Look do Dia: Poncho de Lã!

Encerrando os posts sobre a minha viagem para Paris (os outros são este e este. Saudades do friozinho, rs!), levei o poncho de lã que tricotei e que consegui terminar a tempo de colocar na mala, assim como aconteceu com o casaco de lã com capinha.

Poncho de Tricô

Eu queria ter feito este poncho a tempo de usar no inverno do ano passado em SP, mas aparentemente todo mundo resolveu tricotar por conta do inverno mais frio e aí eu não achava a lã que eu queria para comprar. Quando achei, depois que o frio foi embora, engatei o projeto lá nas aulas da Novelaria.

O poncho é bem fácil de fazer, começa mais estreiro pela gola e vai aumentando com as laçadas centrais. Depois é só costurar a frente e as costas (que são iguais), fazer uma barra em tricô e subir uma gola. Eu amei!

Usei a lã Alpaca da Círculo (70% Acrílico e 30% Alpaca – cor Verde Petróleo), comprada na Lãs Formosa. Tricotei tudo com agulha circular 6mm (usei aberta para construir frente e costas e circular para gola e barra).

Poncho pronto!

Detalhe da gola alta, dispensa o cachecol!

A barra em tricô dá acabamento e não enrola!

Look do Dia

Estreei o poncho em um dia de passeios a pé. O bom de uma peça como esta é que você fica quentinha e com as mãos livres. Outra coisa boa é que dá para usar por cima de mais uma roupa quente, se o frio apertar mais. Acabei usando bastante este poncho nos outros dias da viagem!

Eu escolhi este verde escuro pois achei que ficaria bem para mim. Vendo as fotos, fiquei feliz com o resultado! Desde a análise de cores que fiz no ano passado, estou procurando comprar materiais em cores que eu costumava não dar muita bola e tem sido sempre muito produtivo!

Aproveitei o dia frio mas com um solzinho para ir ao Jardin des Tuileries fotografar o look. Por baixo do poncho eu estava com um vestido de veludo cotelê curtinho, camiseta térmica, além da meia calça grossa e botinhas. Quero repetir quando o frio chegar por aqui (falta muito? rs)!

No detalhe! Tão quentinho!

Poncho de lã: Lã Alpaca da Círculo, comprada no site Lãs Formosa. Projeto da professora Solange, nas aulas da Novelaria (SP).
Vestido: Laundry
Bota: Schutz

Marido ajuda nas fotos e ainda arrasa na selfie! <3

Mais Dicas de Paris

Neste dia, fui conferir como ficou o Les Halles depois da reforma. Ficou muito bonito! Como já estava pertinho, visitei a La Droguerie. Como tenho um lenço de algodão de lá que gosto muito (você pode vê-lo em uso aqui), desta vez resolvi repetir a dose, mas com uma echarpe dupla face em veludo cotelê e algodão. Quando eu costurar, mostro por aqui!

Lá no bairro onde ficamos hospedados, no 11o arrondissement, além da Anna Ka Bazaar, fui também ao Welcome Bio Bazar, uma loja moderninha com muitos produtos orgânicos e uma pequena e muito boa seleção de crafts. De lá trouxe só um projetinho de bordado que pretendo aplicar na minha jaqueta jeans, pois as lãs e tecidos eram lindos mas muito caros.

Outra dica que deixo é: se você gosta de exposições de moda e afins, procure saber o que pode estar rolando durante sua estadia na cidade. Paris sempre tem algo relacionado à moda acontecendo o ano todo, inclusive fora dos períodos de Fashion Week.

Eu visitei uma exposição linda no Palais Galliera chamada “Anatomie d’une collection” e também uma demonstração da Hermès chamada “Hermès Hors les Murs” igualzinha ao Festival des Métiers que aconteceu em SP em 2015. Fiquei feliz pois vimos antes dos próprios franceses!

Ah, das andanças pela cidade vieram mais dois dedais para a minha coleção. Da banca de revistas do aeroporto, duas revistas lindas!

Que dia maravilhoso! Estou feliz de compartilhar por aqui os meus achados e também o look do dia com este poncho que adorei fazer!

_____
INFORMAÇÕES:

Welcome Bio Bazar
Endereço: 10 Rue Boulle, 75011, Paris
Facebook

La Droguerie
Endereço: 9-11 Rue du Jour, 75001, Paris
Site

Palais Galliera (Museu da Moda de Paris)
Endereço: 10 Avenue Pierre 1er de Serbie, 75016, Paris
Site

Consultoria de Estilo: (Re)encontrando as minhas cores com a Ana Soares!
Look do Dia: Blusa com Pregas e Saia Calça (ambas da Burda Style!)
Viagem com Costura: Feira Craft em Paris (versão 2016)

Em 2015 eu tive a oportunidade de visitar uma feira craft em Paris, contei tudo aqui. Aproveitei bastante, apesar das circunstâncias de ter sido poucos dias depois de um atentado (acabei indo e voltando de Uber e muitos expositores pareciam ter cancelado em cima da hora).

