em três partes, mas se for aparecendo mais assunto, eu aumento a série, rs!

Velhinha à postos!

Minha Elgin é daquelas máquinas antigas de ferro embutida em um gabinete de madeira, com pé e pedal em ferro também. Quando a minha mãe me deu a máquina, primeiro levei para uma revisão geral. Aproveitando, pedi para colocarem um motor nela.

Motor: o maior truque da Velhinha, rs!

Por conta disso, a parte de baixo também ganhou uma pecinha branca nova, o pedal elétrico.
Ficam uns fios aparecendo, mas paciência…

Pedal antigo e pedal novo.

Ainda na parte elétrica, como a máquina não tem luz embutida e apenas a luz do cômodo não é suficiente, uso uma luminária de mesa que eu já tinha em casa (a azul da primeira foto) e resolve bem:

Com tudo apagado…

… Com a luminária acesa e as luzes do quartinho também.

Aproveitando estas fotos onde a chapa da agulha aparece, deu para ver um risco azul à direita da agulha? Esta é a minha marca de 1cm de margem de costura, rs! Quando eu não tinha prática em costurar retinho ou a margem de costura era outra, eu usava uma guia magnética, a costura fica sempre perfeita!

E um truque muito bom para usar carretéis grandes de linha nesta máquina foi colocar uma caneta Bic sem a carga em um dos suportes de linha, dá certinho!

Tchã-rã!

E como não tem aquele cortador lateral de linha das máquinas mais novas, a tesourinha está sempre por perto!

Gostou? Em breve vou colocar mais posts de truques!
Beijos!

Minha Máquina de Overloque – Singer Ultralock 14SH754 – Primeira vez na Assistência
Os Melhores Posts de 2017!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno