Viagem Craft: Montevideo (versão 2017)

Aiaiaiai, preciso confessar que este post está nos meus rascunhos desde agosto, acredita?! Fui passando outros posts na frente e quando fui ver… ele já tinha virado o calendário de 2017 para 2018 por lá. Fazer posts de viagem são dos mais legais para mim, pois acabo revendo bons momentos e selecionando o melhor para colocar aqui. Mas, exatamente por isso, eles são mais demorados para fazer, aí de vez em quando demoram um pouco para aparecerem no blog.

Resolvi que tinha que tirar do rascunho de uma vez por todas até porque tem muita gente de férias agora em janeiro, vai que as informações deste post chegam em tempo para alguém que estiver indo para Montevideo?

Repeteco que vale a pena

Esse não é o primeiro post sobre a cidade, temos mais alguns publicados por mim e pela Ana (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, ufa!). Como a viagem de SP a Montevideo é rápida (só duas horinhas de avião!), mais a facilidade de viajar pelo Mercosul, faz com que visitar o país vizinho não seja complicado. Por isso, tanto eu quanto a Ana pudemos voltar em algum momento, sabe?

Em relação aos posts anteriores, este aqui tem um pequeno roteiro de lojas de tecidos e armarinhos no Centro!

Mini Férias

Depois que eu concluí a formação em Consultoria de Estilo, no final de julho, sendo que eu já estava num ritmo intenso de estudos do Decola Lab, resolvi tirar uma semana para descansar os meus neurônios e deixar “decantar” a grande quantidade de informações recebidas naqueles meses.

Os primeiros dias foram dedicados a ficar em casa e curtir o ateliê (oba!) e os últimos foram passados em Montevideo, aproveitando que o Ricardo tinha um compromisso de trabalho lá (e fui eu de carona de novo, rs).

Semana de mini-férias = mais tempo no ateliê! #costurakatiacostura #bloguices

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Andar pelo centro rendeu belas surpresas e ajudou a desacelerar, que era uma das minhas intenções naqueles dias. Almocei dois dias seguidos no Estrecho, um lugar bem charmoso e moderninho e também tomei café na Livraria Más Puro Verso, uma delícia!

Turismo craft

Nos dias em que o Ricardo estava trabalhando, ficamos hospedados no centro, o que facilitou meus passeios a pé por lá. Todas as lojas que visitei e também onde escolhi comer eram acessíveis a pé. Foi muito produtivo!

Lojas de tecidos e aviamentos

Nas andanças pelo centro, descobri que a região da rua San José com a Andes possui várias lojas de tecidos e armarinhos! Eu até comentei no dia: mesmo quando eu não vou atrás das costuras, elas vêm atrás de mim, rs!

Entrei em algumas delas, vi vendedores atenciosos e produtos para roupas do dia-a-dia. São todas bem grudadinhas nessas duas ruas, partindo da esquina da San José com a Andres.

Os armarinhos (ou Mercerias, em espanhol) parecem com os nossos, têm de tudo um pouco. As lojas de tecidos da região possuíam muitos tecidos mais simples para roupas, além de tecidos para decoração. Aproveitei para procurar e comprar fios acetinados para novas tentativas de pingentes (contei sobre isso aqui) na Merceria Lissi. Se funcionarem bem, vou continuar a procurar material semelhante em SP!

Lojas de lãs e artigos artesanais

As lãs do Uruguai são especiais e vale a pena percorrer as lojas para encontrá-las. Nas mesmas lojas é possível também encontrar artigos prontos feitos artesanalmente no Uruguai, o que eu acho bem legal, pois agrega mais valor ao que o país tem de bom para oferecer!

O outlet da Manos del Uruguay é a única loja da marca na cidade que vende lãs. Estava pertinho do meu hotel e pude visitar com calma, vale a pena o garimpo!

