Loja de Tecidos TexPrima

Quanto tempo né? Que saudade de escrever aqui!!!!

Foram muitos posts planejados e pouco tempo para escrever, mas conheci uma loja e me senti na obrigação de dividir com vocês, por isso aqui estou!

Essa loja se chama TexPrima e fica localizada no bairro da Casa Verde, aqui em São Paulo.

Uma amiga que também costura me convidou para conhecer a TexPrima por conta de um anúncio que ela viu no facebook sobre uma promoção de tecidos (irresistível para nós, não é mesmo?) E lá fomos nós.

Eu moro no centro e foi bem fácil e rápido de chegar, não enfrentamos trânsito.

A loja

Pelo lado de fora, a TexPrima nem parece loja; tem mais cara de fábrica. Mas quando você entra se surpreende, a loja é linda!

No térreo fica a sessão de tecidos pesados, para tapeçaria e decoração. Apesar dos mostruários, se parece mais com uma sala moderna e bem decorada.

As paredes tem lindos grafites com tema de costura, não consigo pensar em nada mais amor que isso!

No piso inferior você encontra a sessão de tecidos para vestuário. Os mostruários ficam em ganchos na parede onde você encontra além da amostra, a composição e o preço do tecido. Grande parte dos tecidos estava na promoção de 50% que funciona assim: você paga o preço da etiqueta, mas por 2 metros, ao invés de 1, não é sensacional?

(A promoção vai até o final desta semana!)

Tem muito tecido diferente, muita coisa bonita! Comprei dois cortes de linho risca de giz, um corte de flanela, um linho verde água e outro rosa. Comprei também um moletom feito de tecido reciclado e um tecido acoplado, bem estruturado para fazer um colete de matelassê para a Julia (volto para mostrar, fiquem tranquilas!)

Trouxe muito tecido e gastei muito pouco… pela qualidade e preço acho que vale muito a pena conhecer!

Ateliê

E, para fechar com chave de ouro, nos fundos da sessão de tecidos encontramos uma sessão de aviamentos, uma banquinha de retalhos e um ateliê com máquinas, moldes, mesa de corte e tudo mais que você precisar para costurar lá mesmo! É todo amor da vida!

Conversando com a vendedora (super querida e atenciosa chamada Núbia) ela contou um pouco sobre a loja, essa ideia de ter um pequeno ateliê para atender os clientes e sobre o conceito de não desperdiçar nada (os tecidos são reciclados ou vendidos aos retalhos para estudantes de moda pois, como bem ressaltado por ela, são de produção muito cara, cujo processo gera muita poluição). Bióloga e ecochata que sou, só deu pra gostar mais ainda da loja!

Espero que gostem e se forem conhecer, não esquece de comentar o que achou, tá?!

_____

Informação:

TexPrima Loja e Oficina
Rua Atílio Piffer, 759, Casa Verde
Aberto de Segunda à Sexta, das 8h às 17h.
Site

**Siga o blog com o Bloglovin **

Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!
O presente da Valentina: Saquinho de tecido (da Ju Padilha)!
Guia de Lojas – Santo Amaro e Interlagos (versão 2017)

Meu macacão jeans e as ferragens para escolher no Bazar Mimura

Eu fiz um post em 2014, atualizado em 2016, sobre as lojas que conheço na região de Interlagos e Santo Amaro. Resolvi fazer um novo post, com mais locais e deixá-lo em destaque na categoria Cursos e Lojas, assim quem precisar poderá achá-lo rapidinho!

Santo Amaro

Como comentei na primeira versão do post, as lojas de Santo Amaro são uma ótima opção na zona sul para comprar materiais diversos. É mais perto e acessível que a 25 de março e os preços costumam ser honestos.

Quando vou à Santo Amaro para fazer compras, a rua principal a ser visitada é a Barão de Duprat. Costumo ir de carro e estacionar no Shopping Boa Vista, que também pode ser opção para um lanche antes ou depois das compras. Quando não vou de carro, vou de metrô até a estação Largo 13 (linha Lilás) e ando até lá.

Cop Center – Boavista Shopping – Santo Amaro
Rua Borba Gato, 59, loja 102, Piso Borba Gato
(11) 5523-5005
Já fiz cópias em tamanho gigante de moldes (possuem plotter para cópia e para impressão). Fazem serviços gráficos em geral.

Bazar Mimura – Santo Amaro
Rua Desembargador Bandeira de Mello, 477
(11) 5686-2500
Armarinhos e aviamentos em geral
Muito organizado, já comprei rendas de algodão, já deixei um macacão jeans para colocar botões. fiz o mesmo recentemente com uma jardineira de sarja. No cartão de visita indicam ter cursos de tricô, crochê, tapeçaria, bordado, tear, corte e costura; forração de botões, colocação de botões jeans e de pressão, ilhoses e rebites; Conserto de zíper na própria peça; Montagem de zíper em metro.

