Oi, gente!
Como estão?

Entre os dias 06 e 08 de outubro fizemos o curso da Eduk de Estamparia Manual, ministrado pela professora e arquiteta Ivone Rigobello.

ivone1-7301397

Como vocês já sabem esse assunto muito nos interessa e ficamos curiosas em saber o que seria apresentado nesse curso.
Já de início gostei muito da professora. A Ivone é super simples, ensina como uma mãe falando. Para completar o pacote, ela tem um imenso bom gosto e conhecimento sobre as técnicas mostradas, fazendo peças incrivelmente belas.
Fiquei babando na coleção que ela apresentou para o curso. Achei elegante e sofisticada, como os trabalhos artesanais devem ser, na minha opinião.

Ivone iniciou o curso falando sobre teoria das cores, assunto que deve ter feito muitos alunos (me incluo nessa) revirar os olhos e pensar: que coisa chata! Mas acreditem, aprendi muito, essa teoria é fundamental para o entendimento de como se formam novas cores e como elas se comportam em conjunto dando todo esse ar de sofisticação que eu falei há pouco.

Após falar sobre a teoria das cores, ela ensinou técnicas de estamparia como a utilização de texturas, carimbos, grafismos e estêncil, tudo super bem explicado!

Fiquei doida para fazer alguns testes e fiquei também com a impressão de que realmente as técnicas são fáceis, só precisam de cuidado e bom gosto para resultarem em bons projetos!

A Ivone trabalha com peças de decoração como almofadas, painéis, puffs, jogos americanos, souplats etc… enfim, peças para a casa. Utiliza padrões extremamente simples combinados a cores vibrantes, o que dá um toque minimalista ao seu trabalho que fica chique e combina com qualquer decoração.

captura2bde2btela2b2014-10-202bacc80s2b17-29-35-8163318

Dois dos trabalhos apresentados no curso, que viraram capas de almofada.(Fonte)

O único ponto negativo, na minha opinião é que a Ivone trabalha a estamparia com lonas e outros tecidos similares bem pesados. Com esses materiais, você consegue fazer muitas peças para sua casa, mas uma das minhas expectativas para o curso era aprender a estampar tecido para costurar roupas e isso não está incluído no pacote, embora ache bem provável que a Eduk faça um curso sobre isso no futuro, mostrando tecidos mais leves e quais técnicas de pintura são adequadas para eles.

Falando com a Katia, ela ficou com as mesmas impressões que eu, tanto na questão de como trabalhar as cores quanto nas técnicas apresentadas. Nas palavras dela: “Eu também adorei o curso, principalmente das partes de teoria das cores (e como trabalhar com as misturas de tintas) e também do ferramental necessário, que é realmente simples e acessível. Os pontos fracos para mim foram a falta de opções de trabalhos em tecidos mais leves e também a duração do curso, que eu achei um pouco longa.”

Concluindo, nós super recomendamos o curso da Ivone na Eduk (aqui). Ela é ótima profissional, tem muita didática ensinando de maneira divertida e prazeirosa. Comprando o curso você pode assistir quando quiser e ter sempre novas idéias para estampar suas peças. E para quem quiser acompanhar mais do lindo trabalho dela, há uma página no Facebook para seguir (aqui).

Bora estampar?

Beijos!
Ana