Voltei à La Pasionaria pois quis aproveitar para trazer mais algumas lãs da Malabrigo, sempre minhas preferidas! Já foram utilizadas e, em breve, as peças aparecerão aqui no blog!

Boas compras: Lã Worsted azul da Malabrigo (já virou um cachecol para o Ricardo), Lã Rios em tons rosados (já virou um colar de tricotin) e lã de merino com linho da Manos del Uruguay, que está virando uma blusa para mim.

Enquanto estava no Centro, passei também na Balitex. A loja passou por uma reforma e eu quase não a reconheci, rs!  A Balitex vende lãs mais simples, tem uma boa variedade de produtos e também vende materiais sintéticos.

Balitex, no Centro.

Mais passeios legais

Nos últimos dois dias de viagem, ficamos hospedados em Carrasco, no mesmo hotel que fiquei em 2016. Eu e o Ricardo aproveitamos que o hotel emprestava bicicletas para os hóspedes e demos uma volta pela Rambla, percorrendo alguns quilômetros pela orla de Montevideo. O passeio foi ótimo!

No mesmo local, na véspera, eu vi o que provavelmente foi o por-do-sol mais lindo da vida!

E visitamos juntos a loja da Manos del Uruguay de Carrasco. A loja estava vendendo roupas de frio com desconto, mesmo ainda estando no inverno. Aproveitamos para fazer boas compras (agora não vou precisar de roupa de frio tão cedo, rs):

Ah, como eu sabia que o Ricardo iria adorar, repeti o passeio à Bodega Bouza e também ao Vivero Lavender para que ele pudesse conhecer esses dois lugares tão lindos, com boa comida (e ótimos vinhos, lógico!), além de termos ficado nos últimos dias no mesmo hotel que eu fiquei em 2016, o Belmont House. Na galeria tem fotos liiiiindas, clique em uma delas para ver em tela cheia!

Enfim, mais uma vez Montevideo se mostrou tão linda que já estamos com vontade de voltar!

Viagem Craft: Montevideo - Passeio pelo Centro e Jantar de Encerramento!
Viagem de férias e crafts – Uruguai e Argentina!
A arte de Caetano de Almeida no Inhotim

Eu adoro ir a um museu, mas confesso que entendo pouco de arte contemporânea. Agora, se tem um lugar onde a arte contemporânea exerceu algum fascínio em mim, foi lá no Inhotim.

Estive lá por dois dias no ano passado e por mais dois dias agora em julho. Eu poderia fazer um post gigante sobre tudo o que me impactou nas duas visitas, mas quis destacar algumas obras que estão na Exposição “Por aqui tudo é novo”, inaugurada no ano passado na comemoração dos 10 anos do Inhotim.

Caetano de Almeida

As obras que me chamaram atenção são de Caetano de Almeida e formam lindas flores e folhas através da pintura com poluição (sim!) sobre tela ou papel e utilizando instrumentos de modelagem para formar as imagens. As curvas e esquadros que estamos acostumados a ver em nossos ateliês viraram obras de arte!

Consegui achar algumas obras do artista na Internet, pois não queria deixar de mostrar, achei lindo!

(clique em uma das fotos da galeria para ver em tela cheia!)

(Fonte: Galeria Luisa Strina)

Eu não tenho o costume de fotografar dentro de museus e afins, mas estas imagens eu queria compartilhar por aqui. Só que as obras estavam quase todas envidraçadas e, por conta do reflexo do vidro, não consegui captar algo que desse para ver direito… Ainda assim, aqui estão as obras com as curvas francesas pequenas que me encantaram!

É tão legal encontrar obras de arte com as quais a gente se relaciona e se encanta de cara, não é?! Eu adorei conhecer a obra de Caetano de Almeida e espero que ele continue produzindo peças lindas como estas!

Ah, esta exposição no Inhotim vai até setembro deste ano!