Em novembro passado tive mais uma vez a chance de conferir a feira Créations & savoir-faire (Criações e Know-How / Conhecimento) em Paris e, sem o contexto complicado e triste, foi muito mais legal!

Uma feira em vídeo

Assim como da primeira vez, fiz Snaps mostrando tudo e está em vídeo para quem não pôde conferir no dia:

(link para o vídeo)

Boas Compras

Muitos dos expositores são da própria cidade de Paris, mas muitas empresas vêm de outras cidades ou mesmo dos países vizinhos para expor. O bom é que você consegue ver muita coisa legal de uma só vez, em um espaço de tempo mais curto, assim sobra mais tempo para curtir o restante da cidade sem deixar o garimpo craft e costurístico de lado!

Como eu contei no vídeo, já tinha ido uns dias antes na AnnaKa Bazaar (pois já peguei a loja fechada em dias inesperados em outras ocasiões, resolvi garantir, rs) e comprado algumas coisas, está tudo neste post.

Lá na feira, adorei a ideia de ter uma toalha de mesa de algodão impermeabilizado, ainda mais com estampa prata. Tem mais fotos da toalha pronta e em uso neste post. O tecido foi comprado no stand da Fleur de Soleil.

Eu estava a procura destes dois itens há um tempo e já estavam na minha listinha de compras desta viagem: o molde da camisa Mélilot, da Deer and Doe e um conjunto de agulhas de crochê da marca japonesa Tulip. Fiquei muito feliz quando encontrei ambos no stand da Lil Weasel:

Molde Deer and Doe e conjunto de agulhas de crochê Tulip – Lil Weasel

Quando eu vi este moletom de estrelinhas no stand da L’Atelier de La Creation, corri para procurar na internet quanto era preciso para fazer um macacão da Burda de novembro/16. Comprei o tecido e o macacão ficou ótimo com ele, em breve vai aparecer aqui no blog!

Por último, trouxe esta malha verdinha muito fofa, que quero usar para um vestido mais fechadinho para o frio. O tecido foi comprado no stand da Les Tissus du Chien Vert.

Malha com textura de tranças de tricô – Les Tissus du Chien Vert

Como sonhar nunca é demais, rs, espero poder voltar nesta feira em outras oportunidades! Deixo aqui abaixo as informações dos lojistas em que fiz estas boas compras! Adorei tudo!

_____
Informações:

Créations & savoir-faire
Edição 2017: de 15 a 19 de novembro
Site

Anna Ka Bazaar
Endereço: 16 Rue Keller, 75011 Paris, França
Site

Fleur de Soleil
Endereço:13 rue de Castellane 75008, Paris
Site

Lil Weasel
Endereço:1 Passage du Grand Cerf, 75002, Paris
Site

L’Atelier de La Creation
Endereço:27 Rue des Plantes, 75014, Paris
Site

Les Tissus du Chien Vert
Endereço: Rue du Chien Vert 2, 1080, Bruxelas, Bélgica
Site

Viagem com Costura: Feira Craft em Paris!
Pra quem ama Moda e Paris
Look do Dia: Casaco de Lã com Capinha!

Olá!

No resumo das costuras do mês de novembro (aqui) deve ter dado para reparar que eu estava costurando/tricotando peças quentinhas em plena primavera, não é?! Mas era por um bom motivo, eu queria usá-las nas minhas férias!

Eu e o marido viajamos por duas semanas, sendo que na primeira ele estava trabalhando e na segunda não. Isso influenciou diretamente nos destinos a visitar, assim como do ritmo de cada parte da viagem!

Entre a viagem de Montevideo (os posts são este, este, este e este!) e a viagem de férias, foram três semanas em casa, o suficiente para que eu desse um gás nas produções para levar na mala.

Casaco de Lã com Capinha

A primeira peça estreada foi um casaco de lã com capinha que estava com os materiais comprados desde que planejei o meu armário handmade de inverno. Não tinha conseguido costurar a tempo de usar no frio de São Paulo deste ano, mas não desisti dele (até porque com os materiais em casa não dá para desistir, né?!).

O molde é o Watson Jacket, da Papercut Patterns, comprei junto com o molde da minha querida jaqueta Bomber florida (ou seja, faz tempo que estava aqui, já que a jaqueta tem quase dois anos que costurei, post sobre ela aqui).

