Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga

Pois bem, quem me acompanha por aqui sabe que eu estive estudando bastante para voltar a trabalhar. Era um grande passo empreender novamente depois de alguns anos “curtindo”. Coloco entre aspas pois eu aprendi muita coisa, em uma fase muito despretensiosa em termos profissionais, mas que vi depois que podia ser reunida num mix profissional único e só meu. Contei um tanto sobre esse processo de transformação e estudo aqui, quando apresentei a minha nova marca.

Dentro deste mix, estava sim o plano de voltar a dar aulas. Para mim, passar conteúdo adiante é uma oportunidade única de aprender ainda mais, de estar em contato com pessoas de vivências diversas mas interesses semelhantes, de passar adiante o caráter terapêutico das costuras e das manualidades.

Aulas no Sesc Ipiranga

Em agosto, um mês especialmente difícil para mim, pois eu já estava doente, recebi o convite do Sesc Ipiranga para dar um curso de costura de dois meses no Programa de Trabalho com Idosos que esta unidade desenvolve. Por eu estar muito mal, quase recusei, mas sei que recebi um empurrãozinho dos céus vindo do meu pai dizendo “topa, minha filha, até outubro vai estar tudo bem”. E foi o que eu fiz.

Aos trancos e barrancos desenterrei meu CNPJ e me cadastrei no Sesc, desenvolvi o conteúdo, com projetos rápidos e fáceis de executar, pensando em decorar a casa ou mesmo presentear na época do Natal.

Outubro chegou, o pior do furacão já tinha passado. No primeiro dia de aula (depois de três anos sem dar aulas) eu estava super nervosa. Mas foi conhecer a turma e começarmos a colocar o primeiro projeto em execução que eu me senti em casa de novo!

Esse retorno me fez lembrar das minhas capacidades, do meu amor pela costura em um ano em que mal cheguei perto da minha própria máquina, de como adoro ensinar. E assim seguiram os encontros, de outubro a dezembro!

Os projetos

As garotas fizeram almofada em forma de nuvem com pompom, capa de almofada transpassada, bolsa forrada, lenço dupla face, caminho de mesa com aplicação, aprenderam a fazer canto mitrado numa toalha de chá. Tudo em horas que passavam rapidinho! Aqui na galeria de fotos estão alguns momentos registrados ao longo dos encontros!

O mais legal é que alguns projetos foram ganhando bordados, aplicações, crochês, tudo por conta própria das garotas! Quer coisa mais legal do que juntar as habilidades que a gente tem para deixar os projetos mais ainda com a nossa cara?

Agradecer, sempre!

Sempre vou lembrar com carinho desses dias, dessa retomada num momento tão importante da minha vida! Agradeço a todas as participantes e também à Nathalia (e toda a equipe do Sesc Ipiranga) pela oportunidade!

E assim estou de volta, logo volto com mais novidades!

Bora costurar bastante em 2019?

Sobre Florescer em Pleno Inverno
Vencendo a minha maior resistência: vender!
Recebidos Maximus Tecidos Finos!

O inverno está chegando e eu comecei a planejar a minha volta às costuras. Passei o verão e o outono bem satisfeita com as minhas roupas. Mas, para complementar o armário de para o inverno, estou precisando de algumas peças como uma calça quentinha e uma terceira peça bacana.

Recebidos da Maximus Tecidos Finos

Bem nesse momento de decidir tecidos e projetos, a Maximus Tecidos Finos (empresa parceira do blog, têm outros posts de outros recebidos aqui e aqui) enviou tecidos muito especiais para mim, além de alguns materiais costurísticos maravilhosos!

Mostrei tudo aqui nesse vídeo, confere!

(Link para o vídeo)

Ah, a blusa que estou usando foi feita com um crepe nuage lindo da Maximus, você pode ver em mais detalhes aqui.

Para quem quiser ver item a item do que chegou aqui, também têm fotos e links da loja virtual da Maximus (lembrando que a empresa fica no Paraná mas a loja virtual vende para todo o Brasil)!

Projetos escolhidos para os tecidos

Como eu contei no vídeo, com o veludo cotelê eu quero fazer uma calça reta, com bolsos. Quando ela estiver pronta, vou substituir uma calça preta também de veludo cotelê, mas que não gosto tanto. Quero aproveitar que ganhei a apostila de modelagem da Marlene Mukai para fazer uma nova base de calça para mim.

A referência para a calça é esta, uma calça reta de linho e viscose que eu tenho há anos e que quero ter uma versão atualizada e mais quentinha:

calca-linho-viscose1-682x1024-4692454

(link para o post desta calça aqui)

para o veludo molhado, pensei em fazer um cardigan desses bem soltinhos, com uma gola que fica drapeada. Tenho já um molde separado para este projeto, é este aqui da Burda Easy (comprei na Alemanha, é uma pena não editarem a Burda Easy no Brasil):

burda-easy-cardigan-6708291

(Fonte)

Links para os produtos

Se você se interessou por algum dos produtos que recebi, deixo aqui embaixo os links da loja virtual!

Veludo Molhado (cor cinza lunar) / Veludo Cotelê (cor azul marinho)Fita métrica e chaveiro prata – modelo trena / Lápis ecológico com cristal swarovski no topoSachê perfumado Essência da Criatividade / Livro Modelagem prática para confecção ED.4ª – Marlene MukaiAgenda caderno de medidas e desenho para costureira 2018

E quando as peças estiverem prontinhas, volto aqui para mostrar, como sempre!
Obrigada, a todos da Maximus Tecidos Finos pela parceria!

* Post publicitário. Recebi os tecidos e materiais da loja Maximus Tecidos Finos como cortesia, a convite da própria empresa. As imagens, opiniões e comentários deste post e do vídeo são pessoais.

Look do Dia: Blusa em Crepe Nuage (da Maximus Tecidos)
Compras na loja virtual da Maximus Tecidos Finos!
Craft Hour da Primavera de 83 e um bordado pro cantinho do café!

Eu e a Andrea nos conhecemos virtualmente faz tempo, nem sei precisar quanto. Sei que eu vivia tentando encontrá-la de alguma forma, nos eventos craft da vida ou em algo que ela promovesse através do seu ateliê Primavera de 83.

Só sei que o desencontro rolou por muitos anos, ao passo que a minha admiração pelo trabalho da Andrea só cresceu. Ia acompanhando tudo, torcendo para as agendas finalmente combinarem! E aí, finalmente, em abril eu participei do Craft Hour, um evento que une gente bacana em um happy hour (com comes e bebes, oba) e um bordado livre para fazer.

O Craft Hour de Abril

Mês passado o tema do craft hour era café. Quem não gosta, né?! (Até tem gente que não goste mas, pela minha observação, tem mais gente que gosta do que o contrário, rs). Recebemos um poster de lambe-lambe, um patch bordado à mão e o risco para o bordado, todos no mesmo tema, além dos fios e um bastidor.

Comecei o bordado lá no encontro e me concentrei em mandar bem no ponto atrás para contornar tudo direitinho. Aproveitei para rever o nó francês e para aprender o needle painting ou pintura de agulha. Este é um ponto de preenchimento diferente do ponto cheio e também diferente do ponto matiz (este eu nunca fiz), adorei aprender!

Gostei demais de como ficou o resultado e adorei conhecer pessoas novas, além de finalmente conhecer a Andrea pessoalmente! Pode deixar que o próximo encontro não vai demorar uma outra eternidade!


Decorando o cantinho do café

Com o bordado pronto, fiz um acabamento no verso e coloquei um cordãozinho para pendurar. Uma das constatações que eu tive enquanto eu fazia esse bordado era que eu estava aprendendo e que podia até me cobrar um pouco por um bom resultado na parte da frente, mas que deixar um avesso bagunçadinho não teria problema. Eu, que sou um tanto perfeccionista (já fui bem mais), senti uma liberdade tão boa com esta pequena “transgressão”, rs!

Coloquei o novo bordado na parede junto do buffet de casa, na parte onde mora a cafeteira, cápsulas e xícaras. Como não é algo pesado, colei com washi tape na parede, assim não precisa furar com prego. Ficou tão fofo! Adorei!

craft-hour5-1024x1024-9657356craft-hour6-1024x768-1474083

Bordando com frequência

Se você me acompanha pelas redes sociais, já viu que eu tenho bordado quase toda semana e a cabeça anda borbulhando de ideias! Feliz de estar aprendendo e praticando!

E um super obrigada à Andrea, tão querida das internets e também pessoalmente!

E você? Algum craft ou manualidade nova arrebatou seu coração recentemente?

Reaprendendo a bordar com o Clube do Bordado
Um bordado especial para o meu novo ateliê
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!