Costuras da Semana!

Olá!

Nesta semana que passou, como eu tinha pensado, terminei os porta copos na aula de Patchwork. Uma fofura só, inclusive para quem quase não costura coisas para casa com a cor rosa, como eu.

E ainda combinou com o meu copinho florido!

A próxima peça é um cestinho oval, que terá um trabalho muito lindo por fora. Antecipo aqui um dos bloquinhos que estão a caminho:

Poesia com tecido, como diz a mestra Tati.

Em casa, mesmo com o calorão, retomei minha capa de lã. Quero terminá-la até o final do mês. Aliás, é tão difícil retomar projetos parados por muito tempo! Você tem que repassar o que falta fazer, o que já foi feito… Toma um tempo que não tomaria se tivesse sido feito direto, sabe?

Mas agora, o jeito é acabar, né?!

Ajusta e termina, Katia! #terminakatiatermina

E, para encerrar a semana, fui no Bazar Fora de Série do Elo7. Foi muito legal conhecer novos expositores, novas ideias e também reencontrar gente querida!

Não tirei foto com ninguém pois estava parecendo uma cobrinha trocando de pele (rs) por conta de um peeling que fiz semana passada. Na próxima eu tiro, prometo!

As compras foram estas:

Uma almofada com estampa de flamingos da querida Má “Colacorelinha” Stump, que já está na sala.

Uma luminária do Star Wars escolhida à dedo pelo marido, da i-Pat.

Tecidinhos e projeto da máquina de costura em tecido da Lu Gastal.

Por enquanto é isso!
Beijos e boas costuras!

7 Anos de Blog e uma vida toda pela frente!
Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Costuras da Semana!

Olá!
Comecei a semana passada fazendo o curso ao vivo de Estamparia Manual lá no site do EduK. Desde aquela oficina que fiz com as meninas do Superziper eu estou muito interessada no tema! Gostei muito das técnicas, espero aproveitar em breve! A Ana também acompanhou o curso e em breve vamos contar tudo por aqui!

Curso online de estamparia manual.

Na aula de Patchwork, fiz o porta agulhas que fica com o cesto de materiais. Mais um item super fofo para o meu quartinho. Agora sim, meus projetos para o quartinho de costura estão concluídos, oba!

Projeto completo com o porta agulhas!

Porta agulhas em detalhe, por dentro e por fora (com a parte em feltro para colocar as agulhas.

Ainda na aula, voltando para o Foundation, comecei um jogo de chá com dois porta copos, dois jogos americanos e um cestinho. Semana que vem acho que já vai dar para mostrar os porta copos.

Retomei as lembrancinhas do batizado do Marco Antonio (lindo da titia!), desta vez para terminar, rs!

Deixei o crochê mais durinho com termolina líquida e colei os divinos. Agora falta embalar. O jeito será colocar um na bolsa e ir bater perna na 25 de março para resolver essa parte. Logo eu vou poder mostrar por aqui!

Deixei dois dias da semana passada para retomar as arrumações do meu quartinho. Aproveitei o silêncio habitual aqui do bairro e consegui arrumar todos os meus tecidos, oba!

Arrumação de tecidos em progresso.

Nesta semana prentendo continuar a arrumar o quartinho, fiquei animada!

Ah, você viu o meu post sobre costura de malhas no Superziper? Eu amei ser convidada pela Andrea para aparecer por lá, espero que você faça uma visita e que goste!

Beijos e boas costuras!

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga
Uma nova sala, com almofadas e pufes renovados por mim!
Um tecido e várias costuras “vapt-vupt”

Olá

Hoje é dia de contar sobre um bocado de costuras vapt-vupt que eu fiz praticamente de uma vez só com 2 metros de linho de estampa florida.
Em um dia inspirado de dezembro, pertinho do Natal, eu saquei o linho lindo que estava guardado e fiz várias coisas com ele no mesmo dia. Tecido que a gente ama é assim, não pode ter dó de usar e tem que usar até o último centímetro.

Primeiro eu fiz vários sachês de lavanda para espalhar pelo guardarroupas, no baú onde ficam roupas de cama, nas gavetas em que guardo toalhas de mesa, jogos americanos e panos de prato, nas minhas caixas de tecido. A lavanda, além de perfumar, ajuda a manter as traças longe das roupas, não é ótimo?! Só não fiz mais porque a manta acrílica que eu estava usando para deixar este aspecto fofinho acabou…
Cortei os retângulos com a mesma altura, a largura eu ia medindo conforme o retalho permitia. Eu tinha uma faixa irregular da largura do tecido, que saiu depois de acertá-lo para fazer os projetos seguintes.

Coloquei um pedaço de manta acrílica um pouquinho menor que o tecido e costurei em volta, no direito mesmo. A parte de cima ficava aberta para colocar a lavanda (uma colher de sobremesa rasa em cada sachê) e a fita de cetim. Fechava o sachê com uma última costura e estava pronto! A fita eu resolvi colocar para poder pendurar, por exemplo, em alguns cabides.

Terminados os sachês (quero fazer mais!) cortei uma tira de 7cm de altura com a largura do tecido e montei, a olho, um seminole com um tecido vermelho para fazer uma toalhinha de bandeja. A bandeja é um xodó meu e deixo em cima dela minhas garrafinhas, uma moringa e uns enfeites.
Só digo uma coisa: fazer patchwork “a olho” não é nada recomendável, viu?! Acho que acabei fazendo assim pois estava adorando o embalo que peguei fazendo os sachês, rs!

Enfim, os quadradinhos em seminole saíram, mas a toalhinha ficou pequena e os quadrinhos poderiam ter sido melhor dimensionados se eu tivesse feito o cálculo necessário. Enfim, para preencher o que faltou, comecei a fazer uma borda de crochê no mesmo dia e terminei na semana passada.

Frente

Verso

Em uso

E os restinhos do seminole? Eu tinha gostado tanto da combinação que fiquei com dó de descartar.

Saíram então um porta-copos e um futuro alfineteiro (acabou meu plumante também, rs).

Aí, com alguns cálculos em mãos, o projeto principal do tecido: fazer cortinas daquelas que são usadas para fechar armários de cozinha, para colocar na parte de baixo da mesa onde fica a Novinha. As cortinas vão cumprir três funções: embelezar o quartinho, deixar a mesa com menos cara de mesa de escritório (o que ela já foi, aliás) e esconder a tralha que fica aparecendo lá embaixo, rs.

Fiz toda a costura das quatro peças das cortinas em dezembro. Semana passada fiz a armação, medi, fiz a barra final e instalei no lugar. O quartinho ficou com outra cara, dá gosto de ver!!

Depois desse monte de coisas, ainda sobraram cerca de 40cm de tecido, acredita?

Cortei mais algumas tiras e fiz com elas um Log Cabin lindo que virou capa de almofada e também o viés que deu acabamento para ela. Eu adorei

Como ainda sobraram uns 30cm do linho, eu devo deixar para usar nas aulas de Patchwork, além de fazer mais sachês de lavanda…

Quando mais produções com ele acontecerem, eu mostro!

Fiquei muito feliz com tanto resultado bom!

Beijos!

Uma nova sala, com almofadas e pufes renovados por mim!
5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Sobre Florescer em Pleno Inverno