Aiaiaiai, preciso confessar que este post está nos meus rascunhos desde agosto, acredita?! Fui passando outros posts na frente e quando fui ver… ele já tinha virado o calendário de 2017 para 2018 por lá. Fazer posts de viagem são dos mais legais para mim, pois acabo revendo bons momentos e selecionando o melhor para colocar aqui. Mas, exatamente por isso, eles são mais demorados para fazer, aí de vez em quando demoram um pouco para aparecerem no blog.
Resolvi que tinha que tirar do rascunho de uma vez por todas até porque tem muita gente de férias agora em janeiro, vai que as informações deste post chegam em tempo para alguém que estiver indo para Montevideo?
Repeteco que vale a pena
Esse não é o primeiro post sobre a cidade, temos mais alguns publicados por mim e pela Ana (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, ufa!). Como a viagem de SP a Montevideo é rápida (só duas horinhas de avião!), mais a facilidade de viajar pelo Mercosul, faz com que visitar o país vizinho não seja complicado. Por isso, tanto eu quanto a Ana pudemos voltar em algum momento, sabe?
Em relação aos posts anteriores, este aqui tem um pequeno roteiro de lojas de tecidos e armarinhos no Centro!
Mini Férias
Depois que eu concluí a formação em Consultoria de Estilo, no final de julho, sendo que eu já estava num ritmo intenso de estudos do Decola Lab, resolvi tirar uma semana para descansar os meus neurônios e deixar “decantar” a grande quantidade de informações recebidas naqueles meses.
Os primeiros dias foram dedicados a ficar em casa e curtir o ateliê (oba!) e os últimos foram passados em Montevideo, aproveitando que o Ricardo tinha um compromisso de trabalho lá (e fui eu de carona de novo, rs).
Andar pelo centro rendeu belas surpresas e ajudou a desacelerar, que era uma das minhas intenções naqueles dias. Almocei dois dias seguidos no Estrecho, um lugar bem charmoso e moderninho e também tomei café na Livraria Más Puro Verso, uma delícia!
Turismo craft
Nos dias em que o Ricardo estava trabalhando, ficamos hospedados no centro, o que facilitou meus passeios a pé por lá. Todas as lojas que visitei e também onde escolhi comer eram acessíveis a pé. Foi muito produtivo!
Lojas de tecidos e aviamentos
Nas andanças pelo centro, descobri que a região da rua San José com a Andes possui várias lojas de tecidos e armarinhos! Eu até comentei no dia: mesmo quando eu não vou atrás das costuras, elas vêm atrás de mim, rs!
Entrei em algumas delas, vi vendedores atenciosos e produtos para roupas do dia-a-dia. São todas bem grudadinhas nessas duas ruas, partindo da esquina da San José com a Andres.
Os armarinhos (ou Mercerias, em espanhol) parecem com os nossos, têm de tudo um pouco. As lojas de tecidos da região possuíam muitos tecidos mais simples para roupas, além de tecidos para decoração. Aproveitei para procurar e comprar fios acetinados para novas tentativas de pingentes (contei sobre isso aqui) na Merceria Lissi. Se funcionarem bem, vou continuar a procurar material semelhante em SP!
Lojas de lãs e artigos artesanais
As lãs do Uruguai são especiais e vale a pena percorrer as lojas para encontrá-las. Nas mesmas lojas é possível também encontrar artigos prontos feitos artesanalmente no Uruguai, o que eu acho bem legal, pois agrega mais valor ao que o país tem de bom para oferecer!
O outlet da Manos del Uruguay é a única loja da marca na cidade que vende lãs. Estava pertinho do meu hotel e pude visitar com calma, vale a pena o garimpo!
Voltei à La Pasionaria pois quis aproveitar para trazer mais algumas lãs da Malabrigo, sempre minhas preferidas! Já foram utilizadas e, em breve, as peças aparecerão aqui no blog!
Enquanto estava no Centro, passei também na Balitex. A loja passou por uma reforma e eu quase não a reconheci, rs! A Balitex vende lãs mais simples, tem uma boa variedade de produtos e também vende materiais sintéticos.
Mais passeios legais
Nos últimos dois dias de viagem, ficamos hospedados em Carrasco, no mesmo hotel que fiquei em 2016. Eu e o Ricardo aproveitamos que o hotel emprestava bicicletas para os hóspedes e demos uma volta pela Rambla, percorrendo alguns quilômetros pela orla de Montevideo. O passeio foi ótimo!
No mesmo local, na véspera, eu vi o que provavelmente foi o por-do-sol mais lindo da vida!
E visitamos juntos a loja da Manos del Uruguay de Carrasco. A loja estava vendendo roupas de frio com desconto, mesmo ainda estando no inverno. Aproveitamos para fazer boas compras (agora não vou precisar de roupa de frio tão cedo, rs):
Ah, como eu sabia que o Ricardo iria adorar, repeti o passeio à Bodega Bouza e também ao Vivero Lavender para que ele pudesse conhecer esses dois lugares tão lindos, com boa comida (e ótimos vinhos, lógico!), além de termos ficado nos últimos dias no mesmo hotel que eu fiquei em 2016, o Belmont House. Na galeria tem fotos liiiiindas, clique em uma delas para ver em tela cheia!
Enfim, mais uma vez Montevideo se mostrou tão linda que já estamos com vontade de voltar!