Olá!
Continuando a mostrar o presente que fiz para comemorar a chegada do pequeno Hiro (o primeiro post é este), após terminar o trabalho em tricô e arrematar em crochê, fui bolar uma embalagem que ajudasse no transporte (o presente primeiro viajou pelos correios até chegar no interior de SP, depois fez uma looonga viagem de avião até San Francisco). Queria também que a embalagem pudesse ser reaproveitada depois, por isso decidi fazer um saquinho organizador bem caprichado.
Fazendo o Saquinho de Tecido
O modelo escolhido foi este que a Costureirinha ensinou recentemente em seu canal do YouTube:
Ao conferir os diferentes tamanhos do saquinho na descrição do vídeo, vi que até mesmo o maior deles não acomodaria a manta de tricô. Então resolvi fazer a minha peça conforme as medidas abaixo (que já incluem as margens de costura de 1cm):
Parte externa:
Tecido para a barra superior – linho cru com bolinhas azuis – 2 retângulos medindo 22x47cm
Tecido para a parte inferior – linho azul – 2 retângulos medindo 42x47cm
Forro:
Tecido estampado de algodão – 2 retângulos medindo 62x47cm
Fita (usei fita de cetim branca): 2,30m
Bordado em Sashiko
Assim que defini as medidas do saquinho, cortei as partes e, antes de iniciar a costura, fiz o bordado em Sashiko. Acabei adotando o mesmo jeito de escolher o que bordar que eu usei para escolher o bordado da colcha no Noah: vi as sugestões de bordado para o verão de um dos livros e vi a execução e o significado no outro.
Do livro que está em cima (Sashiko Zakka by Hideko Onozaki – Japanese Traditional Embroidery Stitch Pattern Book) veio a ideia de que padrão usar e do livro que está embaixo (The Ultimate Sashiko Sourcebook) eu encontrei o desenho no tamanho que eu precisava e o significado dele.
Escolhi bordar o Seigaiha, que significa “blue ocean waves” ou “ondas do oceano azul”. Perfeito para um mocinho que vai nascer no verão da Califórnia, não é?!
Os dois cortes de linho são da Le Petit Atelier (comprei na última Mega Artesanal), o forro é de um algodão fininho da Niazi Chohfi (fiz uma calça de ficar em casa com parte deste tecido, tem fotos dela aqui) e o bordado em Sashiko foi baseado nestes livros aqui.
A manta coube com folga no saquinho, mas não achei que ficou sobrando, sabe?
Por fim, coloquei um cartão escrito à mão e fechei o pacotinho com uma faixa de papel craft (o queridinho das modelistas, rs) carimbado, mas esqueci de fotografar, rs!
E, para encerrar este post, mais uma música que dedico ao pequeno Hiro!
Porque a gente gosta de se divertir e californianos fazem isso muito bem!
Este foi um dos projetos que mais gostei de ter feito nos últimos tempos. É uma forma de estar presente num momento tão especial quanto a chegada do filho de amigos tão amados! Espero que eles gostem e usem bastante!
Atualização: Hiro nasceu no último sábado, oba! Mamãe e bebê estão super bem!
Beijos!