Oi gente!
Nas minhas últimas férias, visitei um país que eu amo muito: o Uruguai. Não é a primeira vez e duvido muito que seja a última. Por motivos profissionais acabei fazendo muitos amigos especiais nesse país e toda vez que volto para revê-los é uma festa!
Claro que sempre que viajo, seja por qualquer outro motivo, encontro sempre uma desculpinha para me enfiar no mundo dos trabalhos artesanais e, no caso do Uruguai, a desculpa mais que justificada são as lãs produzidas por eles. O país é reconhecido mundialmente pela qualidade das lãs que produz em suas fazendas.
Minha intenção inicial (e enchi muito a paciência de meu amigo Alejandro com isso) era visitar uma fazenda produtora de lã e conhecer o processo todo: desde a criação das ovelhas, a tosquia, limpeza, a cardagem e a preparação dos fios, incluindo o trabalho com as rocas e, por fim, o tingimento.
A viagem saiu em cima da hora e acabei falando com meu amigo sobre essa vontade apenas quando já estava no Uruguai e não conseguimos fazer essa visita a fazenda… eu sofri!
A marca mais famosa que eu conheço entre as lãs uruguaias é a Malabrigo (que eu já falei aqui no post da Novelaria), que exporta fios para o mundo todo.
No blog da Malabrigo você pode encontrar pontos de revenda em vários lugares do mundo, além de muitos artigos sobre a produção dos fios e receitas de tricô e crochê maravilhosas, vale a pena visitar!
Mesmo aqui de longe eu já morria de amores pelos fios Malabrigo e, claro, já havia rastreado a loja deles em Montevidéu pelo site. Não podia deixar passar a chance de ir até lá e aproveitar o preço bem menor que o que encontramos aqui, não é mesmo?
A loja chama-se La Pasionaria e fica na Rua Reconquista, 587 e ela em si já vale a visita! O site é este.
A La Pasionaria tem uma galeria de arte, um estúdio de desenho, com cursos livres para quem tiver interesse, a boutique, que além das lãs tem uma série incrível de objetos de arte de produção local e uma cafeteria. Fiquei apaixonada pelo lugar, o ambiente é super lindo e agradável. Tem também um studio de yoga e pilates no segundo andar e aulas de tricô e crochê… como não amar?
Fiquei horas conversando com a atendente da boutique que atenciosamente me contou o que sabia sobre os fios, a fazenda e a produção das lãs. Ela também me mostrou o espaço todo enquanto o marido e a filha se divertiam no café.
Passei um tempo para decidir o que ia levar, já que a vontade era trazer todos os fios! Essa foi a minha escolha:
E ainda trouxe uma amiga para fazer companhia a minha agulha de crochê de família, não é uma graça?
Comprei fios grossos porque prefiro, mas lá na Pasionaria você encontra de todos os tipos e espessuras e ainda pode encomendar o fio e cor que quiser, caso vá ficar na cidade um pouco mais de tempo e possa voltar para buscar!
Agora tenho que começar a me empenhar no tricô e no crochê e dar gasto nesse estoque de belezuras!
Claro, depois venho contar para vocês!
Beijocas,
Ana