Look do Dia: Jardineira de Sarja!

Eu tenho feito cada vez menos vestidos. Tenho muitos e usei tanto que não são mais a minha primeira opção quando quero costurar algo novo. Mas as variações de peças únicas continuam me interessando muito! Por isso mesmo, pouco tempo depois de terminar um macacão de moletom, resolvi fazer uma jardineira de sarja.

O modelo escolhido

Eu contei há um tempo atrás (aqui) que praticamente não compro mais moldes de fora do Brasil. Tenho alguns aqui que comprei na empolgação do lançamento mas que ainda não produzi a peça. Fora o câmbio atual que deixa tudo muito caro. Então dei um tempo para saber se queria mesmo o molde da jardineira Cleo (da Tilly and the Buttons).

Como eu não esquecia da danadinha da peça, perguntei para a Vivi Basile, que já tinha feito o projeto, se valia a pena. Além de colocarmos a conversa em dia (viva as ligações por wi-fi!), a Vivi contou que não só tinha gostado do primeiro como estava planejando fazer mais dois (e eu acho que o segundo já existe)!

Comprei o molde e mandei ver a tesoura numa sarja verde bandeira que estava há anos guardada no meu estoque (dos tempos em que eu comprava tecidos sem saber o que fazer com eles).

O modelo é simples e foi bem fácil costurar a peça, que tem costuras inglesas centrais e fechamento simples nas laterais. Toda a borda superior da peça tem acabamento em revel e os bolsos são opcionais. Como amo roupa com bolsos, coloquei dois atrás e um maior na frente. O charme final fica por conta do pesponto com linha vintage também verdona que comprei no último Armarinho Vintage do Superziper.

Para concluir, levei a peça ao Bazar Mimura (em Santo Amaro) para colocar os botões e as ferragens das alças.

Como eu me guiei pelas medidas do meu quadril para fazer a peça, acho que ficou um pouco larga na parte de cima, mas nada que atrapalhe. Deixei também a peça acima do joelho, uma das sugestões de comprimento dadas no molde.

Pronto!

Amo esse bolso fontal e as ferragens!

Como Giselle (minha manequim de prova) não tem o mesmo quadrilzão que eu, a foto das costas ficou estranha, rs!

Look do Dia

Estreei a jardineira num dia muito abafado e que também era o dia do aniversário de casamento meu e do marido. Tínhamos programado uma viagem para a praia, por isso não exigia tanta arrumação ou formalidade, além de ter que ficar confortável na viagem de carro (que foi looooonga por conta de um acidente na serra).

Para deixar o look mais ajeitadinho, usei com uma blusa que adoro, com toque acetinado e rasteiras em couro metalizado (uma raridade por aqui, né?!).

Como contei num post da semana passada (aqui), lá estava eu com minha trança embutida, unhas escuras, maquiagem leve e, mesmo assim, saí nas fotos com o rosto rosado por conta do calor (e da afobação para finalmente sair de casa, rs).

Jardineira: sarja de algodão do Fernando Maluhy (Centro – SP). Molde Cleo Dungarees da Tilly and the Buttons (Inglaterra). Ferragens Bazar Mimura (Santo Amaro).
Blusa de Cetim: Tecido Toque de Seda – poliéster – da loja Mongard (Pinheiros), viés de cetim Zuza Armarinhos (Pinheiros). Molde da blusa Taffy do livro “The Colette Sewing Handbook”. Mais fotos da blusa neste post.
Sandália rasteira: Luiza Perea

Foi uma viagem muito gostosa com quem faz toda a diferença em minha vida! Comecei mais um ano de casada com o pé direito usando um look feito por mim!

Vestido de Chambrê: um molde e duas peças diferentes!
Look do Dia: Saia de Sarja!
Na onda da jardineira

Olá pessoal, tudo bem?

Para variar, fiquei viciada em macacões e depois que fiz a primeira jardineira para a Julia (aqui) fiquei como doida atrás de moldes de macacões na internet. Encontrei de todos os tipos e hoje vim aqui para dividir com vocês essas dicas.

