Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!

Todo mundo sabe o quanto eu amo a revista e os moldes Burda Style, né?! Sempre contei aqui no blog do meu amor pela publicação antes mesmo de termos a edição brasileira!

Na última Mega Artesanal, recebi uma novidade que todo mundo que assinou a revista no evento recebeu: o livro “Burda Costura Fácil”.

Eu tenho a edição portuguesa, comprei em 2013. Fiz um post detalhado sobre ele aqui. É um dos meus livros preferidos quando preciso tirar uma dúvida! A sessão de alterações de moldes é perfeita, assim como as partes que explicam acabamentos e tecidos!

Edições brasileira e portuguesa do livro querido!

Aproveitei que agora tenho os dois exemplares para poder comparar e agora posso dizer: que bom que este livro estará à venda em breve (segundo as meninas lá da Burda, é em breve mesmo)! já está à venda no site da Vitrine do Artesanato!

As vantagens agora são: agora será bem mais fácil comprá-lo, o conteúdo está completo e idêntico ao da versão importada, só que agora todinho em português do Brasil. Tudo bem que o português de Portugal é totalmente compreensível para nós mas na nossa língua é melhor, né?!

Aqui vai uma imagem da capa da nossa querida e tão esperada edição e o texto de apresentação que está na “orelha” da capa:

Vem aí: Livro “Burda Costura Fácil”

“Burda Costura Fácil – a costura ao seu alcance

O faça você mesmo está crescendo e as pessoas cada vez mais querem fazer suas peças, suas roupas, sua decoração. Este é um instrumento valioso para dar asas à sua criatividade e fazer a diferença.

Por isto o “Burda Costura Fácil” vem de encontro com este movimento e proporcionará todo o conhecimento em costura que faltava. E ainda com o método Burda, tão conhecido mundialmente.

Neste livro você encontrará desde interpretação dos moldes Burda, as formas como cortar corretamente a roupa, até as técnicas e informações de costura necessárias para você criar e transformar seus modelos com caimento perfeito.

Você aprenderá tudo sobre zíperes, bolsos, golas, forros, mangas e muito mais.

Apresentamos o necessário para entrar no mundo da costura. Os iniciantes estarão amparados para aprender e os mais especializados encontrarão um local onde poderão tirar dúvidas e consultar para aprimorar seus estudos.

Esperamos ajudar a criar a sua moda, sua medida.”

Assim que as informações de preço e como comprar estiverem disponíveis, atualizarei o post!

Boas costuras com um ótimo livro!

______

SERVIÇO:

Livro: Burda Costura Fácil – A costura de A a Z com mais de 1000 ilustrações, informações sobre tecidos e dicas técnicas para os seus modelos ficarem perfeitos.
Editora: Tailormade Media, Lda. (Edição brasileira)
À venda no site da Vitrine do Artesanato, por R$ 119,40

(Post atualizado em 07/11/2017)

**Siga o blog com o Bloglovin **

Livro do mês – A Costura Tornada Fácil (Burda)
Por festas de fim de ano sem correria: planejando os looks!
Livro do Mês: O Grande Livro da Costura – Seleções do Readers Digest (1979)

Olá!

Faz tempo que eu não mostro mais um dos meus livros aqui no blog, não é?! Explico: quando eu comecei a costurar, comprei muitos livros na empolgação de iniciante, mas alguns deles permanecem intocados até hoje aqui no meu ateliê. Muitos são lindos e inspiradores, mas não fiz nenhum projeto, por exemplo.

Os livros que eu tenho mais usado nos últimos tempos são aqueles em que eu posso consultar assuntos gerais de costura, modelagem, acabamentos. Sempre dou uma olhada no livro da Burda Portugal (A Costura Tornada Fácil – tem post sobre ele aqui), na minha apostila do Senac (Modelagem e Confecção Feminina – post sobre o curso aqui) e n’O Grande Livro da Costura.

Este último é um xodó que eu tenho, pois é uma raridade que eu garimpei pela internet e acabei ganhando de presente do marido há algum tempo. Sei que PDFs do livro digitalizado circulam pela internet e foi assim que eu fiquei sabendo da existência dele uns anos atrás.

O que complica em um PDF (só de imagem) de um volume tão grande é a dificuldade de consultar, sabe? Foi aí que eu resolvi procurar um volume impresso, com a vantagem de ter um índice muito detalhado, para ser uma das minhas principais fontes de pesquisa.

O que torna este livro tão especial? Ele realmente é grande, tem 515 páginas, rs! É um livro que aborda em detalhes, tanto no texto quanto nas ilustrações e imagens, muitos temas recorrentes na costura e na modelagem.

