Uma almofada de crochê com restinhos de fios de outros projetos

Estamos chegando ao final de maio. A passagem do tempo segue muito estranha. O que eu tenho feito aos finais de semana é descansar, sem alarme para acordar, fazer meus crafts o tanto de tempo que der vontade, ver TV agarrada com meus cachorros. Determinar o que são os dias úteis e o que é o fim de semana faz com que eu me perca menos.

Eu resolvi nos últimos dias não iniciar nenhum projeto novo enquanto eu não terminar outros que estão começados. A fila segue andando por aqui e isso é bom. A sensação de fazer algo e terminar é sempre muito boa e tenho me agarrado a ela nesses tempos de isolamento.

Maio está sendo bem difícil para mim em termos de estar sem contato físico com ninguém há tempos. O jeito foi colocar a atenção em outras coisas para não pirar. Também desconto nos meus cachorros, que felizmente são muito carinhosos e que agora querem ficar grudados por estar mais friozinho.

Almofada de Crochê

Quando eu fiz a manta de crochê para a Regina, eu amei tanto a combinação do ponto com o fio que usei que queria algo do tipo para mim também, rs. Mas não faria uma manta igual pois já tenho algumas na minha casa. Resolvi então fazer uma capa de almofada com o fio que restou do projeto.

Eu comecei a fazer logo em seguida da manta e logo vi que o fio não seria suficiente. Também vi que tinha feito muito estreito. Deixei guardado este projetinho lindo enquanto fazia a blusa listrada de tricô pois o fio era o mesmo, só mudava a cor. Quem sabe aí não sobraria o fio que eu precisava para terminar, né?!

E foi o que aconteceu. Sobrou um pouco do último novelo da minha blusa, em tons mais frios e também com bastante cinza. Desmanchei o que eu tinha feito e fui mesclando os restinhos do primeiro projeto com os restinhos do segundo. Também acertei o tamanho. A companhia dos cachorros é sempre boa quando estou fazendo crochê e, mais uma vez, dividi o espaço com a Leia, rs.

(Clique em uma das fotos da galeria para ver em tela cheia!)

Como eu sempre conto, fazer crochê é algo muito viciante para mim e também é um dos crafts que eu faço mais rápido. Em poucos dias eu tinha refeito a peça. Aí marquei uma aula online com a minha querida professora Solange para entender como finalizá-la.

Algumas carreiras de ponto baixo em cada ponta, aplicação do zíper invisível à mão, união das laterais e a capa estava pronta, que alegria! Ela vai ficar na minha sala de TV, que agora também é meu local de trabalho, como contei no post sobre o bordado que fiz e coloquei na parede deste cômodo. Por enquanto está guardada pois quero fazer as outras almofadas primeiro e colocar todas de uma vez (e aí vai ter tour, prometo!).

Dia de fazer acabamentos é sempre um dia bom!

Usei um novelo inteiro e mais um pouco que tinha sobrado do fio Magicpull (da Círculo, 100% acrílico) na cor 8653, que varia entre rosas, um tom de laranja e um mais cereja e terminei a almofada alternando o fio na cor 8668 que mescla dois tons de rosa e três tons de cinza. Usei agulha 4,5mm de crochê para tecer a peça toda. Apliquei com costura à mão um zíper invisível cinza também.

As cores conversam bem com o que eu quero pra essa sala: tons de rosa e cinza e um laranja para ter um ponto de cor diferente da cartela e ser um destaque no sofá.

Comemorei a almofada pronta com um chá da tarde na sacada de casa, com biscoitos feitos pela minha mãe e English Breakfest com leite (tomo praticamente todo dia, provavelmente será uma das minhas recordações da quarentena também). Ter uma área externa para poder olhar o céu, curtir o por do sol e ainda me sentir segura é um grande privilégio que eu tenho aproveitado muito.

(Clique em uma das fotos da galeria para ver em tela cheia!)

E assim os projetos vão sendo terminados, trazendo vida e aconchego para a minha casinha!

