Look do dia: Blusa de Seda com Babados!

Sim, eu sei… Agora não é o melhor momento para costurar uma blusa levinha de seda, já que estamos com o inverno batendo na nossa porta!

Mas eu não consegui não comprar um crepe de seda com a estampa de insetos mais linda num fundo nude rosado, lá em San Francisco (post aqui).

Na hora vi que teria um bom projeto para ele, o molde da blusa Farrah, da Chalk & Notch. Tinha visto várias pessoas que sigo no Instagram com suas versões da blusa ou vestido (não esquecendo que é primavera no hemisfério Norte) e só sosseguei quando fiz uma blusa para mim na volta das férias. Sinal de que a compra do tecido – provavelmente o mais caro da minha vida – foi acertada!

Ao fazer uma peça como esta é que concluo o quanto é importante saber combinar o tecido ideal com o projeto ideal. A blusa ficou tão bonita que eu queria era usá-la todos os dias! É uma daquelas peças que tenho orgulho de ter feito, sabe?!

A blusa de seda

O modelo é mais ajustado na parte de cima do busto, na região de entrecavas, e mais soltinha embaixo. Achei que ficaria uma blusa muito solta, mas ficou na medida que eu gosto!

Alguns detalhes deixam a peça bem bonita:

Frente

Mangas trabalhadas para formarem babados, eu escolhi fazê-las forradas com o mesmo tecido, para dar um bom acabamento à seda.

Aqui dá pra ver bem o tecido, amor total!

Acabamento da lateral com um recorte finalizado em viés.

Barras de alturas desiguais, com aberturas laterais.

Costas

Nas costas, poderia ter franzido esta parte de cima, mas segui a sugestão do projeto em substituir o franzido por uma prega. Ficou bem delicado!

Look do dia

Como o outono é um pouco inconstante, como toda meia-estação, esperei um dia mais quentinho para poder sair por aí com a blusa linda sem ter que colocar nada por cima dela.

Completei com a minha mini saia de malha justinha e os inseparáveis tênis prateados para passear com o marido em um domingo.

Blusa: crepe de seda italiano da Britex Fabrics (San Francisco), molde de blusa/vestido Farrah, da Chalk & Notch (eu fiz a versão A da blusa).
Mini Saia: Malha Suit Wall comprada na Texprima (SP), molde Mabel da Colette Patterns (EUA). Mais fotos da saia aqui.
Tênis: All Star

Gostei muito da combinação, a blusa deu um toque especial a um look que tinha tudo para ser mais básico. Tenho certeza que ela ficará igualmente bonita em um look mais arrumadinho também! Como é bom ter mais uma peça especial no armário handmade!

Look do Dia: Blusa de Seda!
Look do Dia: Regata de Seda!
Acessórios para o Inverno: Lenço de Veludo!

Continuando a pequena série de acessórios que produzi recentemente para usar no inverno, hoje eu mostro uma peça que costurei e que será bem útil quando esfriar: um lenço de veludo cotelê.

O lenço

Comprei este kit na minha última ida a La Droguerie, em Paris (post sobre a viagem aqui). Já tinha comprado um outro kit lá em outra ocasião, mas o lenço era só de algodão, tem fotos dele em uso aqui.

Enquanto o primeiro lenço era com um tecido só e tinha barra lenço como acabamento, este segundo possui dois tecidos: um lado é de veludo cotelê liso e verde e o outro lado é de um tecido estampado e fino, como um chiffon, mas que não chega a ser transparente. Duas pontas são finalizadas com um pingente e uma conta grande cada. Esse acabamento dá um peso às pontas do lenço, além de um charme e um acabamento bem legal!

Cores e texturas lindas!

Look do Dia

Este foi mais um item handmande que levei na minha mala de férias. Estreei em San Francisco, bem no dia em que a Ane nos levou a uma praia com uma vista linda da Golden Gate.

Eu estava usando um look basicão: calça e jaqueta jeans, camiseta e tênis. Aí é que o lenço dá uma graça (além do tênis ser prata, estou muito apegada a ele, rs), além de proteger do vento tão característico da cidade!

Lenço: kit com material e projeto La Droguerie (França)
Camiseta: comprada no show do Eagles of Death Metal em San Francisco (post aqui).
Calça Jeans: C&A
Jaqueta Jeans: Levi’s
Tênis: All Star

Dessa vez, quem fotografou o look foi a Ane! Obrigada, amiga!

Em clima de Despedida

Este era o nosso último dia em San Francisco, então era também aquele momento em que eu já começava a sofrer antecipadamente por conta da despedida que aconteceria algumas horas depois… Mas faz parte, né?!

Então aqui vão alguns cliques de nós lá na praia (faltaram Noah que estava na escola e Gustavo que estava no trabalho)… Saudades de todos só de rever as fotos!

Adorei o lenço e quero usar muito neste restante de outono e também no inverno! E… aiaiai que saudades desta cidade tão linda e dos amigos tão amados!

Look do dia: Macacão, camiseta e lenço para o Lollapalooza!
Acessórios para o Inverno: Gola de Tricô!
Look do Dia: Slip Dress de Veludo!

Acho muito curiosa esta reinvenção dos itens “da moda”. Desde que os anos 90 voltaram a ser cool, eu fico lembrando o que eu usei ou não na minha adolescência, assim como o que eu usaria hoje mas na época não dei bola e vice-versa.

Certamente eu usei vestido de alcinha naquele tempo, mas não acho que tive nenhum desses tipo camisola. Teve sim uma fase que tinha veludo em tudo (como agora), mas tenho dúvidas se a moda de um vestido camisola de veludo pegou lá pelos anos 90.

Só sei que, numa ida a uma loja de tecidos que adoro – a Tex Prima – vi um veludo que não era pesado e serviria bem para um slip dress (por que hoje em dia, para parecer novidade, tem que colocar nome em inglês para tudo, né?! Rs!).

Eu já tinha um molde em casa esperando pelo tecido, então foi rapidinho. A modelagem é simples, o que toma um tempinho extra é cortar frente e costas no viés, com o cuidado de não distorcer nada. Fazer a fita em viés do mesmo tecido já é um hábito meu, então foi tranquilo.

Vestido de Alcinha (ou Slip Dress) de Veludo

Eu usei um molde que eu já tinha em casa, o Bailén Top and Dress da Pauline Alice, planejado para um tecido mais levinho como seda, crepe, rayon ou algodão fino. Mas a vontade de mandar ver no corte do veludo era maior do que comprar um corte de seda, rs!

Consegui fazê-lo rapidinho e ficou com um comprimento bom. A minha peça foi fechada com costura francesa, como indicava o projeto, mas que eu só fiz por conta da pressa mesmo (rs), já que o tecido é mais grosso. Só o viés de acabamento que também forma as alcinhas que não me agradou tanto, achei que ficou grosso, mas dá pra usar, olha só!

Frente

Costas (no corpo não está torto, rs)

Detalhe do decote e da pence da frente

Look do Dia

Terminei o vestido e coloquei em seguida na mala da viagem de férias. Planejei usar pela primeira vez em uma saída com o marido à noite, bem do nosso jeito: num show de rock! Como estava frio, usei meia calça e bota e coloquei uma camisa jeans por cima. O bom de ter levado a camisa jeans é que pude amarrá-la na cintura lá dentro da casa de show, sem ficar pesando.

Fomos à um teatro em San Francisco assistir a mais um show do Eagles of Death Metal. Ano passado, em São Paulo, fomos a dois shows da banda em uma mesma semana e foi legal demais! Coincidência (ou não), eu tinha uma peça nova para usar em cada um dos shows, veja nos posts aqui e aqui.

Banda mais que querida!

Aproveitamos muito bem a noite, que começou super bem ao encontrarmos o vocalista Jesse enquanto estávamos na fila para entrar no local do show, o que rendeu uma selfie zoada mas que me deixou super feliz!

Shitty pic w/ awesome @fatherbadass! We love u!

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Lá fora, antes do show…

Lá dentro, depois do show (e algumas cervejas, rs).

Vestido de alcinha: Tecido de veludo da TexPrima; molde gratuito Bailén, da Pauline Alice.
Camisa Jeans: Levi’s
Botas: Schutz
Bolsa: emprestada da Ane (obrigada, amiga!) 

Foi uma noite incrível!

Look do Dia: Capa Dourada de Lamê para o Lollapalooza! (com tutorial)
Look do dia: Colete de Sarja (da Revista Burda)
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Recebidos Maximus Tecidos Finos!
5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!