Acessórios para o Inverno: Gola em lã super grossa!

Uma das minhas compras nas férias de abril (post aqui) foi uma lã bem grossa, rosinha, que pedia para virar uma gola! No movimento de usar o que eu tenho em casa, antes de comprar outras lãs e fios, lá fui eu tricotar mais uma gola de tricô.

Tricotando a gola de lã super grossa

Essa foi a lã mais grossa que eu usei até agora (existem mais grossas ainda, mas ainda não cheguei nelas, rs), tanto que precisei de agulhas 20mm para fazê-la. A vantagem é que a combinação de lã grossa e agulhas igualmente grossas tornam o trabalho super rápido!

Aprendi um ponto que é uma variação do ponto turco (algumas golas que fiz com ele estão neste post) e que ficou ótimo nesta lã! É sempre bom pensar em algo leve quando feito com uma lã mais grossa pois assim não corremos o risco de ficar com uma gola muito dura ou quente demais para o nosso clima!

Usei um pouco mais de uma meada desta lã (cada meada tem 125g) e o que sobrou vai virar uma outra peça bem especial (aproveitamento total dos materiais, a gente vê por aqui!)

Levei a gola na mala para tricotar no Uruguai e trouxe de volta para casa prontinha para costurar na aula seguinte, oba!

A gola pronta

Eu amei como a gola ficou! Fofa, quentinha e leve! Adoraria ter mais desta lã para fazer outras!

Look do Dia

Como tivemos alguns dias frios há pouco tempo, tive oportunidade de já usar a gola. Diferente das outras que eu tenho, essa é a mais neutra de todas, pois é um rosa clarinho que quase se confunde com a cor do meu cabelo (e até dos óculos, rs). Estou achando bem fácil de combiná-la por conta disso!

Enquanto a outra gola que fiz no começo do ano (post aqui) tem a trama mais fechada e dá duas voltas no pescoço, esta tem a trama mais aberta e dá uma volta só, o que compensa a espessura da lã mais grossa. Ficou quentinha e bem confortável de usar!

Para montar o look deste dia, parti do rosa da gola e fui ver cores análogas (as vizinhas no círculo cromático) para compor um look colorido e calminho.

Cores análogas. Fonte: app Color Wheel

Escolhi então o azul do jeans da jaqueta e da calça e o roxo da blusa. Para dar um brilho e um toque especial a mais perto da gola e do rosto, broches lindos na jaqueta!

De pertinho!

Look especial e handmade!

Gola com lã de merino grossa: Lã Gentle Giant da Purl Soho (New York), cor Calico Pink. Projeto das aulas com a professora Solange, na Novelaria (SP).
Blusa de tricô: lã Rios (100% Merino) da Malabrigo na cor Purpuras. Projeto das aulas com a professora Solange, na Novelaria (SP). Mais fotos da blusa aqui.
Broches: Montageart (SP)
Calça jeans: C&A
Jaqueta Jeans: Levi’s
Tênis: Farm x Adidas

Eu adorei o look todo, composto para ficar quentinho e confortável, com aquele toque de cor que eu sempre incluo nas minhas produções!

Acessórios para o Inverno: Gola de Tricô!
Novas golas em tricô!
Novas golas em tricô!

Desde o ano passado, quando tricotei a primeira gola de lã para presentear, confesso que não parei mais. Algumas foram colocadas aqui no blog e outras não, por serem bem parecidas com esta primeira.

Uma gola em tricô é um presente fácil e rápido de fazer, ainda mais se a lã escolhida for mais grossinha. Depois é só arrematar com uma costura invisível (que tenho praticado a cada peça) e o agrado está pronto!

Gola em Ponto Barra Inglesa para Fabiane

Minha prima Fabiane mora em Joinville e me pediu uma gola em ponto barra inglesa que desse duas voltas, assim como a minha gola bem cheia que fiz em verde azulado.

Tricotei a tempo que ela recebesse ainda neste inverno e, como lá faz mais frio que em SP, deve estar sendo útil!

Obrigada prima querida pela confiança!

Uma Gola em Ponto Turco para Edleuza

Ao terminar o meu colete em tricô, a lã linda de merino que usei só para os acabamentos da peça não podia ficar parada. Usando o fio duplo, fiz uma gola em ponto turco para a querida Edleuza, que trabalha aqui em casa e está sempre acompanhando e apoiando o meu trabalho.