Na loja Boo Design, que fica dentro do Etsy (post aqui) encontrei esse modelinho super charmoso, com babadinhos nos ombros e bolsos em forma de coração, bem lindo e com uma pegada retrô, fiquei apaixonada! O molde é bem versátil, dá para fazer de calça ou shorts, com ou sem babados, opções que podem valer por vários moldes em um só!

No Etsy também encontrei o modelo que eu procurava: um macacão de saia (ou salopete), que pode ser feito em jeans, veludo cotelê ou em outros tecidos grossos como o brim. Este modelo também tem detalhes bem especiais como o bolso da frente e também as ferragens nas alças, que dão um toque profissional. Não resisti e comprei o molde, assim que fizer, venho contar para vocês.

Outro macacão muito lindo é esse da Sew Sweet, que já fiz para a Julia. Ele é bem simples e super confortável, daquelas roupas que as crianças adoram, super recomendo!

Outro modelo que eu não resisti foi esse macacão charmosérrimo da Willow & Co. Ele está entre meus próximos projetos, principalmente porque quero fazer testes de tingimento de tecido, desse jeitinho da foto, me aguardem!

E para provar que estou completamente viciada no assunto, trouxe as duas últimas peças que fiz pra Julia. Um macacão em brim estampado, com um restinho de tecido que eu tinha aqui em casa e um outro em jeans de coração, com um tecido novo que acabei de comprar no Brás. Julia está naquela fase em que cresce super rápido e acaba perdendo todas as roupas: fica tudo muito curto nas pernas e na barriga. Esses macacões são boas soluções, pois vestem bem e também ficam bonitinho no famoso modo “pula brejo”, hehehehe! As mães adoram!

E vocês? Se animam em fazer macacões? Não esqueçam de escrever me contando, hein?!

Beijoca,
Ana

5 Anos de Blog – Apoiando as Blogueiras da Resistência!
Amigo Secreto das Amigas Craft
Jardineira nova!

Olá!

Faz tempo que eu tinha vontade de fazer uma jardineira para a Julia e finalmente consegui.

Quando olhava para uma peça pronta, sempre achava que seria muito difícil, mas me surpreendi ao ver como é fácil e defino a peça simplesmente como “um prolongamento de uma calça”. E foi exatamente o que fiz!

Eu tinha uma cambraia de algodão que imita um jeans escuro e pensei em fazer uma calça para a Julia, mas queria uma calça jeans completa, com os bolsos, a barra, tudo bem tradicional.

Quando fui ver a peça de tecido notei que ia sobrar um pouco dele, que não daria para aproveitar para outra peça então me veio a idéia: porque não fazer uma jardineira? Essa peça é bastante prática, principalmente para ir a escola… acho que a criança fica bem vestida, bem protegida e precisa apenas de uma camisetinha para compor um look pra lá de charmoso.

Usei uma calça da Julia como base, adicionando 8cm na parte das costas e prolonguei a parte da frente até que ficasse com uma altura que me agradou (fiz tudo no olhômetro, provando na Julia a cada passo).

Com frente e costas cortadas parti para os bolsos, dois traseiros, no formato de bolsos de jeans e dois na frente, como os de calça, porém mais longos, para ficar bem proporcional à peça e, então, comecei a montagem.

Fiz a barra e apliquei os bolsos traseiros, montei os bolsos da frente e apliquei de modo a coincidir com as laterais, para que a costura da lateral da perna também fixasse os bolsos.

Na parte de cima, fiz um forro para dar estrutura: costurei os lados direito com direito, aparei as pontas e virei a costura para dentro. Na parte de trás, fiz uma barra larga, deixando espaço para passar um elástico. Em seguida, coloquei as alças, que fiz de fita de algodão, daquelas que utilizamos para alças de bolsas e preguei nelas os botões, fazendo também as casinhas para eles, na parte da frente da peça.

Por fim, aproveitando que essa semana a Pat fez um tutorial super bacana e fácil de barra italiana (link aqui), fiz este tipo de barra super charmoso nas pernas.

Eis aqui o resultado:

Eu adorei e, mais importante, a dona da peça também gostou e foi feliz da vida para a escola de jardineira nova!
Espero que vocês também tenham gostado, um beijo grande e até a próxima!

Ana

Recebidos Maximus Tecidos Finos!
Aventuras em crochê: fazendo o xale vírus!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno