Últimos projetos de inverno: Luvinhas e Polainas em Tricô!

Olá!

Depois que eu terminei uma blusa que levou alguns meses para ficar pronta (post aqui), eu quis encerrar os projetos para o frio com peças menores, que eu não levasse tanto tempo para fazer e assim já poderia usá-los. Terminei o inverno com um par de luvas sem dedos e um par de polainas prontos!

Luvinhas sem Dedos

As luvinhas são um projeto da professora Solange e várias pessoas fizeram durante as aulas na Novelaria, foi um sucesso! São dois retângulos em tricô fechados de uma forma que fica invisível, parece até que foi feito de forma circular!

Para dar o toque final, uma dobra para formar os punhos e um botão para finalizar!

Detalhe do acabamento invisível e que também contorna a abertura para o dedão!

Mãos quentinhas!

Acho ótimo esse tipo de luva pois deixa os dedos livres para, por exemplo, mexer no celular, rs!
Usei o restante do último novelo de lã da minha última blusa (Lã Malabrigo, Tipo Rios, Material 100% Lã de Merino, Cor 063 Natural) e agulhas de tricô 4mm. O fechamento foi feito com agulha de costura e a própria lã.

Polainas

No final do ano passado, ganhei um par de polainas do pessoal do Pilates. Quando começou a esfriar pra valer aqui em SP elas foram bastante usadas, o que me deu a ideia de tricotar as próximas. Mostrei uma imagem de um modelo que gostei e a professora Solange bolou uma receita para mim.

Polainas prontas!

Pernas quentinhas!

Já deu para usar com botas, muito bom!

Neste projeto, aprendi um novo tipo de trança e também a fazer o ponto espiga, que faz essa faixa vertical bem bonita.
Usei quase dois novelos de lã Amancay (50% Lã, 50% Acrílico, cor cinza), agulhas 4mm para as barras, agulha 5mm para o corpo e agulha média para trançar. O arremate da barra e o fechamento da peça foram feitos com agulha de costura e a própria lã.

Momento especial

Demorei um pouco entender como fazer o arremate perfeito para a polaina, algo que a professora Solange me disse que ensinaria quando eu avançasse um pouco no tricô. Depois que consegui pegar o jeito em uma amostra em cores contrastantes, parti para as polainas.

Um acabamento muito especial.

Quando eu estava no processo do acabamento, fazendo bem certinho, a professora Solange me disse algo que dificilmente vou esquecer (e que me tocou de verdade): “quando eu vejo alguém fazendo este acabamento, que eu faço há muito tempo mas nem sei mais como aprendi, sinto que um pouco de mim agora está com essa pessoa.”.

Pois é, um simples par de polainas se tornou algo tão especial, não vou esquecer nunca!

E, agora que chegamos à Primavera, os próximos projetos de manualidades serão mais levinhos!

Beijos!

Um novo armário handmade para uma nova fase
Os tricôs de 2018
Costuras de Setembro!

Olá!
Chegamos ao último trimestre do ano, nossa! Pelo menos já entramos na primavera, uma das estações que mais gosto! Já estou aqui planejando os projetos de primavera e verão, logo menos conto aqui no blog! Vamos então ao resumo do mês de setembro?

Costuras

Duas blusas ficaram prontas neste mês que passou e eu já mostrei em detalhes aqui no blog: a Everyday Blouse e a Blusa Dora, ambas projetos de amigas queridas das costuras!

Everyday Blouse, molde da Rachel Pinheiro.Post com detalhes aqui.

Blusa Dora, da Francine Lacerda.Post com detalhes aqui.

Para complementar os meus looks handmade, fiz também uma pulseira com a Lu Gastal:

Post sobre a Burda Expo, onde fiz a pulseira, aqui.

Projetos em tricô e crochê

Em setembro eu terminei as minhas polainas de tricô, a tempo de usá-las no início frio de primavera que fez aqui em SP.

Polainas prontas!

Nas aulas na Novelaria, iniciei uma regata em crochê, pois faz muito tempo que não faço uma peça de roupa em crochê. Já fiz o começo das costas, estou amando!

Matando as saudades do crochê.

Em casa, estou fazendo uma blusa em tricô bem levinha, sem mangas. A receita (em inglês) veio do site da Purl Soho e minha blusa está ficando tão fofa!

Blusa em tricô, com duas cores, em progresso!

Próximos projetos

Estou agora me preparando para retomar alguns projetos para casa que estão parados (uma nova almofada e a manta de hexágonos). Quero também costurar algumas peças novas para a temporada de calor, estou planejando tudo por aqui e vou mostrar logo!

Bem vindo último trimestre!

Beijos!

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Costuras de Agosto!

Olá!
O mês de agosto foi tão intenso com a realização das Olimpíadas do Rio, não é?! Eu confesso que naqueles dias de competição eu não conseguia me concentrar muito nas costuras pois sempre tinha algum esporte emocionante passando na TV, rs!

Por isso mesmo eu fiquei muito feliz por ter conseguido manter uma boa frequência nos posts aqui do blog (se você não conseguiu acompanhar por conta desta super maratona esportiva, eu entendo, rs! Mas dá para colocar a leitura em dia clicando aqui do lado nos posts do mês de agosto!).

Ainda assim, alguns projetos ficaram prontos e, você sabe, em breve estarão em detalhes aqui no blog! Vamos ao resumo do mês de agosto?

Costuras prontas

Uma das minhas costuras programadas para o inverno ficou pronta: uma saia calça preta, vinda de um molde de culotes/pantacourt da revista Burda! Adorei o resultado!

Deste modelo nasceu uma saia calça, queria faz tempo!

Um projeto que faz tempo que estava na minha listinha para ser feito também foi iniciado e concluído em agosto: uma blusa com pregas horizontais, uma graça!

Também da revista Burda!

Costura em andamento

Eu fiz mais uma peça com a Francine Lacerda, uma blusa Dora! Ela só não está pronta porque preciso refazer as mangas (uma pequena saga que de vez em quando acontece comigo por conta dos meus braços gordinhos, rs).

Uma blusa quase pronta, em um dia especial de costuras!

Tricô

Em agosto eu terminei de tricotar um par de luvinhas sem dedos…

… e agora estou tricotando um par de polainas, para encerrar os projetos quentinhos deste ano!

Polainas em progresso!

Um presente especial

Eu andei fazendo suspense, mas agora já posso contar (aliás, os dois próximos posts contará tudo em detalhes, não perca!): Hiro, irmão mais novo do Noah – que ganhou uma colcha de linho com bordados em Sashiko, lembra?, vai nascer em alguns dias e ganhou uma manta de tricô, com um saquinho também bordado!

Manta de tricô, bem fofinha!

Materiais já cortados para o saquinho, foi uma delícia fazer!

Próximos projetos

E assim chegamos a setembro, a tempo de pensar no que farei para o meu armário handmade de primavera! Logo menos compartilho por aqui!

Beijos,
Katia

A volta às costuras depois de um ano
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno