Olá!

O tempo passa, o tempo voa… E a minha Novinha (que agora já não tão novinha assim, rs) completou três anos de uso agora em março. Então, é chegada a hora de fazer aquele apanhado anual sobre a máquina!

(Para quem quiser ver, estes são os posts sobre o primeiro e sobre o segundo ano de uso dela)!

Quem acompanha o blog já deve ter percebido que a minha máquina Singer Facilita Pró 4423 costurou de tudo um pouco neste último ano e, felizmente, não apresentou problemas! Ao longo do tempo foram feitas limpezas e lubrificações regulares, além de trocar a agulha conforme o uso.

Em 2015 a Singer substituiu este modelo de máquina por um mais novo: Singer Facilita Pró 5523. As máquinas são bastante parecidas e eu fiz um post comparativo, está aqui.

Para não me prolongar muito, o manuseio da máquina permaneceu igual e sem dificuldades. Estou bastante habituada a usar a máquina depois de 3 anos e procuro mantê-la sempre com agulhas em bom estado, assim como mantenho uma rotina de limpeza e lubrificação. Não houve nada que fizesse que eu a levasse em uma assistência técnica.

Os projetos no último ano foram bastante variados, desde a costura de peças com tecidos bem delicados como a seda até tecidos mais pesados como o jeans. Também costurei malhas variadas, couro sintético e fiz alguns trabalhos de Patchwork.

Eu e minha Novinha: muito amor! Foto: Sharon Eve Smith

Portanto, continuo recomendando a máquina, já que ela tem dado conta do recado e não me dá dor de cabeça. Só recomendaria buscar outro tipo de máquina se for essencial ter caseado (que ela não tem e costuma ser muito utilizado em aplicações) e mais opções de pontos decorativos (a máquina possui, mas são poucos). Para mim, continua atendendo perfeitamente as necessidades de costura!

Beijos!