Um jogo americano simples e o começo de uma nova amizade com minha máquina industrial

Olá pessoal, como vão?

Faz tempo que eu estive aqui para contar que ganhei minha Ferrari, digo, minha Singer industrial do maridon, não é mesmo?

Pois bem, quando ganhei esse super presente de Natal (há dois anos atrás) pensei: meus problemas acabaram, vou poder fazer tudo que quiser, minhas costuras ficarão perfeitas para sempre mas aí… Acordei!

Acontece que uma máquina industrial é uma coisinha um pouco mais complicada de usar do que as máquinas caseiras e ser proficiente na arte de utilizá-la não é algo muito prosaico.

Logo no começo, fiz uma regata e ajudei minha mãe com uma encomenda grande, mas a maior parte do tempo ela é quem pilotava a bonitona. Resultado? Fiquei com medo da bichinha!

Isso mesmo, pode rir, gargalhar, duvidar: fiquei com medo de usar a minha tão sonhada máquina.
Passei então para outros projetos, desconversei, fiz tricô e crochê e fui me tapeando. Mas algo não estava certo e isso foi me deixando mal comigo mesma… Puxa vida, quis tanto ter uma máquina como essa pra agora simplesmente travar e não conseguir usar? Assim não pode, né?!

Resolvi então traçar uma estratégia para fazer amizade com ela: começar por projetos muito simples, apenas para treinar seu manuseio, ganhar confiança no pedal e conseguir controlar a velocidade, que para mim era o principal problema.

Para começar, pensei em um jogo americano, cujo tecido eu ganhei de presente da minha mãe, que também fez o favor de deixá-lo cortadinho, pronto para ser costurado! Vamos lá?

No começo fui bem devagar, testando a velocidade e o manejo da máquina para baixar e levantar a agulha do tecido. Tive alguns problemas com a bobina, reli o manual, estudei as figuras e consegui contorná-los.

Em menos de uma hora tinha terminado as seis peças do meu mais novo joguinho americano, que ficou com uma costura linda e eu venci o medo.

jogo-americano-3124402

Pode parecer bobeira minha, afinal esse projeto é o mais simples possível, mas o que importa foi que fiquei orgulhosa da minha coragem e comecei, ainda que timidamente, uma nova amizade com a bonitona.

Sinto que em breve seremos íntimas!

Beijoca para vocês,
Ana

Minha Máquina de Overloque – Singer Ultralock 14SH754 – Primeira vez na Assistência
Os Melhores Posts de 2017!
Costuras da Semana!

Olá!

No meio das comemorações de mais um ano de blog (viva!) teve bolo e teve costura também!

Na aula de Patchwork, fiz a necessaire destacável e assim terminei a primeira peça deste projeto “organização de bolsa”. Já começamos a fazer a carteira e logo mostro por aqui!

img_2213-3238554

Pronta!

img_2215-4962334

Encaixada na parte do organizador de bolsa.

necessaire1-8705987

Fechada ficou uma graça também! Adorei!

Em casa, para segurar a vontade de fazer mais uma peça de roupa (prometi a mim mesma que enquanto eu não perder mais um pouco de peso eu vou me segurar), retomei o jogo americano em Foundation que estava parado desde o fim do ano passado. Mais uma daquelas coisas que, depois que ficam prontas, você se pergunta porque enrolou tanto para concluir, sabe?

jogo1-5728626

jogo2-2405018

Prontos!

img_2221-7090484

O quilt na vala formou os desenhos no verso, gostei!

Enfim, eu adorei ver o conjunto pronto. Adoro fazer coisas para casa e também adoro a técnica de foundation!

img_2223-3384390

img_2222-7880175

Cestinho, apoio de copos e jogos americanos.

Fora isso, umas questões tecnológicas-computadorísticas-atualizadoras-backupianas me tiraram um pouco do meu quartinho de costura (mas não do blog, ufa!) que eu espero terminar de resolver logo. Acho um saco, mas não tenho quem faça essas coisas chatas de computador por mim, então tenho que quebrar a cabeça e fazer sozinha…

Com isso praticamente resolvido (falta só um negócio para instalar), passei algumas boas horas do domingo fazendo o imposto de renda da galera daqui de casa, com a cabeça pensando “podia estar costurando mas estou aqui fazendo o IR”… Ufa! Já me livrei!

Queria muito ter ido para a rua como muita gente fez no domingo, mas meu mocinho peludo fez mais uma sessão de quimioterapia no sábado e a gente tem que ajudar e fazer companhia nesses primeiros dias de indisposição. Aí resolver coisas no computador acaba sendo uma boa alternativa para ficar perto dele…

Espero nesta semana poder costurar um presente para a minha mãe e para a minha tia, já que o aniversário delas está pertinho.

Por enquanto é isso
Beijos e boas costuras

Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)
Lendo Bell Hooks: “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade”
Costuras da Semana!

Olá!

Nesta semana que passou, além de terminar a minha linda jaqueta bomber (mostro já), fiz o curso de Cultura de Moda, com o maravilhoso João Braga, lá na EduK.

Acabei comprando o curso para poder revê-lo quando quiser e para ter acesso ao material complementar.

O João é uma enciclopédia viva da moda e passou o conteúdo todo de maneira muito fluida e interessante. Fiz 10 folhas de anotações! Quem tiver interesse pelo assunto, o link do curso é este.

joao-braga-8441097

João Braga arrasando na EduK!

Sobre as costuras de fato, mesmo com a mudança da máquina de costura para a cozinha, não costurei muito, não tá fácil ainda, rs!

Mesmo assim, terminei a minha jaqueta bomber. Em breve vai dar para entender porque encarei esta “loucura de verão”, rs!

O molde é incrível, da Papercut Patterns (Nova Zelândia) e a ideia de fazê-la quiltada e forrada veio do blog da Liberty. Saquei um dos tecidos Liberty mais amados de todos os tempos e estou muito feliz com o resultado!

bomber1-8886068

bomber2-6464720

bomber3-1141600

bomber4-1850120

O mais legal do projeto é poder misturar materiais (algodão por fora e por dentro, manta de algodão no “recheio” e punhos de malha). Também nunca tinha colocado um zíper destacável, sempre bom ter a oportunidade de fazer!

Agora que terminei a jaqueta, resolvi terminar meus jogos americanos de Patchwork que estão inacabados desde que as férias na Fon Fin Fan começaram. Logo as aulas recomeçam e não quero estar com o projeto pelo meio.

Por enquanto é isso!
Beijos e boas costuras!

Reflexões durante o covid, Get Back e um coração em paz.
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!