Refiz uma das minhas golas de tricô!

Em julho do ano passado, saí de casa para dar aulas num sábado e depois eu fui com minha mãe e meu irmão no Festival do Japão. Aos sábados eu tenho o costume de ir trabalhar de Uber, basicamente por conveniência e para poder dormir um pouco mais, rs.

Saí de casa agasalhada pois estava bem frio, carregando na mão uma das minhas golas preferidas, feita em 2017. Mas, ao chegar na loja, poucos minutos depois, me dei conta de estar sem ela. Devo ter deixado cair na minha rua ou na rua da Novelaria… Olhei lá na rua e nada. Entrei em contato com a Uber, mas falaram que não tinha ficado no carro. Até pedi pra minha mãe e meu irmão passarem na minha casa para ver enquanto eu trabalhava e nada também…

Enfim, eu tinha perdido uma das minhas golas mais lindas, que tristeza. Mas, pensando por outro lado, se quem achou precisava se aquecer, que tenha vindo em boa hora.

A parte boa é que eu estou “na fonte”, né?! A Novelaria tinha duas últimas meadas nesta mesma cor e eu logo as comprei. Tricotar esta gola foi como viajar no tempo, de quando eu frequentava a loja apenas como aluna e passava 4as feiras inteiras tricotando. 2017 foi um ano muito importante para mim, quando estudei muito para voltar a empreender, comecei a fazer terapia e seguia com as minhas manualidades também.

Tricotei a gola rapidinho, pois a lã Rasta é grossa e as agulhas 14 também. Só não lembrava mais como costurar de maneira invisível. Ao terminar as minhas aulas em um dos dias de trabalho, pedi uma ajuda para a minha eterna professora Solange (agora também minha colega de trabalho) e ela costurou pra mim… Esta é uma das minhas contradições que eu dou mais risada: a professora de costura que tem dificuldade para costurar os tricôs, hahahaha!

matando a saudade dos tempos de tricotar em aula

A NOVA VELHA GOLA COM DUAS VOLTAS

A gola ficou idêntica à primeira, o que me deixou muito feliz! Ela dá duas voltas no pescoço, sem apertar, mas protegendo bem. É muito boa para usar quando está bem frio. Se quiser ver o post sobre a estreia da primeira gola, clique aqui.

LOOK DO DIA

Alguns dias depois, lá estava eu estreando a nova gola, num look quentinho e bem ton sur ton: a saia é cinza, mas puxa para o esverdeado, a jaqueta bomber que eu amo (post sobre ela aqui) também é na cor azul/verde petróleo e a gola ficou linda junto!

Gola com duas voltas e ponto barra inglesa: Lã Malabrigo Rasta, agulhas retas tamanho 14. Receita da professora Solange, nas aulas da Novelaria. Primeira versão da gola neste post.
Jaqueta Bomber Quiltada: tecido de algodão da Liberty (comprado em Paris), forro de algodão egípcio da GJ (Centro de SP), manta de algodão do antigo Armarinhos Metrópole (Centro de SP) e punhos de malha comprados no Bom Retiro. Molde da Papercut Patterns – Rigel Bomber Jacket (fora de catálogo)– e adaptação para ser forrada e quiltada do blog da Liberty (post fora do ar). Primeira aparição da jaquela neste post.
Saia de tricô: Marisa Ribeiro
Tênis: Nike, customizado pela Montageart

QUE BOM QUE CONSEGUI, DE ALGUMA FORMA, RECUPERAR A MINHA GOLA!

VOCÊ TAMBÉM TEM ALGUMA PEÇA ASSIM, MUITO QUERIDA?

Acessórios para o Inverno: Gola de Tricô!
Acessórios para o Inverno: Gola em lã super grossa!
10 anos de blog – O que vem depois?

Com 15 dias de atraso, finalmente chego aqui para fazer este post em comemoração do aniversário de 10 anos do blog.

Pois é, notei que cheguei em uma etapa da vida em que os números vão ficando grandes, chegando aos dois dígitos. Nessas horas vejo que a juventude realmente ficou pra trás e alterno entre ficar feliz por várias coisas e ficar com uma ressaca moral de querer ter feito coisas a mais ou de forma diferente.

Sou muito grata por essa caminhada, que me manteve ativa como comunicadora já que eu tinha saído do mundo corporativo já tinha um tempo e que me ajudou a me encontrar no mundo das manualidades. Casinha virtual que serviu (e ainda serve) de refúgio, de diário de bordo, de um arquivo feito com muito carinho.

