5 Anos de Blog – Apoiando as Blogueiras da Resistência!

Pois bem, este amado blog completou 5 anos no último domingo. A correria por aqui tem sido tanta que eu não consegui planejar a tempo uma comemoração gostosinha, como foi no ano passado.

Confesso que sempre nessa época eu reflito sobre como é ter um blog nos dias de hoje, se eu continuo ou paro, se eu devo mudar algo.

Por que eu ainda tenho um blog?

Conversando dia desses com a querida Lu Gastal, falamos que, se chegarmos ao ponto de ninguém mais ler nossos conteúdos escritos, no mínimo a gente vai ter um belo diário de nossa trajetória. Resgatar um post antigo e rever, como bem disse a Lu, é como folhear um álbum de fotos. Concordo demais.

O blog é meu diário de bordo da caminhada na costura, nas manualidades e afins e realmente eu recorro à busca dele quando quero lembrar de algum projeto passado, quando participei de um evento ou onde achei determinado tecido. Aqui também tem um bocado de reflexões minhas, que normalmente você acha na tag #escrevekatiaescreve mas hoje em dia eu tenho reservado esse tipo de texto para as minhas newsletters (olha o merchan, rs: você já assina? Se ainda não, clica aqui e receba conteúdo exclusivo a cada duas semanas!).

Sim, as coisas foram mudando por aqui nos últimos anos. Lá atrás, nos três primeiros anos do blog, eu fazia um post de “Costuras da Semana”, com um apanhado de tudo o que eu tinha feito por aqueles dias. Ano passado virou post mensal. Hoje em dia eu deixo para mostrar o processo do que estou fazendo no meu Instagram Stories (meu insta é o @katialinden, sempre tem alguma foto de um detalhe no feed também!).

Outros blogs que começaram como pessoais acabaram tornando-se comerciais, uma vitrine dos produtos e serviços de quem o faz. Também acho lindo isso, não depender de ninguém para produzir seu próprio conteúdo comercial. Fora que essa é uma realidade cada vez mais presente nesse mundo do empreendedorismo criativo!

Eu optei por manter o blog pessoal, apesar de já ter pesquisado e ido atrás de alguns possíveis parceiros comerciais um tempo atrás. A possibilidade nunca está afastada. Fiz um projeto que inclui o blog e a conclusão dessa busca toda vai aparecer aqui em breve, olha o suspense!

Sim, eu ainda me surpreendo quando alguém me reconhece na rua por conta do blog ou me emociono quando alguém me conta que lê desde o começo. Tem gente que não perde um post e tem gente que já leu o blog inteirinho (aparece aqui nos comentários para todo mundo te conhecer)!

Ainda acho fundamental ter uma casinha própria na internet e não depender de algoritmos sempre mutantes das redes sociais. Também acho fundamental a gente encontrar nosso formato de fazer conteúdo e dar o melhor para ele (por exemplo, ainda tenho meus problemas com vídeos e estou me esforçando para reverter isso). Também acho que a gente não precisa estar presente em todas as plataformas, só nas que a gente se identifica e que a gente dá conta de fazer alguma coisa legal!

Obrigada!

Blogueiras da Resistência

Enfim, eu acho que ter um blog nos dias de hoje é um exercício de resistência. Com o crescimento do YouTube e de redes sociais de conteúdo mais instantâneo, muitas pessoas que começaram com um blog escolheram outras plataformas para colocarem seus conteúdos para o mundo. E tá tudo bem. Cada um tem que fazer o que mais se identifica!

Eu continuo por aqui por amar escrever e fotografar, por acreditar que a gente não pode depender de uma plataforma que não é nossa para produzir conteúdo (tá tudo bem ter canal, insta e face, mas eu não deixaria meu domínio próprio por nenhum deles). Também acredito que é legal estar presente em ferramentas que permitem buscas (Aí sim o YouTube, por ser um produto do Google, aquele que tudo encontra, leva vantagem em relação às outras redes sociais).

Terminando essa reflexão toda de porque eu continuo aqui firme e forte com um blog em pleno 2018, queria recomendar a você que está aqui acompanhando tudo isso alguns blogs que adoro, que resistem (rs) e que são escritos em português, para serem mais acessíveis a todos. São blogs que ainda levam a costura ou as manualidades como um estilo de vida, como acontece por aqui. Depois me contem o que achou e, se quiser recomendar outros nos comentários, vou amar conhecer!

Lu Gastal  (que escreveu um livro lindo e que, sem saber, deu a ideia para este post)

Ma Stump – Colacorelinha (leio há tantos anos, que nem sei quando comecei. A Má fez uma consultoria para chegarmos ao formato atual do blog, sabia?)

Andrea Risério – Arthé Criações  (amiga do coração e dos crafts)

Keiko – Keikolina (presente que o DecolaLab me deu no ano passado, foi e continuará sendo meu anjo nessa caminhada empreendedora)

Denise – Calu Histórias de Artesanato  (outro presente do DecolaLab!)

Também acompanho algumas portuguesas maravilhosas que escrevem tanto em português quanto em inglês:

Rita – The Bag of the Unexpected

Magda – House of Estrela

Constança Cabral

Então, se você que gosta de visitar meu querido bloguinho, não deixe de visitar essas outras moças maravilhosas em suas casinhas virtuais!
E muito obrigada por acompanhar essa minha jornada toda!

