Olá!

Este livro já está aqui em casa há um tempo, já tinha tirado proveito de algumas dicas mas, pelo jeito, os últimos dias eram realmente os ideais para retomar o livro e ler inteiro de uma só vez. E ficar encantada com ele.

capturadetela2014-02-17acc80s11-24-06-2699753

“Como pregar um botão e outras coisas úteis que sua avó sabia fazer. Um guia para economizar, aquecer o coração e simplificar a vida.”

A capa já é uma graça e o tema proposto não só é legal como eu vejo ser imprescindível para os dias de hoje, com tanto consumo, desperdício e falta de ligação com as coisas mais antigas (como se tudo aparecesse pronto em nossa frente, de forma que não fazemos ideia de como é o processo todo).

A leitura é leve e muito divertida. Transmite através de passos simples muitas coisas interessantes! A autora escreveu o livro utilizando os conhecimentos de muitas avós que passaram pela Grande Depressão americana, quando não tinham opção na hora de simplificar e economizar. Mas não por isso deixaria de ser interessante, proveitoso e com uma beleza especial.

O livro é introduzido pela autora mostrando como ela chegou nessa ideia, depois apresenta as avós que contribuíram para então entrar nos temas.

Hoje em dia, lavanderias passam as camisas, entregadores levam a pizza, jardineiros cuidam das flores e, sim, alfaiates pregam aqueles botões infelizes. No entanto, a vida pode ser muito mais simples, agradável e enriquecedora – e muito mais divertida também. Como a sua avó sabe, vale a pena aprender a fazer essas tarefas por conta própria!

Prático e emancipador, Como pregar um botão reúne a valiosa sabedoria das babás e vovós, assim como de alguns especialistas, e traz aos leitores, passo a passo, mais de 100 dicas essenciais de culinária, limpeza, jardinagem e diversão, incluindo formas de:
– dar brilho à sua imagem, engraxando os sapatos;
– dobrar corretamente um lençol com elástico;
– cultivar a própria horta e fazer conservas;
– usar vinagre e bicarbonato de sódio para limpar a casa sem empregar produtos tóxicos;
– sentir-se linda melhorando a postura;
– preparar a própria massa de torta e desfrutar uma fatia do céu.

Com um encanto nostálgico, Como pregar um botão proporciona tranquilidade e conforto. Ao fazer coisas por conta própria, com cuidado e atenção, você e seus entes queridos colherão as agradáveis recompensas de um trabalho bem-feito.

Pois bem, eu acho que o livro ficou lá guardadinho na prateleira um tempão e “piscou” de novo para mim dia desses quando me peguei pensando em como tem sido gratificante presentear as pessoas com algo que eu fiz, como é gostoso comer uma fatia de pão com geléia de morango que a minha mãe fez antes de correr, como eu gosto de enfeitar a minha casa com flores que eu mesma escolhi e coloquei nos vasos, bules e chaleiras que eu tenho em casa e, principalmente, como é maravilhoso vestir as roupas feitas por mim mesma! Tudo isso consome tempo, mas exatamente este tempo que a gente poderia estar desperdiçando em coisas menos importantes. O que a gente mesmo faz adquire um valor tão especial, vai muito além do monetário.

Eu me vi de uns anos pra cá fazendo minha maquiagem e penteado sozinha para eventos especiais, fazendo as unhas sozinha semanalmente, cuidando de casa com a ajuda do marido, fazendo nossa própria comida e fazendo minhas próprias roupas. Para mim o próximo passo é de cozinhar ainda mais em casa e depender menos de industrializados como caldos prontos, por exemplo, e fazer o meu próprio pão. Também me encantou a quantidade de coisas que podem ser limpas apenas com vinagre e bicarbonato de sódio e quero passar a usar também.

Como são muitas dicas, vou contar rapidinho sobre as seções do livro:
1. Na cozinha – com receitas e dicas sobre cardápio;
2. Na horta – como plantar e manter uma horta em casa, como preservar frutas, legumes e hortaliças;
3. Na faxina – como lavar, arrumar e usar produtos simples para a limpeza da casa;
4. No closet – como fazer reparos (sim, existe um dos tópicos que ensina como se prega um botão, rs!), produzir algumas peças como cachecóis, como comprar boas roupas e como arrumar malas;
5. No ninho – cuidados com a casa em geral (inclusive como montar arranjos de flores, que eu adoro);
6. Na saúde e na beleza – dicas para saúde, postura, beleza da pele. Um dos meus favoritos é o “como aplicar um batom vermelho”;
7. Em família – cuidados com bebês e crianças e também com o nosso par.
8. Nas finanças – dicas para controlar o orçamento, negociar, aproveitar promoções e poupar.
9. Na comunidade – como viver bem com os vizinhos, amigos, até como contatar seu governante.
10. Em sociedade – com dicas de coquetéis (e o passo-a-passo mais longo, de como fabricar a própria cerveja), como planejar e realizar eventos e como dançar valsa.

Eu recomendo muito a leitura do livro todo, para quando alguma situação pedir uma das dicas dele, é só correr e olhar, como um guia mesmo. E se divertir também!

Beijos!

Serviço:

Livro: Como pregar um botão e outras coisas úteis que sua avó sabia fazer. Um guia para economizar, aquecer o coração e simplificar a vida.
Autora: Erin Bried (tradução de Doralice Lima)
Editora: Civilização Brasileira – Grupo Editorial Record
Ano: 2011
Site