Fiz uma live rapidinha no meu instagram duas semanas atrás para que essa data não passasse sem nenhuma menção. Infelizmente, a minha rotina atual fez com que eu lembrasse em cima da hora e não programasse uma comemoração grandiosa, só que o carinho e gratidão que eu tenho são enormes sim.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Katia Linden (@katialinden)

O momento atual é de tanto questionamento interno (será que a crise dos 40 anos só tá chegando agora pra mim, com 3 anos de atraso? Tema pra levar pra terapia sim ou com certeza?) que eu também penso como quero continuar atuando.

Se até pouco tempo atrás eu vivia apenas para o momento presente, ou remoendo o passado, ou mesmo vivia para a sobrevivência, agora tenho pensado bem mais no que eu quero pro futuro. Que vida eu quero levar daqui 10 ou 20 anos? Como eu quero que seja meu trabalho nessa época?

Pois bem, como sempre falo, dificilmente vou fechar as portas desta casinha própria virtual aqui, mas toda a interação mudou nesses 10 anos e eu acho que nem as redes sociais tem suprido mais aquela sensação gostosa de comunidade que já vivi na internet. A cabeça aqui tem pensado no futuro sim, finalmente! Você também acha o mesmo?

Por enquanto, seguimos por aqui sempre que dá, sempre que o coração chama e o tempo permite. E eu te agradeço por estar aqui, não importando o momento em que você chegou. Obrigada!

Se quiser deixar um oi aqui nos comentários, vou amar!

Um beijo e que venham mais outros anos de escritas e manualidades!

9 Anos de Blog!
7 Anos de Blog e uma vida toda pela frente!
Meus 11 anos de costuras – um giro por 2019 (parte 1)

Como contei no primeiro post deste 2023, eu sinto muita falta de estar mais presente aqui no blog. Sempre que consigo fazer um post novo é motivo de alegria pra mim. Quero estar mais por aqui e também voltar a ter alguma frequência.

Para conseguir preparar esse post, aos poucos, tenho aproveitado o momento de uma “janela” entre o jantar e o BBB (que é a minha desculpa perfeita para fazer tricô antes de dormir nessa época do ano, rs). Revisitei o arquivo de posts aqui do blog para ver até onde eu tinha colocado a conversa em dia. O último post do tipo, com o resumo de 2018 foi feito há um ano atrás.

Portanto, chegou a hora de contar como foi 2019! Aqui no blog foi um ano de poucos posts, só escrevi esses 4 aqui:

Os tricôs de 2018

Um novo armário handmade para uma nova fase

Voltei a dar aulas! Primeira parada: Sesc Ipiranga

A volta às costuras depois de um ano

2019 foi um ano bem importante para mim, de refazer a vida nos meus termos, de curar algumas feridas que ainda existiam, de viver uma vida mais livre.

Foi um ano trabalhoso, de concluir o divórcio, de resolver coisas novas (e chatas) que surgiram depois dele, de continuar a cuidar da saúde que já tinha melhorado um bocado, de seguir com o trabalho de dar aulas e entender que rumo eu queria dar para a minha carreira. Nesse sentido, aproveitei todas as oportunidades que surgiram. Foi o período em que uma nova e gostosa rotina se estabeleceu em casa, comigo, Luke – saudades do meu anjinho – e Leia. E curti muito a solteirice.

E toda a minha vida craft seguiu comigo, me dando a certeza de que a melhor parte da vida que eu já levava antes seguiria comigo e, como eu sempre digo, tomaria conta de todos os espaços vazios. Reuniões preciosas com pessoas desse universo aconteceram com frequência, sempre enchendo meu coração!

Janeiro

A primeira peça que terminei em 2019 foi uma manta de tricô para o Vini, filhote da Erika e do Douglas (e eu nem acredito que ele acabou de fazer 4 anos)!

Fevereiro

Em fevereiro comecei a dar aulas a domicílio para a Samira, abrindo assim uma frente de trabalho que tenho até hoje. Samira segue fazendo aulas comigo e eu fico muito feliz por tanto que fizemos nestes 4 anos juntas!

Teve reestreia de blusa terminada em 2018, uma blusa de seda e lurex que vai ganhar um post só pra ela em breve, prometo (aí atualizarei aqui também com o link)!

Março

Fui presenteada com um carnaval maravilhoso e eu precisava muito viver aquele carnaval. Tirou a atenção da conclusão do divórcio, fui a blocos diferentes do que eu costumava a ir, tive companhias maravilhosas.

Foi o único ano que não teve um post de comemoração de aniversário do blog. Caiu bem no dia em que assinei o divórcio. Os dias que precederam foram de preparativos finais para esse encerramento de fase da minha vida, aí o post não veio.

Em março eu também comecei a ajudar a montar o que foi o Atelier Bouquet, um coletivo muito legal perto do Pacaembú. Foi um projeto que, para mim, ficou lá em 2019 mesmo. Acho que era a ideia certa no momento pessoal errado, eu realmente não dei conta na época.

