Armário Handmade de Férias!

Olá!

Antes que eu termine esta série de posts sobre as minhas férias, conforme mostro aqui no blog mais peças prontas, é certo que meu armário está cada vez mais preenchido com peças que eu mesma fiz. Consequentemente, sempre estou usando algo que já apareceu aqui no blog em algum momento e, durante os últimos tempos, aproveitei para registrar alguns deles para mostrar! Ter um armário handmade espelha nossa personalidade!

Vida Craft

Nessas horas me dou conta que eu realmente acredito que uma vida mais handmade é totalmente possível e muito gratificante!

Cada peça dessas é especial, tem um significado e uma história. É bem mais legal que comprar um monte de roupas sem pensar muito (apesar de algumas marcas que eu adoro sempre contarem com uma visita minha, como a Laundry e a Lascivité, onde a gente sabe que é tudo feito com amor e também do jeito mais correto, fora que é um incentivo a comprar de marcas locais e de trabalho autoral).

Bom, lá vou eu mostrar um pouquinho do que andei usando ultimamente (usei mais peças ainda, mas não fotografei tudo…):

Para comemorar meu aniversário em casa com a família, usei a minha saia de sarja Arielle (post aqui), com Melissa e essa blusa linda da Dresscoração! O colar é da Laundry (por Analogic Love).

Meu macacão jeans (Turia Dungarees, post aqui) passeou até de bicicleta por Venice Beach, na Califórnia. O sol engana só um pouco, tanto é que eu estava com moletom por baixo e também uma camiseta de mangas compridas, rs!

Usei minha camisa de seda (post aqui) acompanhada de shorts de cetim de algodão da Laundry, lenço de seda e espadrilles para o jantar em que eu e o marido comemoramos mais um ano de casados! Eu achei que ficou bem especial!

Quase que rolou um look monocromático, porque até o cabelo agora é cinza, rs! Mas os óculos escuros espelhados cumpriram o papel de dar uma corzinha a mais! Post do vestido de moletom cinza mescla aqui.

De macacão de tecido e cara lavada para uma ida ao cinema, rs!Post sobre o macacão comprido aqui.

Mais uma vez o macacão jeans com a minha camiseta amarela que eu adoro (post sobre ela aqui), num almoço de domingo com o marido na Vila Madalena.

Para comemorar o aniversário de uma das pequenas da família, minha saia Vivi (molde Francine Lacerda, post aqui) e camiseta que eu incrementei com viés de âncoras (post aqui). Amo a mistura do azul das listras da camiseta com o azul miudinho da estampa da saia!

Meu macacão mais antigo (post aqui) num passeio com o marido e o Luke na Paulista. Programa delicioso, recomendo!

Já deu pra ver que eu estou viciada em macacões (e ainda tem um molde novo me esperando e um outro que eu quero desenvolver a modelagem) e nesse tênis branco, né?!

É tão legal quando a gente se encontra de verdade e as nossas roupas só cumprem o papel de mostrar isso pro mundo! Adorei mostrar aqui no blog, quem sabe mais pessoas se animam em montar um armário handmade?

Beijos!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Look do Dia: Macacão comprido!

Olá!
No meu aniversário, escolhi passar o dia quietinha no meu canto, costurando sozinha no meu ateliê, como contei ontem. O final de semana seria movimentado e este seria o presente para mim mesma: terminar de costurar uma peça nova aproveitando o silêncio de casa.

Já tinha começado o macacão uns dias antes, pois sabia que, com a correria habitual de dezembro, teria que fazer aos poucos, mas em tempo de finalizar com calma no dia 18/12.

O modelo escolhido foi o macacão Judith da Schnittchen, um site alemão de moldes. Quando comprei o molde, a intenção era treinar o costurês em alemão, mas na correria de dezembro fiz a peça seguindo as instruções em inglês mesmo. Além das instruções que vieram com o molde, tem um tutorial com fotos para as partes que necessitam de mais detalhes, achei muito bom!

Vi a peça pela primeira vez na Rachel, do House of Pinheiro, quando ela fez um macacão curto de viscose que ficou uma graça! Resolvi que faria um macacão destes também, só que longo, como está no molde.

O tecido que usei foi um algodão da Liberty preto com uma estampa muito rica de pássaros, plumas, libélulas e pérolas. Achei legal para uma ocasião como o meu aniversário e ficou guardadinho até esse momento.

Vamos ao molde: eu fiz conforme as indicações de tamanho fornecidas no molde. Na parte de baixo eu ajustei um tiquinho pois tinha que fazer caber no tecido e deu certo. O que eu deixei passar foi que, como as pernas são afuniladas, não serviram nas minhas panturrilhas avantajadas, rs!

O jeito foi soltar todas as costuras das laterais e entrepernas e costurar novamente quase na beirada (grudado no overloque de acabamento). #vivendoperigosamente. Já as alturas da peça deram certinho para mim, assim como mangas e decotes. Senti falta de bolsos, mas ok, dá para passar sem.

As mudanças que fiz:
– Coloquei a faixa do elástico um pouco para baixo do que indicava no molde, para não acontecer de subir tudo como no vestido Bettine. Usando essa experiência do vestido como referência, também não deixei o elástico muito justo.