Bazar Leontinas – Santo Amaro
Rua Barão de Duprat, 122
(11) 5687-6024
Site
Um armarinho bem antigo e grande, conheço há anos e tem uma variedade muito boa de linhas para diversas aplicações. Já comprei lãs, linhas para crochê, para bordado, para costura, sianinhas, fitas de cetim e de gorgorão, agulhas e botões.

N.A. Tecidos – Santo Amaro
Rua Barão de Duprat, 155
(11) 5686-2695
Facebook
Já comprei tricoline que costumo encontrar no Fernando Maluhy e manta acrílica (aquela mais fofinha, sem cola). Possui também outros tecidos, já comprei sarja fina com elastano, chambrê e lamê. É onde sempre compro morin, tecido bem simples de algodão que serve para fazer peças piloto.

Plásticos Paludeto – Santo Amaro
Rua Barão de Duprat, 342
(11) 5521-4632
Site
Possuem materiais mais encorpados, para decoração principalmente. Comprei lá plumante para almofadas.

Loja Imperial Artesanato – Santo Amaro
Loja 1: Rua Senador José Bonifácio, 58
(11) 5548-5114
Loja 2: Rua Vera Cruz, 49
(11) 5524-6606
Facebook
Fios de Lãs e Linhas, Armarinhos em Geral
Muito organizado, ótimo para comprar lãs e linhas para tricô e crochê. Comprei o Renova Cobertor e algumas rendas de algodão em 2013, mas quando fazia muito crochê e bordado, era lá que eu encontrava todos os materiais. Recentemente comprei agulha circular de tricô da marca Tulip. Sempre fui na loja 1.

Artefatos de Madeira Suely – Santo Amaro
Rua Dr. Antonio Bento, 691
(11) 5525-5750
Site
Comprei os pássaros de resina para montar os Corações Divinos que já fiz. Possuem também um tanto de tecidos, material para Scrapbook, além de muito material em madeira para pintura ou decupagem. Ministram cursos de pintura em madeira, entre outros.

Outros locais na zona sul

Fon Fin Fan – Loja e Ateliê – Jardim Satélite / Interlagos
Av. Feliciano Correia, 374
(11) 5666-5065
Site
Desde que conheci a loja, comprei muitos presentes por lá. Atualmente dão apenas cursos e também vendem tecidos e aviamentos. Fiz aulas de Patchwork de maio de 2013 a dezembro de 2015 e recomendo! Informações completinhas neste post.

Gabriel Afiação – Jardim Primavera
Av. Lourenço Cabreira, 744 – Em frente à Praça João Beiçola
(11) 5663-3413 / (11) 2826-3585
É com o Gabriel que eu afio tudo o que preciso na minha casa há uns bons anos! Se for deixar muita coisa de uma vez, geralmente ele pede para pegar algumas horas depois ou no dia seguinte.

Edrac Gráfica e Copiadora – Jardim Colonial / Sesc Interlagos
Av. Manuel Alves Soares, 397
(11) 5666-5908
Facebook
Quando eles estavam na Av. do Jangadeiro e eu estava sem impressora, era lá que eu fazia a impressão dos moldes que eu comprava pela internet.

Cris Armarinhos – Veleiros
Av. Ipanema, 209
(11) 5524-9100
SiteFacebook
Já comprei linhas para crochê e aviamentos. Prestam serviços de bordado computadorizado, vendem linhas, lãs e barbantes, materiais para artesanato e patchwork.

Atlântico Tecidos e Aviamentos – Parque Atlântico / Cidade Dutra
Avenida Atlântica, 5469
(11) 2628-1644
Facebook
Comprei lá a malha que usei numa camiseta (post aqui). Vendem tecidos variados, manta acrílica e aviamentos. Felizmente, cada vez que passo por lá tem mais variedade de materiais à venda!

Casa Tricochê – Cidade Dutra
Rua Padre José Garzotti, 132
(11) 2501-8553
Site / Facebook
Loja de lãs, linhas e aviamentos. Barbantes, agulhas, fitas, rendas, velcro, alfinetes, cordões, colchetes, tecidos para Patchwork e etamine. Também possuem cursos de tricô, crochê e bordado.
A loja abriu em 2016, atendimento muito simpático! Comprei lá o cordão que coloquei no meu macacão de moletom (post aqui) e espero voltar sempre!