Como foi o Encontrinho do Blog!
3 anos de blog!
Amigo Secreto das Amigas Craft

Desde setembro de 2017, eu tenho me reunido mensalmente com algumas amigas deste mundo craft para conversar e ter companhia para fazer tricô (e o que mais der na telha). Tem sido muito gostoso! Aí, com a chegada do fim do ano, a gente resolveu fazer um amigo secreto craft!

O amigo secreto foi sorteado na hora mesmo, então o presente tinha que ser pensado para agradar a todas, rs! Quem também fez um post sobre este nosso encontro foi a Andrea Risério, sempre tão querida!

O amigo secreto

Nosso grupinho causou numa tarde de dezembro, com tanta conversa boa e risada! Adoro estar com as meninas, às vezes falta alguém no encontro, mas temos mantido as datas mesmo assim. Quando não dá para ir em um mês, dá para ir no seguinte, sabe?

Aqui estamos todas nós, brindando e felizes da vida! Vou marcar aqui o instagram de cada uma pois vale a pena conhecer e acompanhar todas elas, empreendedoras criativas das próprias vidas: Andrea Riserio, Rosângela, Pricila, Francine, Paula e Andrea Onishi!

Os presentes

Eu estava viajando quando combinamos o amigo secreto e fiquei com receio de não conseguir produzir algo a tempo. Acabei comprando um alfineteiro da Liberty em forma de pêra numa das estampas mais lindas para garantir e não chegar na festinha com as mãos abanando!

Mas, em casa, vi que conseguiria produzir uma peça. Eu tinha um cordão longo de tricotin feito com uma lã da Malabrigo – a Rios, cor Aniversário, em tons de rosa e um tiquinho de roxo, comprada no Uruguai, tem post aqui – e fiz com ele um colar torcido para parecer uma corda, inspirado em uma das peças que fiz para mim no ano passado (também tem post, aqui). Coloquei um fecho de ímã e, com o comprimento que ficou, dá para usar com duas ou três voltas!

Eu tirei a Andrea Risério e acho que ela gostou do presente, pelo que ela contou no post que linkei acima!

E eu ganhei presentes da querida Paula Pereira, master tricoteira que tive o prazer de me aproximar com estes encontros!

Ganhei um esmalte rosinha fofo e um batom cheio de brilhos e que parece gloss ao passar (eu que amo um brilho, adorei!). Mas o toque especial foi este: uma gravação na tampa que com certeza agradaria qualquer uma de nós que recebesse o presente!

Look festivo do dia

Este foi o primeiro dos cinco looks que planejei com antecedência (também tem post, aqui) para as festividades de fim de ano, com a blusa em tricô – projeto Francine Lacerda e a saia midi em crepe. Não é que a cor da roupa casou com a da parede da padaria Santiago?

E assim encerramos os trabalhos do grupinho em 2017, com muitos presentes lindos e um encontro especial!
Já teve encontro em 2018, estamos firmes no propósito de nos encontrar sempre!
Obrigada, meninas, ter vocês sempre por perto é bom demais!

Look do dia: Mais um colar em tricotin!
Acessórios para o Inverno: Colar de Tricotin com Pingente!
Top Posts de 2016!

Ano novo, vida nova! Com o novo blog chegando junto com 2017, uma retrospectiva dos posts mais acessados de 2016 pode ser uma ótima oportunidade para rever estes assuntos ou, se você acaba de chegar por aqui, conhecer mais o blog!

Vamos lá?

Primeiro Semestre

Em janeiro, o post mais acessado foi do look do dia com macacão comprido de algodão!

Em fevereiro, tivemos a divulgação do Desafio Artesanal/Desafio da Costura, que aconteceu lá no Instagram e foi legal demais! Outro post bem interessante foi com a camiseta Plantain em malha de viscose que estreei lá em Los Angeles!

Em março, mais uma avaliação anual da minha querida máquina de costura Singer Facilita Pró 4423, que continua arrasando!

Em abril, o colete de sarja com molde da revista Burda fez sucesso (saiu até na revista!)!

Em maio, um post recheado de dicas para aplicar o zíper invisível sem problemas fez toda a diferença!

Em junho, mais um post sobre máquina que bombou: a avaliação de dois anos de uso da minha Singer Ultralock!

Segundo Semestre

Em julho, meu relato sobre a visita à Mega Artesanal foi bastante acessado!

Em agosto, interessou bastante o convite para a Burda Expo, onde eu participei de um painel muito legal sobre costura e internet com outras blogueiras e youtubers! Também fez sucesso a nova versão da minha camiseta de couro, agora com mangas compridas e de malha!

Em setembro, teve look do dia com a minha Everyday Blouse, em chambrê, um projeto da querida Rachel Pinheiro!

setembro

Em outubro, o resumo das produções do mês de setembro foi bastante acessado! Tem duas blusas terminadas, uma pulseira e o início de uma blusa em crochê e outra em tricô! Outro post muito especial foi aquele em que mostrei um vestido de festa feito por mim, que usei em um casamento!

Em novembro, o look com vestido de malha e corte princesa que viajou comigo para Montevideo foi o mais acessado!

Para encerrar 2015, a Ana arrasou com o post do vestido infantil com estampa de campo de papoulas!

Novos Posts

Eu e a Ana estamos ansiosas para os novos posts que faremos em 2017, sempre com as nossas produções craft, viagens, feiras e eventos! Esperamos você por aqui sempre!

Se quiser deixar uma sugestão de tema para novos posts, deixe aqui nos comentários!

Boas costuras!

2 anos do Blog – Meus posts e projetos favoritos!
Top Posts de 2015!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Recebidos Maximus Tecidos Finos!
5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!