Equipamentos e Técnicas de Costura

Esta é a principal parte do livro, que inclui:
– Equipamento de costura (sobre cantinho de costura, ferramentas de medida, como funciona uma máquina)
– Moldes, tecidos, forros e entretelas (como tirar medidas, como reconhecer o formato do corpo, fibras e tecidos, forros e entretelas)
– Para que a roupa assente bem (técnicas de ajuste, alterações básicas e mais complexas)
– Como traçar seus próprios moldes (com a construção de bases de saia, vestido, blusa, gola, manga e calças)
– Preparação para costurar (preparação e corte da peça, marcações)
– Pontos básicos (pontos de costura à mão e à máquina)
– Costuras (como costurar uma peça de roupa à máquina, acabamentos, corte princesa)
– Pinças (que hoje conhecemos por pences) e pregas
– Pregueados e plissados
– Franzidos, casas de abelha e babados
– Decotes (acabamento com revel, com vivo e etc.)
– Golas (tipos de golas, golas deitadas, levantadas e altas)
– Linha da cintura, coses e cintos
– Mangas e punhos
– Bolsos (tipos de bolso, bolso chapado, embutido na costura, de avental, cortado)
– Bainhas e outros arremates para beiradas
– Zíperes (centrado, aplicação com transpasse e com carcela)
– Botões e outros tipos de fechamento (casas diversas, aselhas, colchetes)
– Estilo alfaiate (noções básicas, processo de construção básico)
– Confecção para a família (confecção para crianças, consertos, alterações, renovações)
– A costura na decoração (capas, almofadas, colchas e cortinas)

Por exemplo, consultei este livro quando estava fazendo minha primeira camisa sozinha (post aqui). Fiquei com dúvida na hora de montar a gola com pé e, no capítulo correspondente, encontrei a informação que eu precisava, com um passo-a-passo bem ilustrado.

Gola terminada com sucesso com auxílio do livro, só faltava pespontar.

Projetos com molde

Por fim, ao final o livro possui alguns projetos de costura, com moldes que precisam ser ampliados antes de usar.

Os projetos são de roupas para crianças, roupões, algumas peças de roupa feminina (duas saias, vestidos, camisolas e uma calça).

Também tem alguns projetos para casa e para presentear como brinquedos de tecido, colcha de retalhos, jogo americano, entre outros.

Valeu o investimento

Enfim, é um livro bem completo e que valeu a pena o garimpo e o investimento. Quando temos bons livros para consulta, a necessidade de comprar novos livros do mesmo gênero diminui consideravelmente!

Caso você tenha interesse em procurar um destes para você, deixarei aqui as informações da edição que eu tenho:
O Grande Livro da Costura – Seleções do Readers Digest Portugal, 1979 (Comprei o meu exemplar num sebo do Rio, através do site Estante Virtual. Meu livro está em ótimo estado e a capa dura ajuda muito na conservação do livro)

Beijos!

Eu assisti: “O Tempo Entre Costuras” na Netflix!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!
Livro do mês – Happy Homemade: Sew Chic Kids

Oi!
Hoje eu vou falar de um livro muito lindo que eu comprei faz tempo, mas que só agora decidi testar, o “Happy Homemade: Sew Chic Kids”.

Este livro é de autoria da Ruriko Yamada, uma autora japonesa que tem diversos livros de moda, infantil e adulto. Os livros são todos uma graça, só tem um pequeno detalhe: a maioria deles está escrita apenas em japonês!

Para alívio geral, o livro de hoje está traduzido para o inglês, o que facilita muito a nossa vida e possibilita entender todos os passos dos tutoriais, que são feitos em diagramas, como os da foto abaixo.

O livro é composto por 20 modelos lindos, para meninas e meninos, que vão do tamanho 2 ao 8 e no final tem algumas dicas de materiais e acabamentos, que ajudam os leitores a conseguir finalizar suas peças com bastante qualidade, mas que são bem comuns nesse tipo de livro (quando você costuma comprar livros de molde, acaba concluindo que todos eles têm essa seção e que são essencialmente iguais.)

Para testar, escolhi o segundo vestido (o vermelhinho da capa!), porque a estampa usada para fazer o modelo do livro é muito parecida com uma estampa que eu queria usar para a filhota e que ainda não tinha tido a oportunidade, então como diz o ditado: juntou a fome com a vontade de comer!

O modelo é bem fácil, mas o que gostei foi que segui o passo a passo e foi muito tranquilo. O acabamento ficou muito bom e olha que sou super crítica quanto a isso, SEMPRE!
Vejam o resultado:

Atentem para o tecido, um xadrez conhecido como gingham cheinho de formigas, não é uma fofura? Fiquei doida por esses insetos, adorei!

Gostei bastante do livro, tenho vontade de fazer todos os modelos, inclusive os masculinos para o meu sobrinho. Quem sabe não me desafio a fazer todos os modelos do livro? Isso já passou pela minha cabeça várias vezes, quando vejo um livro lindo assim!

Recomendo para as pessoas que já tem algum conhecimento de costura e que gostam de moldes infantis bem clássicos e delicados… qualquer pessoa que tenha o nível básico de costura consegue seguir os passos do tutorial.

Uma última observação: o único inconveniente deste livro é que os moldes não vêm com margem de costura, então não pode esquecer de acrescentá-la ao fazer os projetos!

Serviço:

Livro: Happy Homemade: Sew Chic Kids – 20 Designs That are Fun and Unique-Just Like Your Kid! (em inglês)
Autora: Ruriko Yamada
Editora: Tuttle Publishing
Ano: 2013
Site

Beijocas!
Ana

Look do Dia: Carteira em Crochê!
Look do Dia: Vestido que virou Saia Midi!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!