**Siga o blog com o Bloglovin **

Como é o meu vestir em 2023
10 anos de blog – O que vem depois?
Viagem com Costura: Brooklyn (NY)!

Sabe um lugar que você visita e, antes mesmo de ir embora, já quer voltar? Assim aconteceu quando passei um dia no Brooklyn, em abril.

Estávamos hospedados em Manhattan (no Meatpacking District) e o tempo não estava nenhuma maravilha… Quando vimos que no domingo estaria sol (o único dia, aliás), resolvemos que este seria o dia de ir para o Brooklyn!

Quando estivemos em NY pela primeira vez, atravessamos a Brooklyn Bridge à pé, no fim da tarde. Mas, ao chegar do outro lado, não tínhamos pesquisado nem programado nada e apenas acabamos caminhando de volta, rs!

Desta vez tinha que ser diferente, né?!

Passeio pelo Brooklyn

Confesso que não chegamos cedo do outro lado pois aproveitar um bom brunch de domingo também fazia parte da programação, ainda em Manhattan. Depois de estarmos de barriguinha cheia e com umas mimosas na cabeça (rs), iniciamos o nosso passeio.

Atravessar a Brooklyn Bridge à pé pode até ser clichê, mas vale a pena pelo visual! Como muita gente teve a mesma ideia que nós – de aproveitar o domingo de sol para fazer o passeio – a única coisa é ter paciência na hora de fotografar, já que tinha muita gente por todos os lados, rs!

A caminhada pelo Brooklyn incluiu a região do Dumbo, onde dá pra tirar aquela foto bapho do Empire State “emoldurado” pela Manhattan Bridge, o mercado de pulgas do Brooklyn (na Manhattan Bridge também, onde compramos dois pôsteres fofos e – por estarem na vidraçaria para colocar moldura nos últimos dias é que este post atrasou, rs).

Seguimos pelos parques entre a Brooklyn Bridge e a Manhattan Bridge, uma delícia! Lá deu até vontade de fazer look do dia, com a minha inseparável jaqueta bomber florida!

Passeio Craft

Seguimos à pé até chegar à Brooklyn General Store, recomendação da querida Vivi Basile. Caso queira poupar um tempinho, acho que também dá para ir de metrô. A loja é linda por dentro e por fora! Uma ótima seleção de tecidos e de lãs também (e olha que o verão já estava chegando por lá)! E este passeio todo só foi possível em um domingo porque a loja estava aberta, oba!

Como já tinha comprado alguns tecidos nas andanças das férias, resolvi comprar esta camiseta linda em algodão orgânico, um alfineteiro feito de lã e duas meadas da lã Rasta, da Malabrigo (a minha preferida)!

“O amor está no fazer”

Depois de ser super bem atendida na loja, prosseguimos com o passeio nesta parte do Brooklyn (Cobble Hill), onde tomamos um super sundae na Brooklyn Pharmacy & Soda Fountain. Aliás, sugiro dividir com alguém, pois é gingante! O local segue o mesmo jeitinho da loja de tecidos e afins, mantendo toda uma estrutura de uma antiga farmácia, muito fofa!

Terminando o passeio em grande estilo

Pegamos um metrô para voltar à região de Williamsburg. Chegamos ao anoitecer, então ficamos sem passear por esta região que parece ser super legal! Ou seja, é motivo para voltar um dia!

Seguimos para o nosso destino final no Brooklyn, um bar no rooftop do hotel Wythe, com uma vista linda para Manhattan! Fora a espera do lado de fora com um vento congelante, foi tudo ótimo! E a caminhada do metrô para o local permitiu apreciar um lindo por do sol!

E, depois deste dia tão gostoso, fomos embora com vontade de voltar!

Eu amei conhecer o Brooklyn!

_____
INFORMAÇÕES:

Brooklyn General Store
128 Union St, Brooklyn
NY, 11231, EUA
Site

Como é o meu vestir em 2023
10 anos de blog – O que vem depois?
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!