Uma manta de crochê para a Regina
Look do Dia: um tricô listrado (em topdown) para o inverno!
Um bordado de flores para uma nova sala

Eu levei um tempo para me apropriar da minha casa como sendo apenas minha. A princípio eu só tirei as coisas que não me pertenciam ou lembranças que me deixavam triste. Depois eu comecei a mudar uma coisinha “aqui e ali” e tomar como meu tudo o que eu gostava e queria que ficasse na casa.

Agora, na quarentena, ficando aqui por dias e dias seguidos, vejo mais coisas que quero mudar. Algumas para ressignificar os espaços, outras porque o meu gosto mudou mesmo.

Na verdade, a primeira pequena-grande revolução foi reformar em 2019 a sala de TV, que nada mais é do que um dos quartos da casa. Ela fica em uma posição que eu considero bem privilegiada, pois é o cômodo que acessa a sacada através de uma porta, sendo então a parte mais iluminada dentro da casa. Esta sala é a parte que mais mudou por aqui recentemente e eu fico feliz de colocar muito de mim nesse espaço.

Na quarentena é onde fico a maioria do tempo, seja pela TV que me acompanha durante o tricô, crochê ou bordado ou por ser onde a internet é mais rápida por conta do roteador ficar nela, além da iluminação boa o dia todo (investi nisso também na reforma para que fique iluminado na medida certa também quando anoitece).

Mas como este cômodo ainda está em transformação através de alguns projetos que estou fazendo (ou seja, em algum momento vai ter tour sim, como eu fiz com a sala nova em 2018), hoje eu vou mostrar apenas o primeiro bordado que fiz na quarentena e que agora enfeita uma das paredes.

Flores pra Você

Eu acompanho o Clube do Bordado há anos e adoro o trabalho das meninas. Fiz um curso no começo de 2018 para reaprender a bordar (eu aprendi um pouco 20 anos antes e tinha esquecido), fiz outro curso com a Renata no MAM que foi maravilhoso ao relacionar os bordados com a história da arte (alguns deles estão neste post) e estou esperando a pandemia acabar para retomar um curso que estava fazendo sobre mulheres e manualidades com a Carla Cristina Garcia e intermediado pelo Clube.

Enfim, usando os materiais que eu já tinha em casa, baixei o risco grátis que as meninas disponibilizaram e fui acompanhando a Dini toda 6a feira para bordar mais um pedacinho junto. Quis fazer assim, sem pressa, aproveitando as dicas até porque eu estava me sentindo meio enferrujada ao esquecer como começava o ponto haste ou pelo fato de não conseguir deixar o ponto cheio alinhado no começo…

(Clique em uma das fotos da galeria para ver em tela cheia!)

Em algumas semanas eu terminei e, como não tinha nenhum bastidor no tamanho ideal para usar de moldura, cortei as bordas do tecido com a tesoura de picotar para não desfiar e colei na parede com washi tape. Gostei muito de como ficou!

Uma nova parede

Este bordado enfeita a parede em que o sofá fica encostado e que recentemente ganhou prateleiras para quadros que eu fixei sozinha (a filha de marceneiros com uma furadeira na mão não quer guerra com ninguém). Por enquanto tem um quadro com um pôster que trouxe do Brooklyn e que nunca tinha sido pendurado por falta de espaço, meu livro mais precioso de costura (que, de tão grosso que pára em pé) e o novo bordado.

Spoiler da sala sendo renovada e também do próximo projeto que vai aparecer pronto no blog!

Eu acredito que, quando tudo isso passar, olharei o que estou fazendo pela minha casa com muito carinho, ao resgatar o bordado, as habilidades em deixar tudo bem cuidado e tirar algo de positivo de um tempo tão complicado!

Bordados da resiliência
Reaprendendo a bordar com o Clube do Bordado
Uma manta de crochê para a Regina

O último post que consegui fazer por aqui foi no mês passado, quando o blog completou sete anos. Eu estava empolgadíssima com os resultados que estava conseguindo produzir em relação ao trabalho com as aulas de costura e estava estudando muito (três cursos ao mesmo tempo, além das aulas de sempre de tricô/crochê). Não estava parando em casa e capotava assim que concluía os afazeres domésticos.

