Look do dia: Mais um colar em tricotin!

Como eu contei ao mostrar o primeiro colar que eu fiz em tricotin, usar materiais que restaram de projetos anteriores de tricô e crochê tem sido uma prioridade pra mim.

Assim como eu fui acumulando cortes de tecidos inteiros e sobras de projetos nestes anos de costura desenfreada, não quero que o mesmo aconteça com meus materiais de tricô e crochê.

E assim, com o que restou de lã do meu gorro de lã, nasceu mais um colar de tricotin!

Colar-cordão de tricotin

Em julho, lá estava eu fazendo mais um tubinho de tricotin para usar até o fim da lã linda que já tinha virado um gorro bem quentinho…

Até que chegou o dia em que o tubinho estava pronto e eu, querendo usar algo diferente em um dos dias do curso de formação em consultoria de estilo, torci até que formasse um cordão bem bonito e num bom comprimento para um colar.

Mais um tricotin que virou colar e está sendo estreado hoje! #costurakatiacostura #tricotakatiatricota #bloguices

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Como eu fiz isto à noite e já queria ir usando na manhã seguinte, uni as pontas com uma costura com a própria lã, mas como eu adorei de verdade este modelo, vou comprar terminais de colar para fazer outras peças!

Que tal?

Look do Dia

Desde que terminei o colar, usei pelo menos uma vez por semana! Ou seja, ele foi uma ótima ideia para dar uma cor a mais perto do rosto e colocar mais textura aos meus looks!

A combinação é preferida é esta aqui, com o roxo do vestido, com o verde do casaco levinho e o alaranjado do colar (as cores estão coordenadas em tríade, contei mais aqui).

Olha a selfie da autoestima com o colar novo!

Coordenação de cores em tríade (roxo, verde e laranja) mais querida!

Colar: tricotin feito com lã Lanafil (Pagliaccio – 53% lã e 47% acrílico – cor 42211).
Vestido de Malha: Ponto Roma comprado no Bom Retiro (SP). Molde do Davie Dress, da Sewaholic Patterns (Canadá), versão C: sem mangas e comprimento nos joelhos. Mais fotos do vestido aqui.
Parka: Laundry
Botas: Luiza Perea

Fiquei tão satisfeita com este segundo colar que quero fazer outros!
Um ótimo acessório!

Acessórios para o Inverno: Gorro de tricô!
Roxo é o novo preto
Acessórios para o Inverno: Colar de Tricotin com Pingente!

Depois que comecei a fazer o tricotin (ou rabo de gato), eu vi na técnica uma oportunidade de aproveitar materiais que restaram de outros projetos para fazer o tubinho e então aproveitá-lo em uma nova peça.

Fiz as primeiras peças e formei balões e números (post aqui). Mas ainda não tinha me dado por satisfeita. Resolvi aproveitar o que restou da última meada da lã Rios que eu usei para a minha maxi blusa de tricô (aqui) e fiz um tricotin até usá-la por completo.

Meu primeiro colar em tricotin

Ao terminar a lã, enrolei em algumas voltas e vi que formaria um colar ou então uma gola fininha, ótima para usar no inverno ou em temperaturas amenas.

Queria dar um acabamento nas pontas e estreei meu fazedor de pingente, que comprei nas férias (tem imagem dele aqui). Usei duas meadas de fios diferentes de bordado, o mais próximos dos roxos da lã do colar.

Fechei então o colar e arrematei com o pingente. Confesso que queria mesmo era colocar contas grandes como as que dão acabamento ao meu lenço de veludo, mas não as encontrei nos lugares que costumo ir. Ou seja, a busca pelas contas e pelos materiais ideais para o pingente continua!

De qualquer forma, gostei do resultado!

Adorei a mistura dos materiais!

Look do dia

Levei o colar na minha mala para MG e usei no segundo dia de visita ao Inhotim neste ano. Não estava calor no dia, então passei o dia inteiro bem com a peça.

O restante do look é bem básico e neutro, planejado para bater perna mesmo, então o colar deu uma corzinha a mais, sabe?

Colar em tricotin: feito com lã Rios, na cor Purpuras. Pingente feito com linhas de bordado.
Blusa: Zara
Regata: C&A
Calça de veludo cotelê: Lascivité
Tênis: Adidas

Mala handmade

Aqui estão as peças que levei comigo para este fim de semana ótimo! Veja mais nos links sobre o colete de tricô, a maxi blusa em tricô e o gorro em tricô!

