Eu fiz esta blusa que é tema do post há um ano atrás. Estávamos ainda em quarentena muito restrita, eu estava dando apenas aulas on-line – na sala de casa – e o meu ateliê estava bagunçado há tempos. Quando eu reformei a cozinha (post aqui), eu separei este tecido de malha trazido de Paris em 2016 (nem preciso falar da saudade de viajar, né?!) e uma seda linda que trouxe de Londres em 2017 para voltar a costurar para mim.
A “operação reset” do ateliê começou bem no dia em que usei esta blusa pela primeira vez, portanto, eu ainda a costurei na cozinha. Foi a última peça feita fora do ateliê e, vendo isso agora, fico muito feliz por este movimento de retomar esta parte da casa e torná-la definitivamente meu espaço de trabalho. O ano de 2020 foi difícil demais e o isolamento me fez tomar decisões importantes e fazer movimentos necessários que eu estava postergando há tempos.
A blusa de malha
Quando eu comprei esta malha numa feira craft em Paris, pensei em fazer um vestido fechado e quentinho com ela, já que a textura da malha lembra um tricô com tranças. Ao resgatar o tecido no ano passado, provavelmente influenciada pelas chamadas de vídeo que têm feito com que eu esteja mais arrumada da cintura pra cima (será que alguém não pensou assim em algum momento? rs), decidi fazer uma blusa.
Eu tenho um casaco de tricô bem larguinho, com mangas morcego, que me deu a ideia de fazer a blusa assim. Então, coloquei o casaco em cima do papel craft, copiei esta parte e bolei o restante ali na hora mesmo. Os moldes da blusa ficaram só com frente e costas, com as mangas embutidas. Eu gosto muito de decote canoa e foi o que eu fiz, rebaixando um pouco na parte da frente. A ideia era fazer mangas 3/4, mas elas ficaram mais curtas um pouco e tudo bem, não me incomodou. Como sobrou um tanto razoável de tecido, em algum momento pode ser que o tal vestido pensado em 2016 ainda possa virar realidade, rs.
(Clique em uma das fotos da galeria para ver em tela cheia!)
Eu costurei a peça toda na overloque e fiz os acabamentos com agulha dupla, na máquina de costura:
Vários dias com looks da blusa
Desde junho de 2020 tenho usado muito esta blusa, foi uma costura muito acertada! Aqui vão as fotos de quando a usei pela primeira vez, em casa, faxinando o ateliê (lembro que me rendeu uma bela crise de rinite, rs):
Blusa: modelagem feita por mim, tecido de malha com textura de tranças de tricô da Les Tissus du Chien Vert (França). Post sobre a viagem aqui.
Shorts: Levi’s
E eu segui usando muito, inclusive no último Me Made May. Gosto muito como a peça tem combinado fácil com as partes de baixo que tenho no meu armário!
Voltar a costurar em 2020 me animou muito a voltar pro meu ateliê, deixá-lo arrumadinho para tudo de bom que veio depois! Já é uma peça cheia de história para contar!