Olá!

Demorou, mas voltei para dividir com vocês o tutorial da bolsa que fiz com minha mãe e minha filha. Lembra do post “Costura colaborativa em 3 gerações“? Então, é essa bolsa!

Ela é bem simples de fazer, o mais bacana é brincar com as cores e estampas do tecido ou mesmo decorar (bordando ou pintando como a Julia fez), vamos lá!

***Todos os cortes já estão com margem de costura de 1cm!

Para a bolsa serão necessários:

1 retângulo de 52X45cm do tecido da bolsa (eu usei algodão cru, pois queria pintar)
1 retângulo de 52X45cm do tecido do forro (usei um vermelho de bolonas brancas)
1 retângulo de 18X13cm do tecido do bolso
1 retângulo de 22X14cm do tecido do bolso
1 retângulo de 24X19cm do tecido do bolso
2 tiras de cardaço sarjado (20mm de largura) de 32 cm de comprimento
1 fecho magnético
4 retângulos de 12X3cm para fazer os lacinhos laterais

Tutorial:

– Faça um ziguezague em toda a volta das peças dos bolsos
– Faça a barra em toda a volta das peças dos bolsos. A barra de cima você pode costurar; as demais apenas dobre, passando a ferro para vincar e ficar pronta para a aplicação no forro
– Dobre o tecido do forro ao meio pelo avesso e passe uma costura reta de cada lado.
– Nas duas pontas que se formaram, marque 3cm de cada lado e trace uma linha formando um triângulo. Passe uma costura sobre essa linha e corte o excesso. Vire a peça deixando o avesso para dentro e o lado direito para fora.
– Posicione sobre ele dois bolsos de um lado e o bolso maior do outro.

*** A posição dos bolsos é livre, depende do gosto do freguês. Apenas para vocês terem uma ideia: o bolso maior, eu posicionei no centro de uma das laterais do forro a 6cm da extremidade inferior e os outros dois bolsos menores, posicionei ambos a 12cm da extremidade inferior e a 2cm de cada margem (centralizando-os). Costure os bolsos com costura reta, nas 3 laterais deixando a barra costurada para cima e aberta (obviamente, pois essa é a abertura do bolso.)

– Na extremidade que ficou aberta (a abertura da bolsa) faça uma barrinha a ferro com 1cm para dentro.
– A partir dessa barra posicione as peças do fecho magnético, no centro de cada lado, a partir de 6cm da extremidade superior. Aplique as peças do fecho magnético.
– Dobre o tecido externo da bolsa ao meio pelo avesso e passe uma costura reta de cada lado.
– Nas duas pontas que se formaram, marque 3 cm de cada lado e trace uma linha formando um triângulo. Passe uma costura sobre essa linha e corte o excesso. Vire a peça deixando o avesso para dentro e o lado direito para fora.
*** Neste momento você pode decorar sua bolsa como quiser! Pinte, borde, faça aplicações, fica a seu critério.
– Com os retângulos de 12x3cm passe a ferro dobrando ao meio no sentido mais comprido da peça deixando direito com direito do tecido. Passe uma costura reta em uma das pontas e em toda lateral, deixando apenas uma abertura. Desvire a peça. Repita o mesmo procedimento para as outra 3 tiras de tecido de mesmo tamanho.
– Na parte externa da bolsa aplique cada tirinha a partir de 7cm da extremidade superior e 7cm da lateral com ziguezague. Repita o procedimento para as outras 3 tirinhas.

– Faça a barra de 1cm na extremidade superior da bolsa.
– Posicione as duas tiras de cadarço a 3,5cm de cada lateral. Faça uma costura bem reforçada em forma de quadradinho com um X no meio, veja o exemplo:

– Vire o forro da bolsa, deixando o avesso para fora e encaixe a parte de fora da bolsa no forro. Alfinete toda a borda superior das duas peças e passe uma costura reta terminando a peça.
Prontinho, a sua bolsa está finalizada e você ja pode aproveitar. Façam suas versões e mostrem pra gente como ficaram, estamos ansiosas para conhecer as criações de vocês!

(Em tempo: Mamãe ficou empolgada com o tutorial da bolsa e fez mais uma pra mim, dessa vez em patchwork, toda colorida, do jeitinho que eu queria, não ficou demais?)

Eu ameeeiii e continuo esperando as fotos das produções de vocês!

Um beijo,
Ana