Sebos e Biblioteca

Nesta última “ronda” que fiz para fazer este novo post, resolvi também visitar dois sebos e a biblioteca pública da região. São opções que podemos considerar para gastar pouco (ou nada) com a parte de livros e revistas! Como o acervo dos sebos sempre está se renovando, vale a pena dar uma passadinha de vez em quando para conferir as novidades!

Sebo Empório das Letras – Interlagos
Av. Antonio Barbosa da Silva Sandoval, 83
(11) 5666-5420
Estante Virtual
Vendem discos de vinil (oba), CDs, livros, gibis.
(OBS: Achei este sebo enquanto jogava PokémonGo, pois o local é um Pokestop! Voltei num outro dia para conhecer e gostei muito!)
Na parte de moda, costura ou artesanato, não tinha muita coisa, mas tinha um exemplar em ótimo estado da História da Moda no Brasil, além de livros mais voltados para arte, então certamente voltarei lá mais vezes para garimpar novidades.

Sebo Relíquia Livros – Cidade Dutra
Rua Mangaratiba, 25
(11) 5666-5742 / (11) 95050-9744
Estante Virtual
Livros e revistas
Este sebo fica bem pertinho da minha casa, é vizinho de uma sorveteria, só pra ajudar, rs!
O Joaquim foi super atencioso e mostrou para mim algumas revistas de moldes e apostilas antigas de cursos de costura, tudo em bom estado.

Biblioteca Malba Tahan – Jardim Suzano
Rua Brás Píres Meira, 100
(11) 5523-4556
Eu visitei várias vezes esta biblioteca em meus tempos de escola para fazer trabalhos escolares e foi muito gostoso voltar lá depois de tantos anos!
O acervo é mais focado em livros didáticos e de leitura. Logo na entrada já tinha uma estante com os livros da Fuvest, por exemplo. Tinha pouquíssima coisa na parte de artesanato e não achei nada voltado à moda. Mas, se for algo que você pode deixar de comprar e usar de graça, vale a pena a busca!

Quando eu tiver mais novidades para este post, vou atualizar e avisar!

Guia de Lojas – Rua Augusta
Lojas de Tecido – Bom Retiro
Um encontro de costura muito especial!

Olá!

Aqui estou eu para contar sobre um dia muito especial de costura! Eu já falei isso algumas vezes ao longo da existência do blog, mas reforço que desde que comecei a costurar, pessoas muito especiais passaram a fazer parte de minha vida.

A sensação que eu tenho é que a costura e as manualidades reunem pessoas tão incríveis, que eu não imaginaria conhecer anos atrás.

Quando a Vivi Basile estava para vir para o Brasil (Vivi é de Brasília, mas atualmente mora nos EUA), uma movimentação começou a acontecer no instagram da Francine Lacerda até que conseguimos fechar um dia de costuras entre amigas. Estávamos juntas eu, Vivi, Andrea Riserio, Andrea Onishi (uma das metades do Superziper) e Cris Akemi. Fiquei super animada por encontrá-las, até porque nunca tinha costurado com algumas delas.

Combinamos de levar quitutes para almoçarmos no ateliê mesmo, assim não precisaríamos sair para almoçar e aproveitaríamos ainda mais o tempo juntas!

Olha quanta delícia junta, confesso que comi de tudo um pouco, rs!

Como algumas meninas levariam pratos salgados, levei um docinho que poderia ser um petisco para a tarde ou sobremesa mesmo. E assim como combinei com as meninas, antes tarde do que nunca, compartilho aqui a receita do que levei: Muffins de Limão Siciliano com Sementes de Papoula, uma das minhas favoritas!

Muffins no forno!

Muffin de Limão Siciliano com Sementes de Papoula

Ingredientes – Massa:
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 2 colheres (sopa) de sementes de papoula
– 1/2 colher (chá) de sal
– 1 e 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
– 1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 100g de manteiga sem sal
– 3/4 de xícara (chá) de açúcar
– 2 ovos inteiros
– Raspas da casca de 1 limão siciliano
– 1 xícara (chá) de iogurte natural integral (dá um copinho inteiro e mais um pouco de outro, dos comprados no supermercado)
– 2 colheres (chá) de suco de limão siciliano

Ingredientes – Glacê:
– 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (90g)
– 1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

OBS: Se quiser uma caldinha ao invés desse glacê mais durinho, coloque 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Modo de Fazer – Muffins:
1. Pré aqueça o forno a 180oC. Coloque forminhas de papel em uma forma de muffins/cupcakes.

2. Em uma tigela pequena, misture a farinha, a semente de papoula, o sal, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Reserve.

3. Em uma tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Acrescente um ovo de cada vez, batendo bem.

4. Fora da batedeira, acrescente as raspas da casca de limão siciliano, o iogurte e o suco do limão siciliano e mexa até ficar homogêneo. Coloque a mistura dos ingredientes secos e misture, mas a massa não deve ficar lisa.