Mais um pouco do Inhotim

Como sempre, foi mais um dia de muita beleza. Neste dia foi que eu vi as obras de Caetano de Almeida, que estão neste post. Para variar, foi bem difícil selecionar algumas imagens para colocar aqui, mas clique em uma delas para ver em tela cheia!

Gostei muito da ideia de produzir acessórios com a técnica do tricotin, então em breve vai ter mais!

**Siga o blog com o Bloglovin **

Meu início no Tricotin (ou Rabo de Gato)
Por festas de fim de ano sem correria: planejando os looks!
Meu início no Tricotin (ou Rabo de Gato)

A febre do Tricotin (ou Rabo de Gato, ou Icord) está rolando há algum tempo, mas não sei porque eu não me interessei de cara. Aliás, tem muita gente fazendo trabalhos lindos por aí com os tubinhos tricotados!

Aí, não faz muito tempo, a Andrea Onishi lançou um cogumelo de madeira lindo, com um palitinho simpático com coraçãozinho na ponta. Além de ser uma fofura eu, que nunca tinha entendido como fazia o rabo de gato, entendi com mais facilidade com um videozinho fofo que ela postou no Insta do Ateliê Kitsune, o mais novo empreendimento criativo da Andrea:

Como ela estaria vendendo suas peças no Bazar Ó Gente do dia das mães, eu corri lá para garantir o meu! Até o Ricardo aprendeu a fazer, ali no bazar mesmo! Ai que orgulho desse moço prendado!

Ao trazer esta fofura pra casa (e já sabendo usar), eu viciei! Saí comprando fios e testando alguns outros que eu já tinha em casa… Resolvi então começar a montar algumas formas simples com arame (nunca fiz palavras ou nomes, por exemplo), até para dar uso para o rabo de gato que estava querendo se espalhar pela casa.

Sei que existem outros teares para fazer o tricotin, dá até para fazer em casa com um pedaço de madeira vazado no centro e quatro pregos. Mas uma grande vantagem do cogumelo de madeira é que, além de lindo, é super confortável de segurar e usar, por ser arredondado! Além disso, é sempre legal prestigiar amigas crafts queridas que fazem um trabalho tão bacana, né?!

Fazendo um atrás do outro, rs!

Números e balões

Como o aniversário dos meus dois cachorros estava chegando, fiz dois números e dois balões. Esse processo de pensar nas formas e em como colocar o arame eu fiz de cabeça mesmo, experimentando a cada peça.

Fiz um número 1 no fio rosa para o aniversário da Leia e um número 6 em fio colorido para o aniversário do Luke. Para ela, um balão colorido e para ele, um balão roxo (feito com um pouco da lã Rios que sobrou da minha última blusa de tricô, post aqui).

Desenhei a forma que eu queria em um papel, para ter um gabarito e cortei um pedaço de lã para saber qual o tamanho que o tubinho precisava ter. Fiz os tubinhos nos tamanhos pretendidos. Coloquei por dentro arame galvanizado número 20 e usei meus alicates sem ponta e o de corte. Para dar acabamento, agulha de tapeçaria para colocar as pontas dos fios para dentro.

Materiais

A cada forma eu ia “aperfeiçoando” esta etapa do arame, ajeitando melhor nas extremidades para não ficar aparente. Foi na tentativa e erro mesmo. O mais gostoso foi moldar as formas! Só a “cordinha” de um dos balões que eu achei muito longa, tanto que eu diminuí pela metade no balão seguinte. Ao final, as quatro peças ficaram assim:

Prontos!

Os fios que deram mais certo até agora foram o D’Primera, da Cisne e a lã Malabrigo Rios!

Os 6 anos do Luke

A ideia era tirar uma foto com cada bichinho e as peças nos respectivos aniversários. Luke fez 6 anos em junho e tirar foto assim é fácil porque ele é bem quietinho! Luke é o cachorro mais delicado, bonzinho e quietinho que eu já conheci, só fica louco quando tem comida no meio, rs!

Parabéns, Luke!

O 1º ano da Leia

A Leia fez um aninho no último fim de semana. Parece que foi ontem que este furacãozinho simpático chegou aqui em casa! Ela é o oposto do Luke: bagunceira e ruidosa, mas grudenta e carinhosa na mesma medida!

Aproveitei que a família estava em casa no dia e as crianças seguraram o número e os balões enquanto eu segurava a aniversariante, rs!

Parabéns, Leia!

Agora estou fazendo uma experiência, fazendo um tricotin bem longo para criar algum acessório. Assim que a peça “nascer”, eu mostro sem falta!

Mais uma técnica viciante!

Por festas de fim de ano sem correria: planejando os looks!
Look do Dia: Xale de Crochê!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!