Aventuras em crochê: fazendo o xale vírus!

Essa semana encontrei vários xales no instagram com um nome muito curioso: vírus!

Fonte: https://www.instagram.com/explore/tags/virusschal/

Isso mesmo, achei o nome muito estranho. Mas, desde o primeiro que vi, fiquei apaixonada e com muita vontade de fazer um para mim.

Escolhendo o fio

Sou iniciante no crochê e apanho demais para fazer, mas esse xale foi um daqueles projetos irresistíveis, então fui até a 25 de março para comprar um fio para esse projeto.

Uma das coisas que mais me chamou atenção neste projeto foram as cores… que coisa mais linda usar a linha matizada ou, melhor ainda, misturar fios de diferentes cores fazendo um projeto único!

Fui para a loja com essa intenção, encontrar alguns tons e combiná-los, mas tenho que ser a chata e desabafar com vocês: temos muito poucas opções de cores e qualidades de fios aqui no Brasil. Não que eu conheça muito dos fios no exterior, mas pelos projetos que mostrei acima dá para der uma clara idéia da diversidade de cores, né?

Além disso, dá para reparar no brilho e na finalização dos trabalhos, isso aponta a qualidade, ao menos na minha opinião.

Como não encontrei os quatro tons que gostaria, resolvi comprar um fio matizado em verde – Dois novelos da linha Anne 500, da Círculo, na cor verde mesclada nº 9392 – e começar o projeto.

Fazendo o xale vírus, de crochê

Buscando na internet, descobri que existem muitos, milhares de projetos do xale vírus, inclusive um tutorial em 5 vídeos para canhotos (tem para destros também!).

Comecei a assistir e adorei, é super bem explicado. Como vai devagar, consegui ir acompanhando (e pausando, claro!) e fazendo o meu.

Mas eu me perco muito no crochê, errei uma centena de vezes e desmanchei outra centena. Foi aí que comecei a ficar chateada com o fio… ele vai ficando feio, perdendo o brilho de tanto desmanchar e crochetar de novo.

Depois de pegar o jeito da receita (esta aqui), decidi parar de ver o vídeo e tentar seguir o gráfico, aí me dei muito melhor.

Gráfico do xale vírus

Talvez seja porque treinei muito com o vídeo, mas preferi e me dei melhor com o gráfico.

Salvei no celular e levo o projeto na bolsa para todo lado, não vejo a hora de terminar e usar!

Claro que já estou pensando em fazer outro, com vários fios mais especiais, mas isso fica para uma próxima vez!

Minha consultoria de Estilo: a (r)evolução do meu vestir!
Eu assisti: “O Tempo Entre Costuras” na Netflix!
Cachepôs de Crochê!

Faz um tempo que eu aprendi como fazer amigurumis de crochê (post com presentes para meus pequenos aqui e para a Julia aqui). Adorei ver como o crochê pode ser feito de maneira diferente da que eu tinha aprendido há praticamente 20 anos!

Ao aprender a técnica dos amigurumis, pratiquei: iniciar com o anel mágico no lugar de algumas correntinhas, fazer carreiras contínuas usando um marcador e não fechá-las com ponto baixíssimo e trabalhar tudo em ponto baixo, além de dar volume através de aumentos e/ou diminuições.

Isso pode ser facilmente transportado para outras peças, como tapetes e cestos, veja que legal!

Iniciando com o tapete circular

Eu estou fazendo um tapete de crochê bem grande para a sala de casa, usando um fio de malha fino. Já estou no terceiro quilo de fio e ainda não cheguei ao tamanho desejado, mas espero alcançar esse resultado em breve e mostrar por aqui!

Mas, durante o processo de fazer o tapete, fomos convidados para um aniversário duplo, da minha vizinha dona Dina e sua filha Sandra, super queridas! Quis fazer um presente para cada uma e, assim, “roubei” um pouquinho do fio de malha comprado para o tapete para fazer este projeto duplo e especial.

Cachepôs de crochê

Fui a uma loja próxima de casa que sempre tem suculentas lindas à venda e escolhi duas Rosas de Pedra. Chegando em casa, comecei a fazer o primeiro cachepô e finalizei com ponto caranguejo na borda.

Apesar de ter ficado bonito nas fotos acima, rs, ao fazer o segundo, este ficou bem melhor que o primeiro e bem diferente! Fiz o terceiro procurando deixar igual ao segundo e, ao conseguir, desmanchei este primeiro, que passou a fazer parte do meu tapetão em progresso!

Os cachepôs definitivos ficaram do tamanho mais certinho em relação aos vasos e também mais estruturados! Nada como praticar um pouco, né?!

Os presentes enfeitados com crochê

E assim cheguei à casa da minha vizinha, com lembranças para as duas aniversariantes feitas com muito amor!

Adorei fazer estes cachepôs!
Rápido, fácil e com resultado super bonito e atual!

Minha consultoria de Estilo: a (r)evolução do meu vestir!
Eu assisti: “O Tempo Entre Costuras” na Netflix!
Novas golas em tricô!

Desde o ano passado, quando tricotei a primeira gola de lã para presentear, confesso que não parei mais. Algumas foram colocadas aqui no blog e outras não, por serem bem parecidas com esta primeira.

Uma gola em tricô é um presente fácil e rápido de fazer, ainda mais se a lã escolhida for mais grossinha. Depois é só arrematar com uma costura invisível (que tenho praticado a cada peça) e o agrado está pronto!

Gola em Ponto Barra Inglesa para Fabiane

Minha prima Fabiane mora em Joinville e me pediu uma gola em ponto barra inglesa que desse duas voltas, assim como a minha gola bem cheia que fiz em verde azulado.

Tricotei a tempo que ela recebesse ainda neste inverno e, como lá faz mais frio que em SP, deve estar sendo útil!

Obrigada prima querida pela confiança!

Uma Gola em Ponto Turco para Edleuza

Ao terminar o meu colete em tricô, a lã linda de merino que usei só para os acabamentos da peça não podia ficar parada. Usando o fio duplo, fiz uma gola em ponto turco para a querida Edleuza, que trabalha aqui em casa e está sempre acompanhando e apoiando o meu trabalho.

Eu já presenteei a Edleuza algumas vezes nesse tempo em que convivemos juntas, mas me dei conta que nunca tinha dado a ela algo que eu tinha feito (como pode?). Então, para tirar esse atraso, fiz esta gola bem fofinha e caprichada!

Assim como a gola para a Fabiane, entreguei a gola para a Edleuza a tempo de pegar o final deste inverno!

Uma Gola em Ponto Turco para a Erica

Para praticar o ponto turco que é lindo, fiz mais uma gola com ele, desta vez em lã Rasta (da Malabrigo) em uma cor tão linda que desejei fazer uma igualzinha pra mim, rs!

Presenteei a minha amiga Erica, que fez aniversário neste último domingo, um dia bem frio e chuvoso! Levei para ela um tiquinho de cor num dia tão cinza!

Espero que o carinho com que fiz estes presentes acompanhe vocês três! Obrigada!

Amigo Secreto das Tricoteiras
Acessórios para o Inverno: Gola de Tricô!
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação e várias outras coisas por admiração e escolha própria: tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy e Game of Thrones, esposa, dona de casa, ciclista, praticante de Pilates, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.

Formação em Consultoria de Estilo!
Novidade: Livro “Costura Fácil” da Burda Style!