View this post on Instagram

Em 2020 eu tenho como meta retomar os estudos. Eu sei que estou bem qdo estou estudando algo que me fascina. Hoje em dia eu me sinto no meu ambiente ideal: trabalhando, passando tempo com as pessoas que amo, com meus cachorros tb. E estudando. Ontem eu fiz a minha nova base de corpo com a @patricia.cardoso__ e estamos fazendo uma nova base de manga (com o eterno desafio de fazer as alterações necessárias para elas caberem nos meus braços gordinhos). Estou também na turma atual dos 44 Escritos da @gowriters e no curso de mulheres e manualidades que a Carla Cristina Garcia está dando por intermédio do @clubedobordado. É bastante coisa? Sim. Minha cabeça tá fervendo por conta disso tudo? Com certeza! Mas essa sensação que eu já não tinha há uns dois anos foi retomada e eu fico muito bem com ela, buscando também relacionar todos esses conhecimentos entre si. Tá sendo puxado, mas tb tá sendo lindo. É uma outra volta para mim mesma que me deixa mto feliz! #costurakatiacostura #escrevekatiaescreve #modelakatiamodela #estudakatiaestuda

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Eu coloquei no post anterior que “andei fazendo uma listinha de assuntos que gostaria que virassem posts, mas tem sido difícil concretizá-la. Procuro não me frustrar com isso, pois tem tanta coisa boa acontecendo fora deste mundo tela-teclado-computador-celular que me falta tempo.”

Nos últimos dias eu resolvi retomar os posts exatamente para mostrar a minha produção na quarentena. Depois eu farei um resumão dos projetos de 2019, quando a vida andava de modo totalmente diferente do que vemos hoje.

“Tudo muda o tempo todo no mundo”

Pois bem, duas semanas depois do post de aniversário, eu entrei em isolamento social. Assim como todo mundo, precisei repensar o meu trabalho, a minha rotina e me manter ativa para não pirar em meio a pandemia. Confesso que não tenho conseguido estudar nem ler por muito tempo. Toda a rede de apoio que eu tinha para manter a casa funcionando e meus doguinhos bem cuidados enquanto eu estava fora está suspensa para manter a saúde de todos. Assim sendo, estou cuidando da casa e dos cachorros 100% sozinha. E tá tudo bem nesse sentido, aliás.

Eu amo tanto a minha casa e também ficar com os meus pequenos que ficar por dias sem sair não é a parte mais difícil. Gosto muito de cozinhar e preparar a minha comida tem sido ótimo há tempos. Eu sinto muita saudade da vida que eu tinha, mas todo mundo que amo tem estado presente mesmo que não estejamos perto por esses tempos.

Eu faço terapia com a Regina há pouco mais de três anos. Fazer terapia é parte muito importante de toda a minha revolução pessoal. Eu me propus a me conhecer e a mexer em cantinhos da minha mente que eu nunca tinha notado antes. Lembro de começar a terapia dizendo “eu tenho uma vida ótima, um bom casamento, uma família maravilhosa e amigos ótimos, mas tem algo que eu não sei explicar e que me puxa pra baixo”. E esta jornada de autoconhecimento começada em 2017 é que me trouxe até aqui. Regina chorou comigo quando perdi o meu pai e me atendeu muitas vezes fora do meu horário semanal durante a depressão e as crises de ansiedade. Também se manteve presente em meus momentos delicados em termos de grana e também no período em que estive sem assistência médica.

Eu estou bem emocionada escrevendo este post, aliás. Regina me lembra sempre o quanto eu sou forte, que o isolamento desta quarentena vai ser fichinha para mim perto do que eu já passei. Ela me faz lembrar sempre do quanto eu sou capaz e, em pleno momento de suspensão do mundo, eu estou adaptando tudo, sonhando e fazendo planos para o futuro. Por mais contraditório que isso pareça, já que tudo parece muito incerto, é o que está me mantendo em pé.