Eu já presenteei a Edleuza algumas vezes nesse tempo em que convivemos juntas, mas me dei conta que nunca tinha dado a ela algo que eu tinha feito (como pode?). Então, para tirar esse atraso, fiz esta gola bem fofinha e caprichada!

Assim como a gola para a Fabiane, entreguei a gola para a Edleuza a tempo de pegar o final deste inverno!

Uma Gola em Ponto Turco para a Erica

Para praticar o ponto turco que é lindo, fiz mais uma gola com ele, desta vez em lã Rasta (da Malabrigo) em uma cor tão linda que desejei fazer uma igualzinha pra mim, rs!

Presenteei a minha amiga Erica, que fez aniversário neste último domingo, um dia bem frio e chuvoso! Levei para ela um tiquinho de cor num dia tão cinza!

Espero que o carinho com que fiz estes presentes acompanhe vocês três! Obrigada!

Amigo Secreto das Tricoteiras
Acessórios para o Inverno: Gola de Tricô!
Look do Dia: Colete de Tricô!

Com um certo tempo de costura, eu fui acumulando muitos materiais e hoje em dia compro quase nada. Compro só se já for usar em seguida, como o tecido salmão para completar o saquinho de tecido do presente da Valentina.

Já quando comecei a tricotar, procurei desde o início não acumular lãs e linhas. É tentador olhar novos materiais para a nova técnica da vez, mas tenho conseguido manter um certo controle. Tudo o que tenho cabe em uma sacola grande, nada mais guardado em outro lugar do ateliê.

Quando viajei para Montevideo no ano passado, aproveitei para comprar algumas lãs e tenho dado prioridade em usá-las antes de sair comprando outras. As meadas de lã torcidinha e sem tingimento ficaram esperando a ideia de um bom projeto para ela. Até que a ideia veio e a mestra Solange me ajudou a colocar em prática.

Inspiração: O quimono de flanela

Levei para a aula o quimono de flanela que criei em 2015, com a parte superior da frente maior que a parte de baixo, o que dava uma forma diferente para o decote.

Queria fazer a mesma peça em lã e a professora Solange me ajudou bolando uma receita.

O quimono que virou colete

Durante a execução do projeto, vi que a lã não daria para tricotar um quimono, ainda mais com as mangas amplas que ele tem. Então, mudamos para o “plano B”, transformando a peça em um colete.

Achei bom, pois não tenho costume de usar coletes e esta pode ser uma ótima opção de terceira peça para dar uma cara diferente (e quentinha) às minhas produções!

Emoção até o final

No fim das contas, a lã deu certinho para tricotar as três partes do colete, mas faltou para fazer o acabamento da peça. Acabei comprando uma outra lã sem tingimento, na Novelaria, e a utilizei para dar um acabamento em crochê nas cavas e no decote. Ou seja, cheguei ao “plano C” para concluir este projeto, rs! O tanto que sobrou da lã linda já está virando uma outra peça, sem desperdício!

(Clique em uma das imagens para ver em tela cheia!)

Usei seis meadas da lã flamê retorcida (100% merino, cor natural) compradas na Balitex (em Montevideo) e agulhas 8mm para tricotar. O acabamento foi feito com lã fina de merino e agulha de crochê 4mm.

Estreando o colete

Aproveitei que iria novamente para o Inhotim, para concluir a visita que eu e o Ricardo iniciamos no ano passado (posts aqui e aqui) e levei o colete na mala. Os dias ensolarados em MG não estavam tão quentes, então passei o dia todo vestida com a novidade e fiquei bem confortável!

Como queria que o colete fosse o principal do look, combinei com calça e camisa jeans e tênis prateado. Adorei como ficou!

Colete: lã flamê retorcida de merino, cor natural, comprada na Balitex (Uruguai). Acabamento feito em crochê com lã fina de merino. Receita criada pela professora Solange.
Camisa Jeans: Levi’s
Calça Jeans: C&A
Tênis: All Star

Um pouquinho do Inhotim

Assim como no ano passado, este foi um dia de muita beleza num lugar inspirador para quem gosta de arte! Aproveitamos muito o passeio, mais uma vez!

Teve mais uma estreia no dia seguinte de passeio, aguarde mais um post!

**Siga o blog com o Bloglovin **

Look do Dia: Vestido que virou Saia Midi!
Minha consultoria de Estilo: a (r)evolução do meu vestir!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!