Eu, meu irmão e a querida Karina Belarmino fomos no show do Paul McCartney na pista premium. Foi emocionante demais pra mim, já que meu pai amava muito Beatles e esse amor segue aqui comigo. Ver Paul sem ser por um telão ficará guardado pra sempre na minha memória. E eu estava de volta a um grande show em estádio, que alegria.

Abril

Eu segui tricotando nesses primeiros meses do ano e, em abril, terminei uma blusa para a minha querida terapeuta Regina. Ela tinha visto a minha blusa prata em 2018 e me pediu uma também, com os fios puxando mais pro creme e dourado e com decote V (minha blusa é mais cinza e prata e com decote canoa).

Regina, mais do que ninguém, sabia como estava a minha vida e teve a paciência de esperar essa encomenda ficar pronta, rs. Até onde sei, a blusa fez tanto sucesso que mal parava no armário dela, sendo também disputada pelas filhas, hehehehe.

Neste mês, passei a dar aulas a domicílio para a Fabiana, seguimos juntas por um bom tempo e hoje a tenho como uma querida amiga! Fabiana iniciou a Vida em Fio em 2021 e é muito gostoso ver que muito do que fizemos nas aulas se transformou em projetos lindos que agora ela vende!

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fabiana Bibini (@vidaemfio)

 

Em abril eu voltei a costurar para mim, depois de um ano longe da máquina de costura. Contei neste post aqui.

Maio

Em maio, mais um Me Made May aconteceu. Está todo lá no meu instagram, como sempre. É só clicar aqui para ver como foi!

Nesse mês eu também fiz um projeto muito especial a convite da minha amiga Débora. Envolveu a produção de necessaires junto com a minha mãe e uma oficina para crianças. Quero também fazer um post especial sobre isso!

Ah, em maio fiz algumas novas tattoos em sequência (três, na verdade), todas muito significativas!

Junho

Em junho, o Atelier Bouquet abriu oficialmente. Um evento lindo marcou essa abertura e, pela primeira vez, eu expus itens meus para vender. Era uma barreira do passado finalmente ultrapassada e isso me deixou feliz (além de ter feito algumas vendas). Em 2023, sigo com planos de voltar a vender algumas coisas, espero que isso seja concretizado em breve! A ideia era dar aulas neste local, mas acabou não acontecendo (e tá tudo bem).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Katia Linden (@katialinden)


Hoje o projeto tem uma nova cara e um novo nome: Casa Botânica. Bia amada segue lindamente no comando dessa casa permacultural, no mesmo local, mas com uma proposta que evoluiu de lá pra cá (igualmente incrível), vai lá conferir!

Para esse dia, eu estava com uma calça nova, costurada por aqueles dias mesmo. Tem uma história bem engraçada por trás desse projeto e logo menos eu vou contar, prometo!

(e já deu pra ver que outros posts começaram a formar uma fila por aqui, né?! hahaha)

Aqui vai um post com uma parte dos encontros lindos do dia da abertura do Atelier Bouquet, me alegrou demais rever!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Katia Linden (@katialinden)


Em junho, minha querida amiga Vanessa também passou a fazer aulas comigo, foi um período muito gostoso! A gente se conheceu nas aulas de Patchwork alguns anos antes e seguimos amigas!

Vanessa já costurava super bem, mas queria se aprofundar na costura de roupas!

Em junho, a Craft Gang pegou a estrada, fomos para Campos do Jordão e visitamos a Mãostiqueiras! Vale um post só pra essa viagem? Siiiiiim!

Agora dá pra entender a ausência de posts naqueles tempos… A vida estava acontecendo no offline com bastante intensidade, como deu pra perceber!

Resolvi dividir esse giro por 2019 em duas partes, pois este post aqui já está enorme! Logo menos volto com a parte 2, tá?!

Beijos e boas costuras!

Meus 10 anos de costuras – um giro por 2018
A volta às costuras depois de um ano
Katia Linden
Sou de São Paulo, publicitária de formação, professora de costura por paixão e escolhas da vida. Sou também várias outras coisas por convicção: feminista, mãe de cachorros, tatuada, amante de música, viciada em Grey's Anatomy, costureira, modelista, consultora de estilo e (também, ufa) autora deste blog.
Sobre o Blog ⟩
Newsletter

Assine a minha newsletter e receba novidades exclusivas por e-mail!

Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres.
Email inválido.
Insira apenas letras e espaços. Min. 2 caracteres. (Obrigatório!)
keyboard_arrow_right
close
Um manifesto para 2022
Vencendo a minha maior resistência: vender!