Amigo Secreto das Amigas Craft

Desde setembro de 2017, eu tenho me reunido mensalmente com algumas amigas deste mundo craft para conversar e ter companhia para fazer tricô (e o que mais der na telha). Tem sido muito gostoso! Aí, com a chegada do fim do ano, a gente resolveu fazer um amigo secreto craft!

O amigo secreto foi sorteado na hora mesmo, então o presente tinha que ser pensado para agradar a todas, rs! Quem também fez um post sobre este nosso encontro foi a Andrea Risério, sempre tão querida!

O amigo secreto

Nosso grupinho causou numa tarde de dezembro, com tanta conversa boa e risada! Adoro estar com as meninas, às vezes falta alguém no encontro, mas temos mantido as datas mesmo assim. Quando não dá para ir em um mês, dá para ir no seguinte, sabe?

Aqui estamos todas nós, brindando e felizes da vida! Vou marcar aqui o instagram de cada uma pois vale a pena conhecer e acompanhar todas elas, empreendedoras criativas das próprias vidas: Andrea Riserio, Rosângela, Pricila, Francine, Paula e Andrea Onishi!

Os presentes

Eu estava viajando quando combinamos o amigo secreto e fiquei com receio de não conseguir produzir algo a tempo. Acabei comprando um alfineteiro da Liberty em forma de pêra numa das estampas mais lindas para garantir e não chegar na festinha com as mãos abanando!

Mas, em casa, vi que conseguiria produzir uma peça. Eu tinha um cordão longo de tricotin feito com uma lã da Malabrigo – a Rios, cor Aniversário, em tons de rosa e um tiquinho de roxo, comprada no Uruguai, tem post aqui – e fiz com ele um colar torcido para parecer uma corda, inspirado em uma das peças que fiz para mim no ano passado (também tem post, aqui). Coloquei um fecho de ímã e, com o comprimento que ficou, dá para usar com duas ou três voltas!

Eu tirei a Andrea Risério e acho que ela gostou do presente, pelo que ela contou no post que linkei acima!

E eu ganhei presentes da querida Paula Pereira, master tricoteira que tive o prazer de me aproximar com estes encontros!

Ganhei um esmalte rosinha fofo e um batom cheio de brilhos e que parece gloss ao passar (eu que amo um brilho, adorei!). Mas o toque especial foi este: uma gravação na tampa que com certeza agradaria qualquer uma de nós que recebesse o presente!

Look festivo do dia

Este foi o primeiro dos cinco looks que planejei com antecedência (também tem post, aqui) para as festividades de fim de ano, com a blusa em tricô – projeto Francine Lacerda e a saia midi em crepe. Não é que a cor da roupa casou com a da parede da padaria Santiago?

E assim encerramos os trabalhos do grupinho em 2017, com muitos presentes lindos e um encontro especial!
Já teve encontro em 2018, estamos firmes no propósito de nos encontrar sempre!
Obrigada, meninas, ter vocês sempre por perto é bom demais!

Look do dia: Mais um colar em tricotin!
Acessórios para o Inverno: Colar de Tricotin com Pingente!
Aventuras em crochê: fazendo o xale vírus!

Essa semana encontrei vários xales no instagram com um nome muito curioso: vírus!

Fonte: https://www.instagram.com/explore/tags/virusschal/

Isso mesmo, achei o nome muito estranho. Mas, desde o primeiro que vi, fiquei apaixonada e com muita vontade de fazer um para mim.

Escolhendo o fio

Sou iniciante no crochê e apanho demais para fazer, mas esse xale foi um daqueles projetos irresistíveis, então fui até a 25 de março para comprar um fio para esse projeto.

Uma das coisas que mais me chamou atenção neste projeto foram as cores… que coisa mais linda usar a linha matizada ou, melhor ainda, misturar fios de diferentes cores fazendo um projeto único!

Fui para a loja com essa intenção, encontrar alguns tons e combiná-los, mas tenho que ser a chata e desabafar com vocês: temos muito poucas opções de cores e qualidades de fios aqui no Brasil. Não que eu conheça muito dos fios no exterior, mas pelos projetos que mostrei acima dá para der uma clara idéia da diversidade de cores, né?