5. Coloque a massa nas forminhas usando duas colheres ou uma concha de sorvete e asse por 18 a 20 minutos ou até colocar um palito e este sair seco e limpo. No meu forno leva um pouco mais, acompanho “no olho” mesmo, rs!

6. Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos em uma grade e coloque o glacê de limão antes que os muffins esfriem.

Modo de Fazer – Glacê:
1. Enquanto os muffins estiverem assando, misture o açúcar de confeiteiro (você pode fazê-lo em casa colocando o açúcar refinado no processador até virar um pózinho bem fino) e o suco de limão. A mistura ficará cremosa (ou mais líquida, se usar mais suco).

2. Quando retirar os muffins da forma, espere por 5 minutos e então coloque o glacê/calda sobre os muffins com o auxílio de uma colher.

Rendimento: 12 unidades.

Quem me conhece há mais tempo sabe que eu já fiz cupcakes e muffins para vender (entre 2008 e 2010) e, desde que parei, só faço em ocasiões realmente especiais. Fico feliz em dividir aqui no blog uma das minhas receitas preferidas!

Projetos escolhidos para o Encontro

Eu já conhecia o ateliê da Fran, adoro costurar por lá, além das companhias que sempre são ótimas! Eu fiz a saia Vivi no ano passado (post aqui) e a calça Anna mais recentemente (post aqui).

Quando chegamos ao ateliê, tinha um cartaz especialmente feito pelo maridão – que é designer – da Fran, uma surpresa muito gostosa que lembrou que, além de estarmos unidas pela costura, todas nós tínhamos blogs (inclusive a Fran)! Esses encontros que desvirtualizam as amizades são sempre surpreendentes, está vendo?

Aquele momento da supresa gostosa logo na chegada!

Bom, eu e as duas Andreas (rs) escolhemos fazer a blusa Dora. Vivi e Cris foram de calça Anna. Uma das coisas que mais gosto nos moldes da Fran é que eles sempre têm detalhes que tornam as peças bem especiais.
No caso da blusa, as mangas levemente bufantes e o fechamento com botões nas costas são uma fofura! Escolhi um dos meus tecidos que já tinha em casa e achei que casou bem com o modelo!

Apesar de dedicar um tanto do meu tempo para o blog (o que me deixa imensamente feliz), em ocasiões como esta eu nunca consigo registrar imagens tanto quanto eu gostaria. Primeiro, porque sei que, por exemplo, a etapa de cortar a peça consome bastante tempo para mim e não quero me atrasar nas etapas seguintes. Segundo, porque os encontros como este para mim são tão gratificantes que eu quero aproveitar ao máximo essa vivência (pois costurar em boa companhia é sempre bom demais!).

Ainda assim, consegui registrar um tiquinho e peguei também umas fotos “emprestadas” das redes sociais das amigas, rs!

Iniciando os trabalhos (a Andrea O. estava chegando!).

Eu super concentrada no corte da blusa Dora, rs!

Andrea R. iniciando a sua blusa Dora.

Vivi Basile iniciando sua calça Anna.

Turma mais que especial de costura: Andrea R., eu, Vivi, Cris e Andrea O.

A turma da blusa Dora e suas peças em progresso!

Andrea R. e eu com as nossas lindas blusas!

Recordações

Além das lindas peças costuradas e dos quitutes variados, alguns mimos especiais também foram trazidos pelas meninas (os meus eram só a comida mesmo, rs! Pode, Arnaldo?)

Ganhei este alfineteiro em forma de cadeira da Andrea Risério (aumentando a minha coleção que adoro), uma necessaire fofa da Cris (que já está em uso com as miudezas que levo para as aulas de tricô) e a Vivi me deu um molde de vestido muito lindo. Tinha encomendado para ela me trazer um molde de calça jeans boyfriend também! Obrigada, meninas!

A Andrea Risério e a Cris fizeram posts sobre esse nosso encontro tão gostoso nos respectivos blogs delas (aqui e aqui), recomendo muito a visita!

Para este post não ficar ainda maior, rs, logo menos postarei fotos da blusa pronta e também comigo usando, ficou linda!
Por mim, esses encontros têm que acontecer sempre!

Obrigada meninas pelo dia tão gostoso e obrigada Fran por receber a gente tão bem!

Beijos!

Meus apetrechos de tricô e crochê
Look do dia: Blusa de Seda com Babados!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e sou várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de rock, estudante de alemão, viciada em Grey's Anatomy e Mad Men, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira e (também, ufa) autora deste blog sobre costura.
Sobre o Blog ⟩
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!
Novidades Singer Facilita Pró