Uma manta de crochê para a Regina

Enfim, o que marcou o início da minha quarentena foi a última sessão presencial de terapia com a Regina. Seguimos com os encontros via Skype. Tem um pouco mais de três anos que faço terapia e, mesmo nos meus piores dias, eu achava força pra sair de casa e ir para o consultório. E eu tinha feito um presente para ela durante os meses de fevereiro e março (antes de tudo mudar) e queria entregar logo, já que eu não sabia quando a veria pessoalmente de novo por conta da pandemia.

Eu fiz uma manta de crochê para presenteá-la como forma de agradecimento por tudo o que ela fez por mim nesses anos. Sempre que posso sigo presenteando as pessoas com algo feito por mim, por colocar amor em cada pontinho, em cada costura. No dia em que entreguei o presente, quebramos o protocolo de não beijar e não abraçar. Aliás, foram os últimos beijos e abraços que dei em alguém. Daquele dia em diante, só Luke e Leia é que ganham meus abraços e beijos, rs.

A manta foi feita em crochê pois eu sou bem mais rápida fazendo crochê do que tricotando. Já que era para ser uma manta grande, era a escolha mais rápida em relação à técnica. A Solange me ensinou nas aulas esse ponto lindo e fácil de fazer. O material é um fio muito macio, com aparência e textura de bouclê, bem fofo e quentinho. E fazer crochê é sempre bom demais.

View this post on Instagram

Ontem eu comecei um projeto bem especial de crochê. Faz tempo que eu não pegava um projeto assim pra fazer. O crochê foi o primeiro craft que aprendi, qdo eu tinha 18 anos e estava nos tempos de cursinho pré vestibular. Só quando volto pro crochê lembro o quanto ele é viciante, hehehe. Ontem eu só parei qdo já estava fechando os olhos de tanto sono. Assim como eu levava o crochê pro cursinho e ficava fazendo durante as aulas (sorte que eu já não me preocupava com o que iam achar, rs), não vejo a hora de pegar meu crochêzinho pra fazer hj no fim do dia. Isso que é amor, que ainda me encanta tanto e que segue por mais de 20 anos firme e forte na minha vida! #crochetakatiacrocheta

A post shared by Katia Linden (@katialinden) on

Antes de mostrar a manta pronta (que difícil fotografar peças grandes assim, rs), preciso pontuar que Leia foi parte importante do processo, pedindo colo e deitando em cima em toda a oportunidade que ela teve, hehehe:

E aqui, a manta pronta. Fotografei na minha cama, para dar ideia do tamanho dela aberta (minha cama é queen size. Clique em uma das imagens da galeria para ver em tela cheia!):

Eu usei oito novelos e um pouco do nono novelo do fio Magicpull da Círculo (100% acrílico). A cor é a 8653, que varia entre rosas, um tom de laranja e um mais cereja e usei agulha 4,5mm de crochê. Eu fiquei apaixonada pelo ponto e pelas cores da manta!

Uma almofada para a minha sala

Como eu tinha comprado 10 novelos, peguei o restante para fazer uma almofada para a sala de TV, que reformei no ano passado e que estou decorando aos poucos em tons de rosa e verde, em cima da base cinza das paredes e sofá e dos móveis escuros. O novelo e meio que sobrou não foi suficiente para fazer a almofada, então ela está parada aguardando sobrar material de um outro projeto para concluir. Esse foi o jeito que encontrei de ficar com um pouquinho daquela lindeza para mim, rs!

Regina, espero que esta manta te traga aconchego no consultório ou na sua casa, assim como você tem ajudado a me aconchegar comigo mesma desde 2017. Obrigada por tudo, sou muito grata!

Estou feliz por voltar ao blog para mostrar projetos concluídos, oba!

Cachepôs de Crochê!
Look do Dia: Xale de Crochê!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.