Eu não tinha muito tempo para fazer uma peça piloto, então confiei nas minhas medições de partes críticas do molde – como as mangas – e nas medidas da peça finalizada que estão nas instruções e fui direto para os tecidos definitivos.

A parte externa é de lã, não muito grossa. O forro é de algodão para quilt. Seguindo uma dica super boa da Rachel Pinheiro, usei um tecido acetinado no forro das mangas, para ajudar a deslizar na hora de vestir. Eu tinha um retalho de alpaseda em casa que deu conta. Para estruturar o casaco, usei entretela MX, super boa de aplicar (porque tem umas entretelas por aí que só rezando muito para ficarem bem aplicadas!)

A lã pronta para ver a tesoura e o modelo!

Aqui, durante a montagem da capa, dá para ver bem o algodão do forro!

A montagem do casaco tem várias etapas, principalmente por causa da capa externa e também dos recortes da frente e do leve peplum nas costas. Adorei este último detalhe pois ajuda a peça a ficar mais acinturada na medida certa para o meu corpo! As instruções (em inglês) são muito bem ilustradas, o que me ajudou a fechar a peça sem grandes dificuldades.

O apego já era tanto que até tirar foto do forro já montado eu tirei, rs!

Curiosidade: por incrível que pareça, tive dificuldades de achar botões para o casaco, na cor vinho. No primeiro armarinho que fui, trouxe botões que tinha até gostado, mas ainda quis procurar mais um pouco. Estive em mais três armarinhos que praticamente não tinham botões nesta cor, acredita? Aí fiquei com os botões que eu já tinha comprado e no final gostei deles, rs!

Uma dificuldade: achar variedade de botões vinho!

Enfim, o casaco superou as minhas expectativas! Ficou pronto mais rápido do que eu pensei e eu amei o resultado!

Gola Peter Pan e a capinha que sai dos recortes frontais.

Atrás, a capinha e o recorte com peplum, que deixa o casaco mais comprido e acinturado.

Amei o efeito da estampa do forro!

Passeio Craft

Logo que cheguei a Paris (que delícia), já fiquei pensando num bom dia para usar o casaco, pois queria que o Ricardo pudesse fotografar para mostrar aqui, hehehe!

Aproveitei um dia mais calmo dele, em que fomos à Anna Ka Bazaar, passeamos um tanto entre Saint-Germain-des-Pres e depois fomos andando meio a toa em direção a Montparnasse. Adoro dias assim, sem muito roteiro!

Anna Ka Bazaar: loja que adoro no 11o Arrondissement!

Compras na Anna Ka: Enfeites de papel (quero usar no Reveillon aqui em casa), washi tapes natalinas, um alfinetão de metal para decoração e um corte lindo de viscose para uma blusa!

Look do Dia

O casaco deu conta do frio durante o dia, mas ao entardecer, passei um tiquinho de frio, rs! Para o frio de São Paulo, vai dar conta sem problemas, já em locais em que no outono faz mais frio que o nosso inverno, no mínimo eu teria que colocar uma daquelas camisetas térmicas por baixo do tricô que eu vestia (e que não foi o caso. #aprendizados). Ou, talvez, forrar com algo mais quente.

Capinha que tira o casaco do comum e ajuda a esquentar as costas e os ombros.

Olha o forro da capinha aparecendo, achei charmoso!

Casaco de Lã com Capinha: Lã e entretela MX compradas na GJ Tecidos (Centro – SP), algodão importado para quilt e alpaseda do meu acervo. Molde Watson Jacket da Papercut Patterns (Nova Zelândia). Botões do Zuza Armarinhos (Pinheiros – SP)
Calça Jeans: C&A
Tênis: Farm para Adidas

Durante o dia em que estreei o casaco, percebi duas coisas: as mangas precisam ser ajustadas, pois estão um pouco longas, o que dá para resolver. E eu senti falta de bolsos. Como fiz o casaco na pressa, não alterei o projeto para colocar bolsos e, agora, acho que vou colocar pelo menos um bolso aplicado (como os bolsos traseiros de calça jeans, sabe?) na parte interna, à mão mesmo. Assim pelo menos vai dar para guardar o celular ou algo mais que eu precise. Mas nada disso tirou meu encanto pelo casaco. Ele e uma simples calça jeans já formam um bom look!

O mais engraçado é que, vendo as fotos, ficou tudo muito rosa, por conta do cabelo que está mais rosa atualmente e do batom. Olhando o tecido de perto, ele me parece mais vermelho, mas a linha que usei para costurá-lo e os botões são vinho. De qualquer forma, gostei demais!

Até o gato do anúncio no metrô era rosa, rs!

Beijos!

_____
Informações:

Anna Ka Bazaar
Endereço: 16 Rue Keller, 75011 Paris, França
Site

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno