Olá!
Como contei no ultimo post, hoje estou inaugurando a sessão de “passo a passo” aqui do blog!
Não terá uma periodicidade definida, mas quando algo legal puder ser transformado em “passo a passo”, pode deixar que eu vou fazer!
Eu aproveitei que tinha a barra do meu vestido verde para fazer na semana passada, também o solzinho bom que iluminava o meu quartinho e fotografei em alguns passos como fazer pontos invisíveis à mão.
Eu sei que a gente fica muito animada com máquinas cheias de pontos e recursos, mas tem coisas que a costura à mão continua resolvendo muito bem. Como diria a minha mestra do Patchwork, Tati, “a costura à mão tem seu valor!”
Este ponto é muito bem vindo para dar um acabamento fino em barras de calças, saias e vestidos.
Quanto mais parecida com a cor do tecido for a linha que você usar e quanto mais imperceptíveis forem os pontos, melhor ficará o resultado!
Vamos lá?
Procure usar uma agulha que não seja grossa, pois pode marcar o tecido.A linha é simples e não esqueça de dar um nó na pontinha dela para prendê-la ao tecido.A barra precisa ser presa com alfinetes ou alinhavada, para facilitar o trabalho.
Com a barra dobrada virada para você, esconda o nó da linha passando a agulha por dentro da barra e saindo na borda de cima dela, como está aqui acima.Comece o ponto passando a agulha pelo tecido de fora, procurando fazê-lo o menor possível. Isso é que vai garantir o bom resultado no final. Ainda não passe toda a agulha e linha, você só vai fazer isso quanto terminar o ponto.
Coloque agora a ponta da agulha na barra, logo abaixo do ponto que você fez no tecido de baixo.Aqui a pontinha da agulha está aparecendo só para mostrar o movimento, mas você vai passar a agulha por dentro da barra, como se ela fosse uma “canaleta”, igual a foto a seguir:
Aí sim, você pode puxar a agulha e a linha e terminar o ponto!
A parte de fora fica assim, com alguns pontinhos que tendem a sumir depois de passar a peça.Como a linha que usei era idêntica a cor do tecido do vestido, ela não aparece!
Relembrando:
1. Passar a agulha pelo tecido de fora fazendo o menor ponto possível;
2. Descer paralelamente com a agulha e entrar com ela na barra dobrada;
3. Deslizar pela barra como se ela fosse uma canaleta e sair um pouco a frente (0,5cm, mas pode variar conforme a espessura do seu tecido).
Além de dar um acabamento ótimo em barras de roupas, você também pode aproveitar este ponto para, por exemplo, fazer o acabamento daquela bolsa ou necessaire que você costurou e teve que deixar um “buraquinho” no forro para desvirar a peça e terminá-la! Fica ótimo e não é difícil de fazer!
Gostou? Espero que sim!
Beijos!