Olá!

Depois que o compromisso do marido com o congresso terminou, aproveitamos o dia livre para fazer um passeio diferente: alugamos um carro e fomos até o Vale do Loire, com cidades fofas à beira do rio Loire e castelos para visitar.

O tempo estava ruim, muito nublado e com uma chuvinha fina e bem fria, mas a beleza do local faz valer a pena! Pegamos as dicas de onde ir no Conexão Paris, um blog que adoro, feito por brasileiros que moram por lá.

A primeira parada foi em Chambord, em um castelo enorme e super bonito!

“Sua construção começou em 1519, sob o reinado de François I. Em seguida ele foi habitado por Henri II, por Louis XIV, o Roi Soleil, por Stanislas Leszczynski, rei da Polonha exilado na França, pelo Marechal Saxe, pelo Duque de Bordeaux. Após a morte deste último, Chambord foi propriedade de seus herdeiros, os príncipes Bourbon Parme.
Em razão da nacionalidade austríaca dos Bourbon Parme, Chambord cai, em 1915, sob o domínio do estado francês.
Chambord faz parte da lista de monumentos históricos franceses, assim como seu belo parque. O castelo figura também na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.”

Almoçamos super bem por ali mesmo e a parada seguinte foi em Amboise, em um castelo menor mas super charmoso!

“O Castelo de Amboise foi uma das residências dos reis da França durante a Renascença. Além dos reis, a castelo hospedou Leonardo da Vinci (cuja casa pode ser visitada no castelo ao lado, Clos Lucé).
Hoje, o castelo de Amboise é um dos mais dinâmicos da região oferecendo aos turistas espetáculos, visitas noturnas à luz de velas e exposições.”

O castelo está à esquerda, dentro da cidade fofa de Amboise!

Ruas estreitas com lojas e cafés.

Guiamos até Chenonceau porém, por escurecer cedo nesta época do ano, não chegamos a tempo de pegar o castelo aberto para visita, mas valeu a viagem!

Na volta, para não pegar trânsito na entrada de Paris (tá pensando que isso só acontece em SP? rs!), voltamos a Amboise, jantamos por lá e aí seguimos viagem de volta… Foi um bate e volta delicioso!

Para este dia de passeio, roupa confortável e quentinha. Foi o dia escolhido para estrear a minha camisa de seda (contei sobre ela e o que antecedeu esta viagem aqui, com várias fotos). Lá estava eu com a minha calça jeans de cintura alta (amor sem fim), tênis branco, casaco térmico e minha gola de tricô.

Vamos da realidade, toda encapotada, até chegar na camisa, rs!

Camisa: Crepe de seda Liberty (Londres), botões vintage Superziper, modelagem da camisa feita por mim.
Gola de tricô: lã comprada na Joann’s (San Francisco) e projeto do Superziper.
Calça jeans de cintura alta: Damyller
Tênis: Adidas
Casaco: Uniqlo

E não é que tinha coisa bacana e craft nas lojas de souvenirs dos castelos?

Em Chambord comprei um lápis (uma das minhas lembranças favoritas. Eu coleciono os lápis, mas coloco todos em uso) e um dedal.

Em Amboise, comprei também um dedal do local (a coleção está aumentando, tá na hora de pensar em uma forma de deixá-la a mostra), um sachê de lavanda bordado e um presépio em feltro, que já enfeitou a árvore do último Natal!

A viagem valeu muito a pena e eu voltaria para conhecer outras cidades e castelos da região!
Beijos!