Além disso, dá para reparar no brilho e na finalização dos trabalhos, isso aponta a qualidade, ao menos na minha opinião.

Como não encontrei os quatro tons que gostaria, resolvi comprar um fio matizado em verde – Dois novelos da linha Anne 500, da Círculo, na cor verde mesclada nº 9392 – e começar o projeto.

Fazendo o xale vírus, de crochê

Buscando na internet, descobri que existem muitos, milhares de projetos do xale vírus, inclusive um tutorial em 5 vídeos para canhotos (tem para destros também!).

Comecei a assistir e adorei, é super bem explicado. Como vai devagar, consegui ir acompanhando (e pausando, claro!) e fazendo o meu.

Mas eu me perco muito no crochê, errei uma centena de vezes e desmanchei outra centena. Foi aí que comecei a ficar chateada com o fio… ele vai ficando feio, perdendo o brilho de tanto desmanchar e crochetar de novo.

Depois de pegar o jeito da receita (esta aqui), decidi parar de ver o vídeo e tentar seguir o gráfico, aí me dei muito melhor.

Gráfico do xale vírus

Talvez seja porque treinei muito com o vídeo, mas preferi e me dei melhor com o gráfico.

Salvei no celular e levo o projeto na bolsa para todo lado, não vejo a hora de terminar e usar!

Claro que já estou pensando em fazer outro, com vários fios mais especiais, mas isso fica para uma próxima vez!

5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!
5 Anos de Blog – Apoiando as Blogueiras da Resistência!
Cachepôs de Crochê!

Faz um tempo que eu aprendi como fazer amigurumis de crochê (post com presentes para meus pequenos aqui e para a Julia aqui). Adorei ver como o crochê pode ser feito de maneira diferente da que eu tinha aprendido há praticamente 20 anos!

Ao aprender a técnica dos amigurumis, pratiquei: iniciar com o anel mágico no lugar de algumas correntinhas, fazer carreiras contínuas usando um marcador e não fechá-las com ponto baixíssimo e trabalhar tudo em ponto baixo, além de dar volume através de aumentos e/ou diminuições.

Isso pode ser facilmente transportado para outras peças, como tapetes e cestos, veja que legal!

Iniciando com o tapete circular

Eu estou fazendo um tapete de crochê bem grande para a sala de casa, usando um fio de malha fino. Já estou no terceiro quilo de fio e ainda não cheguei ao tamanho desejado, mas espero alcançar esse resultado em breve e mostrar por aqui!

Mas, durante o processo de fazer o tapete, fomos convidados para um aniversário duplo, da minha vizinha dona Dina e sua filha Sandra, super queridas! Quis fazer um presente para cada uma e, assim, “roubei” um pouquinho do fio de malha comprado para o tapete para fazer este projeto duplo e especial.

Cachepôs de crochê

Fui a uma loja próxima de casa que sempre tem suculentas lindas à venda e escolhi duas Rosas de Pedra. Chegando em casa, comecei a fazer o primeiro cachepô e finalizei com ponto caranguejo na borda.

Apesar de ter ficado bonito nas fotos acima, rs, ao fazer o segundo, este ficou bem melhor que o primeiro e bem diferente! Fiz o terceiro procurando deixar igual ao segundo e, ao conseguir, desmanchei este primeiro, que passou a fazer parte do meu tapetão em progresso!

Os cachepôs definitivos ficaram do tamanho mais certinho em relação aos vasos e também mais estruturados! Nada como praticar um pouco, né?!

Os presentes enfeitados com crochê

E assim cheguei à casa da minha vizinha, com lembranças para as duas aniversariantes feitas com muito amor!

Adorei fazer estes cachepôs!
Rápido, fácil e com resultado super bonito e atual!

5 Anos de Blog – Minha Manta de Retalhos está de volta!
5 Anos de Blog – Apoiando as Blogueiras da Resistência!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.