– O modelo pedia um fechamento com zíper na parte central das costas. Mas vamos falar a verdade que é difícil lidar sozinha com zíper nas costas de um macacão, por exemplo, para ir ao banheiro. Fiz como a Rachel: fechei um tanto das costas e deixei aberto do decote até um pouco abaixo da linha do busto.
Fechei o decote com um ganchinho pois queria acabar logo, mas ali merecia um botãozinho bonito com alcinha, eu sei, rs!

– Indicavam forrar as mangas com um tecido contrastante, mas resolvi fazer do mesmo tecido, já que as sobras do tecido do macacão não dariam para fazer nenhuma outra peça. O que resultou numa confusão entre saber o que era forro e o que era parte externa, mas que me acertei no final.

Usei o macacão no dia seguinte do meu aniversário, para o encerramento do curso do Senac (yay!) e também iria para o bar depois da aula para comemorar o meu aniversário com alguns amigos. Estava bem quente no dia e fiquei super confortável com o macacão. Dobrei a barra e usei com tênis (novidade #sqn).

Gostei tanto que repeti a dose no almoço de Natal na casa da minha tia, mudando apenas o cabelo (porque passar pelo ruivo, loiro e branco não era suficiente para um ano só, rs) e o batom de vermelho para o roxo!

Macacão: tecido de algodão Liberty comprado na Westwing, molde Judith da Schnittchen (Alemanha).
Colar: Camila Klein
Tênis: All Star

E assim minha coleção de macacões vai aumentando, tenho mais um na fila para fazer!
Gostou?
Beijos!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Look do dia: Visitando castelos no Vale do Loire!

Olá!

Depois que o compromisso do marido com o congresso terminou, aproveitamos o dia livre para fazer um passeio diferente: alugamos um carro e fomos até o Vale do Loire, com cidades fofas à beira do rio Loire e castelos para visitar.

O tempo estava ruim, muito nublado e com uma chuvinha fina e bem fria, mas a beleza do local faz valer a pena! Pegamos as dicas de onde ir no Conexão Paris, um blog que adoro, feito por brasileiros que moram por lá.

A primeira parada foi em Chambord, em um castelo enorme e super bonito!

“Sua construção começou em 1519, sob o reinado de François I. Em seguida ele foi habitado por Henri II, por Louis XIV, o Roi Soleil, por Stanislas Leszczynski, rei da Polonha exilado na França, pelo Marechal Saxe, pelo Duque de Bordeaux. Após a morte deste último, Chambord foi propriedade de seus herdeiros, os príncipes Bourbon Parme.
Em razão da nacionalidade austríaca dos Bourbon Parme, Chambord cai, em 1915, sob o domínio do estado francês.
Chambord faz parte da lista de monumentos históricos franceses, assim como seu belo parque. O castelo figura também na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.”

Almoçamos super bem por ali mesmo e a parada seguinte foi em Amboise, em um castelo menor mas super charmoso!

“O Castelo de Amboise foi uma das residências dos reis da França durante a Renascença. Além dos reis, a castelo hospedou Leonardo da Vinci (cuja casa pode ser visitada no castelo ao lado, Clos Lucé).
Hoje, o castelo de Amboise é um dos mais dinâmicos da região oferecendo aos turistas espetáculos, visitas noturnas à luz de velas e exposições.”

O castelo está à esquerda, dentro da cidade fofa de Amboise!

Ruas estreitas com lojas e cafés.

Guiamos até Chenonceau porém, por escurecer cedo nesta época do ano, não chegamos a tempo de pegar o castelo aberto para visita, mas valeu a viagem!

Na volta, para não pegar trânsito na entrada de Paris (tá pensando que isso só acontece em SP? rs!), voltamos a Amboise, jantamos por lá e aí seguimos viagem de volta… Foi um bate e volta delicioso!

Para este dia de passeio, roupa confortável e quentinha. Foi o dia escolhido para estrear a minha camisa de seda (contei sobre ela e o que antecedeu esta viagem aqui, com várias fotos). Lá estava eu com a minha calça jeans de cintura alta (amor sem fim), tênis branco, casaco térmico e minha gola de tricô.

Vamos da realidade, toda encapotada, até chegar na camisa, rs!

Camisa: Crepe de seda Liberty (Londres), botões vintage Superziper, modelagem da camisa feita por mim.
Gola de tricô: lã comprada na Joann’s (San Francisco) e projeto do Superziper.
Calça jeans de cintura alta: Damyller
Tênis: Adidas
Casaco: Uniqlo

E não é que tinha coisa bacana e craft nas lojas de souvenirs dos castelos?

Em Chambord comprei um lápis (uma das minhas lembranças favoritas. Eu coleciono os lápis, mas coloco todos em uso) e um dedal.

Em Amboise, comprei também um dedal do local (a coleção está aumentando, tá na hora de pensar em uma forma de deixá-la a mostra), um sachê de lavanda bordado e um presépio em feltro, que já enfeitou a árvore do último Natal!

A viagem valeu muito a pena e eu voltaria para conhecer outras cidades e castelos da região!
Beijos!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno